Egito: Cairo realiza grande desfile de múmias neste sábado
Egito: Cairo realiza grande desfile de múmias neste sábado
Algumas múmias antigas do Egito sairão de se lugar de descanso amanhã. Até parece roteiro de filme de terror, mas na verdade é apenas uma transferência de museus. Tudo poderia ser bem simples, mas o Ministério de Turismo do Egito resolveu fazer algo muito especial e organizou para este sábado, 3 de abril, O Desfile de Ouro do Faraó.
Depois de muitos anos em exposição no Museu do Cairo as múmias de 18 reis e quatro rainhas do Egito, junto com seus sarcófagos e pertences, deixarão as famosas instalações na Praça Tahir e serão levadas num grande cortejo até o novíssimo Museu Nacional da Civilização Egípcia – MNCE.
O local, moderno e com muito mais infra-estrutura para manutenção destas relíquias históricas, fica na zona sul do Cairo. O trajeto a ser percorrido amanhã tem cerca de cinco quilômetros. Para marcar a data o governo do Egito resolveu fazer algo grandioso. Carros especiais foram construídos para o transporte das múmias dos Faraós que serão ainda cortejados para carruagens ao som de coros cantando em línguas antigas egípcias.
Entre as famosas múmias a serem transferidas amanhã está a de Ramsés II, O Grande. Ramsés II é um dos mais famosos faraós do Egito. Ele reinou entre 1279 a.C. e 1213 a.C., tendo tido um dos mais prestigiosos reinados da história egípcia, nos aspetos econômico, administrativo, cultural e militar. Teve também um dos mais longos reinados da história egípcia, governando a nação por 66 anos durante o Império Novo.
Falando em Império Novo, que abrangeu do século XVI ao XI a.C., vale destacar que todas as múmias a serem transferidas são deste período.
Como a preservação e conservação destes corpos milenares requer muito cuidado, todo um processo especial foi feito antes do desfile de amanhã. Cada múmia foi colocada numa cápsula de nitrogênio livre de oxigênio “que pode mantê-la preservada sem ser danificada pelos efeitos da umidade, especialmente se estamos falando de bactérias, fungos e insetos,” ressalta Mostafa Ismail, chefe de conservação do Laboratório de Conservação de Múmias e Depósito do MNCE.
Depois de 3.234 anos após sua morte Ramsés II poderá finalmente descansar no novo museu. O Grande Desfile de Ouro do Faraó de amanhã marcará oficialmente a abertura do Museu Nacional da Civilização Egípcia que estava funcionando parcialmente desde 2017. A exposição com múmias trazidas do antigo Museu do Cairo abrirá no dia 18 de abril.
Todo o grande desfile começará às 13h (horário de Brasília) deste sábado e será transmitido ao vivo. Acesse aqui o link para acompanhar todos os detalhes.