logo Melhores Destinos

Day Use – o que é, como funciona, quais as vantagens e quando usar esse serviço

Daniel Akstein Batista
01/09/2024 às 14:00

Day Use – o que é, como funciona, quais as vantagens e quando usar esse serviço

Que tal conhecer um super hotel sem precisar se hospedar nele? Com o day use, é possível curtir (quase) tudo de bom o que um resort, hotel fazenda ou pousada oferecem gastando menos e em um curto período de tempo.

Mas será que vale a pena passar apenas algumas horas em um hotel sem dormir nele? E como funciona o day use? Se você ainda não conhece essa modalidade de hospedagem, que está cada vez mais comum no Brasil e no mundo todo, trazemos a seguir todas as informações sobre o day use: o que é, como e quando usar e suas principais vantagens.

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e confira as promoções de passagens aéreas e hotéis.

O que é Day Use?

O nome é quase autoexplicativo: um dia para usar. Um dia para aproveitar. Uma modalidade que os hotéis oferecem para as pessoas curtirem a propriedade sem precisar pagar para passar a noite hospedado.

O Day Use não deixa de ser um tipo de hospedagem, mas sem o pernoite. O termo também é utilizado para outras modalidades, como clubes ou parques aquáticos, por exemplo, que são específicos para sócios – mas todas as pessoas podem usufruir do espaço ao contratar o serviço de day use.

No entanto, o day use é muito mais comum em hotéis, resorts, pousadas e hotéis fazenda que possuem uma super estrutura de lazer e que abrem suas portas para quem quer apenas aproveitar o dia sem precisar passar a noite no local.

Day Use – como funciona?

O funcionamento do day use é simples, mas cada hotel pode ter a sua regra. Antes de mais nada, é preciso conferir se a hospedagem oferece o serviço de day use. E o que está incluído nele.

Podemos resumir que o day use é o serviço no qual o hóspede paga para utilizar as dependências e atrativos do hotel sem dormir nele. Esse é o princípio básico do day use, mas cada propriedade estipula as regras e cobra de acordo com o serviço contratado.

No geral, o day use se inicia logo cedo e termina no fim da tarde. Isso, no entanto, não é uma regra fixa. Algumas redes de hotéis têm planos personalizados. A Accor, por exemplo, oferece pacotes de três, seis ou nove horas, para serem escolhidos entre 9h às 21h.

Quem contrata o day use de um hotel também costuma ter à disposição toda a área de lazer da propriedade, podem usar as piscinas, sala de jogos, quadras, sauna; enfim, tudo aquilo que o hóspede “comum” já tem direito.

A alimentação também costuma estar inclusa no preço do day use, mas normalmente depende do hotel escolhido. Alguns oferecem café da manhã, almoço e chá da tarde, outros apenas o almoço. A dica é sempre checar o que está incluído no pacote.

Uma dúvida muito comum de quem contrata o day use é se o quarto está incluso. Vamos combinar que é sempre bom ter um quarto à disposição durante o período, para deixar seus pertences guardados, pode tomar um banho com mais privacidade e até dar uma descansada se esse for o objetivo.

Isso, no entanto, dependerá do hotel e do pacote contratado. Algumas hospedagens não têm essa opção, enquanto outras cobram um valor extra para incluir o quarto nas horas do day use. Como muitas vezes o hotel está com capacidade máxima, nem sempre será possível ter um quarto disponível para quem vai apenas passar o dia.

Vantagens do Day Use

Se você nunca considerou pagar por um day use em um hotel, vou apresentar algumas vantagens dessa modalidade. E praticamente uma está relacionada com a outra.

Economia

Essa é uma das grandes vantagens de escolher o day use. Como você não pagará para pernoitar no hotel, com certeza vai gastar menos e poderá aproveitar toda a dependência como se estivesse hospedado nele.

Novas experiências

Sabe aquele super hotel que você já sonhou conhecer, mas cujas diárias são caríssimas? Às vezes o valor do day use compense para passar a manhã e a tarde, tendo uma experiência inesquecível.

Mas isso não vale apenas para hotéis super caros, não. Você pode ter a mesma experiência em diferentes lugares (sempre pagando menos).

Horas de lazer para quem não tem tempo

É super comum relacionarmos a ida a um hotel com uma viagem. Mas, com o day use, isso foge à regra. Afinal, mesmo sem tempo para passar a noite fora, dá para curtir e se divertir na área de lazer de um resort que oferece a possibilidade do day use.

Se você tem um dia de folga e a sua cidade conta com um super hotel, que tal passar o dia com a família ou mesmo sozinho(a) curtindo tudo o que o resort oferece, incluindo as refeições. Essa é uma das boas vantagens do day use.

Diferentes possibilidades

Falamos agora do lazer, mas o day use pode ser personalizado para o desejo do hóspede. Pode ser usando a piscina, descansando no quarto (se tiver a possibilidade de contratar o serviço com o quarto), pagando por serviços extras (como o spa) e até trabalhando em um lugar diferente. É só escolher e passar o dia do jeito que quiser!

