logo Melhores Destinos

Viagem de inverno: 10 destinos nacionais perfeitos para escapar do frio

Camille Panzera
17/06/2021 às 12:00

Viagem de inverno: 10 destinos nacionais perfeitos para escapar do frio

Com o inverno ainda batendo à nossa porta, especialmente no sul do Brasil, muitos se cansam do frio constante, das roupas pesadas e desejam sentir um pouco mais de calor. Por que não aproveitar esse período para fazer uma bela viagem e escapar das temperaturas frias?

Em um país de dimensões continentais como o nosso, há boas opções para viajar a qualquer época do ano, seja para destinos de inverno ou também para locais mais quentes onde, às vezes, é verão mesmo no inverno! Outra boa vantagem de viajar nessa época é que algumas cidades ficam mais vazias, com atrações menos conturbadas.

O inverno brasileiro, é, inclusive, momento de alta temporada em alguns destinos brasileiros e a melhor época para viajar para alguns lugares. A dica fundamental para qualquer viagem que você desejar fazer é sempre se informar sobre o clima local para encontrar o melhor cenário possível ou que melhor se adeque ao seu gosto.

Confira nossa seleção de destinos de inverno para escapar do frio e abaixo mais detalhes sobre cada um deles:

  1.  Porto Seguro, Bahia
  2. Lençóis Maranhenses, Maranhão
  3. Jericoacoara, Ceará
  4. Chapada dos Veadeiros, Goiás
  5. Caldas Novas, Goiás
  6. Trancoso, Bahia
  7. Jalapão, Tocantins
  8. Bonito, Mato Grosso do Sul
  9. Anavilhanas, Amazonas
  10. Chapada das Meses, Maranhão

Viagens de inverno: lugares para escapar do frio

1. Porto Seguro – Bahia

Muito popular o ano inteiro, Porto Seguro tem a vantagem de ter vários destinos em um só. O município abriga os distritos de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, cada um deles com uma característica especial. Caraíva é ótima para quem busca tranquilidade, enquanto Trancoso é procurada pelo seu charme e praias desertas. Arraial é ótima para quem quer um lugar tranquilo mas com boa estrutura e Porto Seguro tem as facilidades de uma cidade “grande”, com resorts all inclusive e hotéis bem estruturados.

As chuvas na região são distribuídas ao longo do ano inteiro e no inverno há a vantagem da cidade estar bem mais vazia do que no verão, mas sem fazer frio.

Leia também:
Os Melhores Destinos de viagem no Brasil!
Conheça as melhores praias do Brasil
Viagens baratas! Os 10 melhores destinos no Brasil para viajar pagando pouco!

2. Lençóis Maranhenses – Maranhão

O primeiro semestre do ano é o período de chuvas na região dos Lençóis Maranhenses e portanto a época em que as lagoas, principal atração da região, se enchem de água. Por isso, a depender da quantidade de chuvas que cai a cada ano, o melhor período para encontrar as lagoas cheias de água costuma ser entre junho e agosto. O cenário, que mescla um infinito de dunas com lagoas com seus tons de azul e verde encantam pela grandiosidade da natureza. São três as principais cidades para utilizar como base para explorar os Lençóis: Barreirinhas, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, Santo Amaro e Atins — leia aqui nossas dicas de Como Chegar aos Lençóis Maranhenses.

lencois maranhenses

Lençóis Maranhenses

3. Jericoacoara – Ceará

O inverno é um ótimo período para visitar Jericoacoara, já que nessa época as chuvas são escassas. A vila de Jeri é ideal para quem busca tranquilidade e boa gastronomia. Todas as ruas no lugar são de areia e entre as maiores atrações da região estão suas praias, a Duna do Pôr do Sol, que oferece lindas paisagens no fim de tarde, além das lagoas de água doce, como a Lagoa do Paraíso, que tem águas cristalinas! Esse também é um bom período para visitar Fortaleza, a capital cearense e aproveitar os brinquedos cheios de emoção do Beach Park.

