logo Melhores Destinos

Os 20 destinos de viagem que mais cresceram no turismo em 2019

Wendell Oliveira
23/02/2020 às 5:00

Os 20 destinos de viagem que mais cresceram no turismo em 2019

Tensões geopolíticas, Brexit, crises econômicas e falências de companhias aéreas. Nada disso parece afetar o turismo mundial, que registrou 1,5 bilhão de chegadas de turistas internacionais em 2019 — um crescimento de 4%, ou 54 milhões de chegadas a mais que em 2018, de acordo com a Organização Mundial de Turismo.

O aumento no número de turistas expandiu também as opções de destinos para viajar. Regiões com o turismo consolidado começam a dar lugar para países emergentes, ao passo que os viajantes se sentem cada vez mais seguros para explorar, graças às informações disponíveis na internet e guias de destinos.

Confira a surpreendente lista dos 20 destinos de viagem que mais cresceram em 2019 e dicas para planejar suas próximas férias:

1. Mianmar (+ 40,2%)

Na liderança com um aumento expressivo de 40,2% no número de turistas, o Mianmar já deixou de ser um dos países mais isolados do mundo para se tornar um destino cada vez mais procurado. A proximidade com a Tailândia, sua vizinha mais famosa, ajuda. A introdução de um novo visto eletrônico também facilitou a chegada dos novos viajantes.

Leia também:
O que fazer em Mianmar: dicas de um destino exótico no Sudeste Asiático!

mianmar

Passeio de balões em Bagan, Mianmar: o destino com o maior crescimento no número de turistas em 2019.

Se você sonha com uma viagem realmente autêntica, que ficará eternizada nas lembranças e nas fotos, considere seriamente a ideia de viajar para o Mianmar.

2. Porto Rico (+ 31,2%)

Terra natal de Ricky Martin (e consequentemente dos Menudos), Porto Rico exala muito mais do que musicalidade. A energia caribenha da ilha é contagiante, podendo ser sentida desde as ondas do mar até sua agitada vida noturna. A proximidade geográfica e política com os Estados Unidos tornam o país praticamente um “51º estado” americano, com o dólar como moeda oficial e a exigência do visto americano.

Praia de Coronado, Porto Rico.

Praia de Coronado, Porto Rico.

San Juan reúne atrativos tanto para quem procura uma cidade com ricas história e cultura quanto para quem deseja uma cidade do Caribe com belas praias. museus e castelos históricos, como os de San Felipe e San Cristóbal dividem a preferência dos turistas com belas praias.

3. Irã (+ 27,9%)

Poucos lugares despertam mais curiosidade e receio do que o Irã. Do poderoso Império Persa à atual República Islâmica dos aiatolás, o país quase sempre é notícia devido às tensões diplomáticas. No entanto, ainda pouco se fala sobre sua rica história, cultura instigante, arquitetura ousada e paisagens arrebatadoras.

Leia também:
Turismo no Irã: dicas de viagem para um misterioso destino no Oriente Médio

Ruínas de Persépolis, Irã.

Ruínas de Persépolis, Irã.

Lar de desertos de dunas itinerantes, montanhas cobertas de neve e praias de água azul cristalina. Do povo mais hospitaleiro do mundo, que trata seus visitantes como se fossem um presente de Deus.

4. Uzbequistão (+ 27,3%)

Por que visitar o Uzbequistão? Refaça a pergunta: Por que NÃO visitar o Uzbequistão? Alguma resposta?

Ao contrário do que o nome possa sugerir, o Uzbequistão é seguro e não está em guerra. A lendária Rota de Seda cruza algumas de suas cidades, repletas de mesquitas, mausoléus e muita história. Suas paisagens contemplam montanhas nevadas, rios, florestas e desertos, um paraíso para os aventureiros, que podem contar com expedições que atravessam o país. Acampar e observar a vida nômade é uma atração à parte.

uzbequistao destino viagem

Uzbequistão: a capital Tashkent tem até trem de alta velocidade, deixando o passado soviético para trás.

5. Montenegro (+ 21,4%)

Budva, Ulcinj, Bečići, Sveti Stefan… nunca ouviu falar? É só questão de tempo até você querer viajar para Montenegro, um destino com algumas das praias mais bonitas da Europa! O país dos Balcãs faz séria concorrência com as vizinhas Croácia e Albânia, oferecendo paisagens encantadoras e baixo custo.

Montenegro

Montenegro guarda um dos litorais mais bonitos e inexplorados do continente europeu.

Montenegro é um destino barato para viajar gastando em euro, mesmo sem ainda fazer parte oficialmente da União Europeia. Vale a pena sair na frente e visitar o país antes que ele se torne mais popular (e mais caro)!

6. Egito (+ 21,1%)

Há anos o Egito desperta verdadeiro fascínio em viajantes do mundo inteiro. Está presente no imaginário popular, através de imagens das imponentes pirâmides, desertos e camelos; da fama de Cleópatra e dos faraós. A boa notícia é que essa viagem não precisa ficar só na imaginação: boa parte do acervo histórico e cultural egípcio encontra-se na capital Cairo, ao Norte da África.

Leia também:
Dicas do Cairo: O que fazer na capital do Egito

Egito

Egito: um destino com muita história e paisagens arrebatadoras.

Apesar das recentes crises políticas e inflação galopante que empobreceu bastante o país, o Egito continua recebendo cada vez mais turistas. Os custos, surpreendentemente acessíveis, tornam esta viagem um sonho cada vez mais fácil de se realizar.

7. Vietnã (+ 16,2%)

Viajar para o Vietnã é uma escolha fácil, difícil é montar o roteiro! Espremido entre os principais destinos do Sudeste Asiático, o Vietnã tem montanhas, praias, desertos, além de museus, opções culturais e gastronômicas, e muito mais. É preciso planejamento para escolher os lugares certos a serem visitados e não perder nada deste incrível país!

Leia também:
– Vietnã: roteiro e dicas para sua viagem

Vietnã

Vietnã: um destino completo, com montanhas, praias, desertos, gastronomia e muita cultura.

As antigas capitais do Vietnã (Hanói e Ho Chi Minh) guardam diferenças entre si visíveis até hoje. Você pode escolher viajar somente para uma delas, ou visitar ambas enquanto conhece o meio do país — o que na nossa opinião é bem mais divertido, mas demanda tempo. O Vietnã é um país para ser explorado com calma.

8. Filipinas (+ 15,1%)

Formada por um arquipélago de 7.641 ilhas, as Filipinas são um destino de praias paradisíacas, preços econômicos e boa infraestrutura turística, perfeito para férias inesquecíveis no Sudeste Asiático. Enquanto muitos viajantes descobrem a Tailândia como a porta de entrada para a Ásia, as Filipinas despontam como uma forte concorrente, oferecendo atrações similares com muito mais exclusividade e sem a sensação de ser apenas “mais um”.

Leia também:
O que fazer nas Filipinas: Roteiro e dicas

Filipinas

Filipinas: 7.641 ilhas, escolha uma!

Se você está cansado de disputar espaço nas famosas ilhas tailandesas ou simplesmente deseja desbravar um destino exótico e ainda pouco explorado, comece a planejar sua viagem para as Filipinas!

9. Maldivas (+ 14,9%)

Se há um destino que merece toda fama que tem, são as Maldivas. Bancos de areia branquinha emoldurados por um mar azul cristalino que beira a perfeição. Ao redor, muita paz, sossego, coqueiros e bangalôs românticos. Imagine o paraíso. Imaginou? Ele provavelmente se parece com as Maldivas.

Leia também:
Como é viajar para as Ilhas Maldivas? Custos, transportes, praias, hotéis e dicas!

Maldivas

Maldivas: suas definições de paraíso serão atualizadas.

O destino está na lista de lugares que todos sonham visitar ao menos uma vez na vida. Combina com famílias, casais em lua de mel ou viagens solo. Há sempre uma ilhota, uma praia, um pedacinho de Éden para chamar de seu.

10. Bahamas (+ 14,6%)

Há muito tempo as Bahamas já deixaram a fama de ser apenas um “paraíso fiscal”, para se tornarem um paraíso completo. Com algumas das praias mais famosas do Caribe, o destino é badalado entre os viajantes de cruzeiro. Brasileiros são isentos de visto para as Bahamas, o que torna uma viagem para lá ainda mais atrativa.

Leia também:
Férias em alto mar: por que passei a gostar de viajar em cruzeiros

Bahamas

Nassau, Bahamas: uma das rotas mais populares em viagens de cruzeiro.

Confira a lista completa dos destinos de viagem que mais cresceram em 2019

De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), esses foram os 20 destinos turísticos que mais cresceram em 2019, em percentuais:

1. Mianmar 40,2%
2. Porto Rico 31,2%
3. Irã 27,9%
4. Uzbequistão 27,3%
5. Montenegro 21,4%
6. Egito 21,1%
7. Vietnã 16,2%
8. Filipinas 15,1%
9. Maldivas 14,9%
10. Bahamas 14,6%
11. Qatar 14,5%
12. Armênia 14,4%
12. Coreia do Sul 14,4%
13. Turquia 14%
14. Bósnia e Herzegovina 13,7%
15. Tunísia 13,6%
16. Laos 11,5%
17. Azerbaijão 11,4%
18. Israel 10,5%
19. Lituânia 10,1%
20. Cazaquistão 10%

Com informações da Organização Mundial do Turismo.

Desafios para 2020

Embora o turismo mundial tenha superado diversos obstáculos em 2019, as perspectivas para 2020 são ainda mais desafiadoras.

É muito provável que os destinos asiáticos sofram com o declínio de turistas devido ao coronavírus, que causou a suspensão temporária de rotas e cancelamento de voos. Além disso, a restrição de turistas chineses deve impactar os números de visitação em outros continentes, como Europa e América do Norte, que já vinham apresentando crescimento menor do que nos últimos anos.

A epidemia de coronavírus deve afetar os números do turismo global em 2020.

Em meio a tudo isso, a América do Sul tem boas chances de assumir os principais postos de destinos emergentes em 2020. Graças ao crescimento do turismo no Peru — três vezes maior que a média mundial — , e o aumento da procura pelo Brasil após a isenção de vistos a diversas nacionalidades, tudo pode mudar.


E você, visitou algum desses destinos recentemente? Conta pra gente!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção