GOL traz o novo sistema automatizado de despacho de bagagem para o Aeroporto de Guarulhos

Thayana Alvarenga
10/12/2018  ·  20:46Publicado 10 · dez · 2018  ·  20:46Atualizado 12 · jun · 2019

GOL traz o novo sistema automatizado de despacho de bagagem para o Aeroporto de Guarulhos

A GOL trouxe para Guarulhos seu novo sistema automatizado de despacho de bagagem, que fez sua estréia no Galeão há alguns meses. A novidade já está disponível no Terminal 2 e promete agilizar o atendimento aos passageiros. Saiba como funciona:

Chamada de Scan&Fly, a tecnologia possibilita o passageiro despachar sua bagagem em menos de 30 segundos sem a necessidade de ajuda humana. Ou seja, todo o procedimento é realizado sozinho. O serviço é comum em aeroportos da Europa, Ásia e Oceania e chegou a América do Sul em agosto, quando a GOL apresentou o despacho automatizado de bagagem no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. São Paulo é o segundo local de implantação do serviço pela GOL.

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Como despachar bagagem

A novidade da GOL está disponível para voos nacionais em quatro equipamentos, que ficam alocados ao lado do balcão de atendimento da companhia, no check-in B. Na prática, primeiramente o cliente vai realizar seu check-in normalmente nos totens convencionais e imprimir a etiqueta de bagagem. Caso o passageiro já tenha feito isso previamente pelo computador ou celular, será necessário apenas imprimir a etiqueta de mala no totem.

Logo em frente está a área de “Bagagem Expressa”, onde o cliente vai despachar sua bagagem. Para isto, será necessário escanear o cartão de embarque e a etiqueta de mala, e após basta confirmar e aguardar que o equipamento recolha a mala. Ao final, a máquina emite um comprovante. O compartimento possui um sensor, então logo que o item é colocado, o sistema reconhece se a bagagem está nos padrões. Caso haja excesso de peso ou alguma irregularidade, uma mensagem aparecerá na tela orientando que o passageiro se dirija ao balcão de atendimento da empresa, que fica ao lado.

É possível despachar quantas bagagens o cliente achar necessário – desde que o número esteja dentro da franquia já contratada previamente. Caso haja alguma mala extra, o cliente deve realizar o procedimento no balcão com o atendente.

O sistema é bastante intuitivo e é tudo muito fácil de se fazer. Mas passageiros com dificuldades contam com funcionários da companhia para orientação. E, claro, o balcão de atendimento convencional segue disponível para quem o preferir.

E você, o que achou da novidade?