destinos de inverno para escapar do frio

Lagoas de Jericoacoara

4. Chapada dos Veadeiros – Goiás

O período de seca nas cidades do centro-oeste brasileiro ocorre no inverno e esse é o melhor período para conhecer a Chapada dos Veadeiros, já que não há riscos de chuva e nem de trombas d’água nos rios e cachoeiras da região que, embora desconhecido por muita gente, provocam situações bem perigosas durante o verão. O cenário do local fica lindo e o pôr do sol no ápice da seca promete belos fins de tarde. Entre as boas atrações da região, vale visitar o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas I e II, além da cachoeira Santa Bárbara, com águas de um azul claro que deixam qualquer um extasiado!

destinos de inverno chapada veadeiros

Chapada dos Veadeiros, Goiás / Imagem: Monique Renne

Leia também: 
Lugares para viajar em junho
Lugares para viajar em julho
Lugares para viajar em agosto

5. Caldas Novas – Goiás

O inverno é um bom período para aproveitar as fontes de água quente da pequena cidade goiana. O destino já é um velho conhecido dos brasileiros, mas continua a fazer muito sucesso. O Rio Quente Resorts, pioneiro na região, guarda as principais atrações de Caldas Novas, entre eles o Hot Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil e o Parque das Fontes, com várias fontes naturais e quentes que são uma delícia para curtir durante a noite.

caldas novas destinos inverno

Rio Quente Resorts, Goiás

6. Trancoso – Bahia

Vizinha de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, Trancoso se tornou um destino muito badalado nos últimos anos e bastante exclusivo. O distrito merece um lugar especial em nossa seleção porque durante o inverno oferece boas temperaturas e ainda tem a facilidade uma tranquilidade que o verão não é capaz de oferecer. É um lugar incrível para quem busca um destino simples, mas com muito charme e praias maravilhosas!

trancoso destino de inverno no brasil

Trancoso, Bahia / Imagem: Monique Renne

7. Jalapão – Tocantins

Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo, o Jalapão ainda está sendo descoberto pelos viajantes que gostam de desbravar novos roteiros. O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cerrado, porém quem se aventurar nessa viagem não irá se arrepender. O Jalapão oferece aos turistas rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuarem sem esforço algum.

Jalapão, Tocantins Imagem: Monique Renne

8. Bonito – Mato Grosso do Sul

Outro incrível destino brasileiro para quem gosta de ecoturismo, Bonito realmente faz jus ao nome que recebeu. A cidade, assim como outras aqui já citadas, tem um período de seca e um período de chuvas. No caso, o período de seca em Bonito ocorre durante o inverno. Nesse período, portanto, embora haja um friozinho durante a noite, os rios de flutuação que ficam na cidade estão mais cristalinos (justamente pela falta de chuva) e com mais peixes — para quem quer fazer flutuação nos rios, é a melhor época para visitar a região.

destinos para fugir do frio

Bonito, MS / Imagem: Camille Panzera

 

9. Anavilhanas – Amazonas

O Parque Nacional de Anavilhanas está localizado no Rio Negro, no Amazonas, e pode oferecer uma experiência muito diferente, especialmente nesse mês de julho. Quem já esteve no Amazonas deve saber que a região tem duas estações: a estação seca e a chuvosa. A estação chuvosa acontece agora, entre março e agosto, e nesse período os rios sobem, permitindo que os visitantes conheçam os igapós, que são como trilhas alagadas em meio a mata da floresta Amazônica, uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Na seca, entre setembro e fevereiro, a experiência é muito diferente, mas igualmente encantadora, já que nessa época o nível dos rios fica mais baixo, formando praias. Fica a seu critério decidir qual a época lhe agrada mais, já que não faz frio por lá e as paisagens variam muito entre a estação seca e chuvosa..

anavilhanas

Imagem: Lincoln Barbosa

 

10. Chapada das Mesas, Maranhão

A Chapada das Mesas está localizada no sul do Maranhão, próximo de Carolina, que é a cidade utilizada como base para explorar o Parque Nacional da Chapada das Mesas. A região compreende cerca de 160 mil hectares, com atrações como cachoeiras, cavernas, formações rochosas diversas, cânions, trilhas, mirantes e chapadas, claro. É um destino indicado para quem procura contato com a natureza e gosta de fazer trilhas. O inverno faz parte do período de seca na região, que é uma boa época para não sofrer com chuvas.

Chapada das Mesas – imagem: Otávio Nogueira


E você, que destino brasileiro sugere para fugir do frio? Conte pra gente suas experiências nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção