Viagem de inverno: 10 destinos nacionais perfeitos para escapar do frio
Viagem de inverno: 10 destinos nacionais perfeitos para escapar do frio
Com o inverno ainda batendo à nossa porta, especialmente no sul do Brasil, muitos se cansam do frio constante, das roupas pesadas e desejam sentir um pouco mais de calor. Por que não aproveitar esse período para fazer uma bela viagem e escapar das temperaturas frias?
Em um país de dimensões continentais como o nosso, há boas opções para viajar a qualquer época do ano, seja para destinos de inverno ou também para locais mais quentes onde, às vezes, é verão mesmo no inverno! Outra boa vantagem de viajar nessa época é que algumas cidades ficam mais vazias, com atrações menos conturbadas.
O inverno brasileiro, é, inclusive, momento de alta temporada em alguns destinos brasileiros e a melhor época para viajar para alguns lugares. A dica fundamental para qualquer viagem que você desejar fazer é sempre se informar sobre o clima local para encontrar o melhor cenário possível ou que melhor se adeque ao seu gosto.
Confira nossa seleção de destinos de inverno para escapar do frio e abaixo mais detalhes sobre cada um deles:
- Porto Seguro, Bahia
- Lençóis Maranhenses, Maranhão
- Jericoacoara, Ceará
- Chapada dos Veadeiros, Goiás
- Caldas Novas, Goiás
- Trancoso, Bahia
- Jalapão, Tocantins
- Bonito, Mato Grosso do Sul
- Anavilhanas, Amazonas
- Chapada das Meses, Maranhão
Viagens de inverno: lugares para escapar do frio
1. Porto Seguro – Bahia
Muito popular o ano inteiro, Porto Seguro tem a vantagem de ter vários destinos em um só. O município abriga os distritos de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, cada um deles com uma característica especial. Caraíva é ótima para quem busca tranquilidade, enquanto Trancoso é procurada pelo seu charme e praias desertas. Arraial é ótima para quem quer um lugar tranquilo mas com boa estrutura e Porto Seguro tem as facilidades de uma cidade “grande”, com resorts all inclusive e hotéis bem estruturados.
As chuvas na região são distribuídas ao longo do ano inteiro e no inverno há a vantagem da cidade estar bem mais vazia do que no verão, mas sem fazer frio.
Leia também:
– Os Melhores Destinos de viagem no Brasil!
– Conheça as melhores praias do Brasil
– Viagens baratas! Os 10 melhores destinos no Brasil para viajar pagando pouco!
2. Lençóis Maranhenses – Maranhão
O primeiro semestre do ano é o período de chuvas na região dos Lençóis Maranhenses e portanto a época em que as lagoas, principal atração da região, se enchem de água. Por isso, a depender da quantidade de chuvas que cai a cada ano, o melhor período para encontrar as lagoas cheias de água costuma ser entre junho e agosto. O cenário, que mescla um infinito de dunas com lagoas com seus tons de azul e verde encantam pela grandiosidade da natureza. São três as principais cidades para utilizar como base para explorar os Lençóis: Barreirinhas, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, Santo Amaro e Atins — leia aqui nossas dicas de Como Chegar aos Lençóis Maranhenses.
3. Jericoacoara – Ceará
O inverno é um ótimo período para visitar Jericoacoara, já que nessa época as chuvas são escassas. A vila de Jeri é ideal para quem busca tranquilidade e boa gastronomia. Todas as ruas no lugar são de areia e entre as maiores atrações da região estão suas praias, a Duna do Pôr do Sol, que oferece lindas paisagens no fim de tarde, além das lagoas de água doce, como a Lagoa do Paraíso, que tem águas cristalinas! Esse também é um bom período para visitar Fortaleza, a capital cearense e aproveitar os brinquedos cheios de emoção do Beach Park.
4. Chapada dos Veadeiros – Goiás
O período de seca nas cidades do centro-oeste brasileiro ocorre no inverno e esse é o melhor período para conhecer a Chapada dos Veadeiros, já que não há riscos de chuva e nem de trombas d’água nos rios e cachoeiras da região que, embora desconhecido por muita gente, provocam situações bem perigosas durante o verão. O cenário do local fica lindo e o pôr do sol no ápice da seca promete belos fins de tarde. Entre as boas atrações da região, vale visitar o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas I e II, além da cachoeira Santa Bárbara, com águas de um azul claro que deixam qualquer um extasiado!
Leia também:
Lugares para viajar em junho
Lugares para viajar em julho
Lugares para viajar em agosto
5. Caldas Novas – Goiás
O inverno é um bom período para aproveitar as fontes de água quente da pequena cidade goiana. O destino já é um velho conhecido dos brasileiros, mas continua a fazer muito sucesso. O Rio Quente Resorts, pioneiro na região, guarda as principais atrações de Caldas Novas, entre eles o Hot Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil e o Parque das Fontes, com várias fontes naturais e quentes que são uma delícia para curtir durante a noite.
6. Trancoso – Bahia
Vizinha de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, Trancoso se tornou um destino muito badalado nos últimos anos e bastante exclusivo. O distrito merece um lugar especial em nossa seleção porque durante o inverno oferece boas temperaturas e ainda tem a facilidade uma tranquilidade que o verão não é capaz de oferecer. É um lugar incrível para quem busca um destino simples, mas com muito charme e praias maravilhosas!
- Leia aqui o que fazer em Trancoso!
7. Jalapão – Tocantins
Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo, o Jalapão ainda está sendo descoberto pelos viajantes que gostam de desbravar novos roteiros. O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cerrado, porém quem se aventurar nessa viagem não irá se arrepender. O Jalapão oferece aos turistas rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuarem sem esforço algum.
8. Bonito – Mato Grosso do Sul
Outro incrível destino brasileiro para quem gosta de ecoturismo, Bonito realmente faz jus ao nome que recebeu. A cidade, assim como outras aqui já citadas, tem um período de seca e um período de chuvas. No caso, o período de seca em Bonito ocorre durante o inverno. Nesse período, portanto, embora haja um friozinho durante a noite, os rios de flutuação que ficam na cidade estão mais cristalinos (justamente pela falta de chuva) e com mais peixes — para quem quer fazer flutuação nos rios, é a melhor época para visitar a região.
9. Anavilhanas – Amazonas
O Parque Nacional de Anavilhanas está localizado no Rio Negro, no Amazonas, e pode oferecer uma experiência muito diferente, especialmente nesse mês de julho. Quem já esteve no Amazonas deve saber que a região tem duas estações: a estação seca e a chuvosa. A estação chuvosa acontece agora, entre março e agosto, e nesse período os rios sobem, permitindo que os visitantes conheçam os igapós, que são como trilhas alagadas em meio a mata da floresta Amazônica, uma das 7 maravilhas naturais do mundo.
Na seca, entre setembro e fevereiro, a experiência é muito diferente, mas igualmente encantadora, já que nessa época o nível dos rios fica mais baixo, formando praias. Fica a seu critério decidir qual a época lhe agrada mais, já que não faz frio por lá e as paisagens variam muito entre a estação seca e chuvosa..
10. Chapada das Mesas, Maranhão
A Chapada das Mesas está localizada no sul do Maranhão, próximo de Carolina, que é a cidade utilizada como base para explorar o Parque Nacional da Chapada das Mesas. A região compreende cerca de 160 mil hectares, com atrações como cachoeiras, cavernas, formações rochosas diversas, cânions, trilhas, mirantes e chapadas, claro. É um destino indicado para quem procura contato com a natureza e gosta de fazer trilhas. O inverno faz parte do período de seca na região, que é uma boa época para não sofrer com chuvas.
E você, que destino brasileiro sugere para fugir do frio? Conte pra gente suas experiências nos comentários!