Desvantagens do Day Use

Se há muitas vantagens em pagar pelo day use em um hotel, precisamos também mostrar que há algumas desvantagens (dependendo do ponto de vista).

Pouco tempo para curtir tudo

Esse pode ser o principal problema do day use: ter apenas uma manhã/tarde para curtir o hotel. Muita gente que já pagou pelo day use de um resort foi embora com aquele gostinho de “quero mais”.

Hotéis cheios

Essa é normalmente uma reclamação de quem já está hospedado no hotel. Além de dividir as áreas comuns com outros hóspedes, pode acontecer de ainda ter muito mais gente que chegou apenas para o day use. E pode acontecer também de a pessoa contratar o day use e encontrar o local cheio, apesar que normalmente as propriedades têm um número exato para vender o day use para justamente evitar essa situação.

Quando pagar pelo day use?

Há algumas situações específicas que podem valer a pena pagar pelo day use em um hotel, que estão bastante ligadas às vantagens que já vimos.

Day use em uma viagem

Dependendo da viagem, pode valer muito a pena pagar para curtir as estruturas de um super resort. E mostrarei alguns exemplos específicos.

Em uma viagem de cruzeiro, o navio costuma fazer escala em diferentes cidades. O viajante pode escolher por continuar na embarcação ou fazer algum passeio nessas paradas. E pode optar por pegar um day use em um hotel ou mesmo em algum beach club.

O viajante também pode optar por passar apenas o dia em um resort de praia durante sua viagem que já vai oferecer todas as comodidades e a possibilidade de curtir as piscinas e todos os outros atrativos do local.

Em Curaçao e até outros lugares do Caribe, por exemplo, tem muita praia privada dos resorts – e só pode frequentar essa praia se pagar para se hospedar na propriedade (que é caro) ou pagando o day use (que normalmente vale a pena).

Possibilidade de aproveitar o tempo

Esse tipo de day use é também bastante procurado para quem tem uma “janela” de tempo na sua viagem. Por exemplo: precisa fazer o check-out logo cedo no hotel e tem um voo marcado para a noite. Como aproveitar esse período? Uma opção é pagar por um day use para curtir as últimas horas da viagem em um resort mais completo ou mesmo para descansar em um hotel mais simples perto do aeroporto.

Fugir da rotina

Está cansado(a) da sua rotina? Que tal pegar o day use do hotel aí pertinho de sua casa? Como já falamos, é super comum relacionarmos o hotel a uma viagem, mas às vezes vale a pena pagar para ter umas horinhas de relaxamento no dia, sem precisar pegar estrada e dormir fora de casa.

Confraternização

Esse caso é mais utilizado por empresas e em datas festivas. É até comum algumas empresas darem para seus funcionários um dia de diversão em algum hotel. A próprias propriedades já oferecem esse tipo de pacote, com algum desconto para quem contrata o day use para dezenas de pessoas.

Mas você já pensou em fazer algo parecido no seu aniversário? É um bom e diferente jeito para comemorar também!

Quanto custa o Day Use?

Os valores do day use dependem muito do hotel (quanto mais cara a diária, mais caro será o day use) e tudo o que ele oferece (como as refeições e quartos incluídos).

Muitas vezes encontramos day use que custam menos da metade do valor da diária, já com o café da manhã e o almoço inclusos. E muitos hotéis dão gratuidade para crianças pequenas quando acompanhadas de adulto. Confira sempre as regras e políticas do day use no hotel que você planeja ir e veja se realmente vale a pena.

Hotéis com Day Use

Hoje em dia encontramos muitos hotéis com day use, como os hotéis da Rede Accor ou do Holiday Inn, por exemplo.

Os grandes hotéis das principais capitais do mundo (e muitas outras cidades) já oferecem esse serviço. É possível encontrar day use em São Paulo, day use no Rio de Janeiro, day use em BH e muito mais!

Diferentes tipos de hospedagem também oferecem o serviço, e você pode aproveitar o day use em resort, day use em hotel fazenda e outros lugares.

Vale a pena pagar por um day use?

Dependendo do motivo, vale sim a pena pagar por um day use em um hotel, resort ou hotel fazenda. Vimos diferentes motivos para uma pessoa usufruir desse serviço, seja em uma viagem ou mesmo pertinho de casa.

O baixo valor comparado com uma diária de um hotel é um ponto positivo, já que é possível conhecer um super resort que talvez não fosse possível se tivesse de pagar pela diária com pernoite.

Se você precisa apenas de um lugar para descansar por algumas horas antes do voo, esse também é outro motivo pelo qual vale a pena gastar um dinheirinho com o day use. Ou seja: não faltam bons motivos para contratar o day use de um hotel.

Experiência da equipe do Melhores Destinos com o day use

Bastante viajada, a equipe do Melhores Destinos já usou o day use em diferentes lugares do mundo e por diferentes motivos. Confira a experiência de alguns de nossos editores.

Mari Kateivas:

Depois de muitas restrições e cuidados na pandemia, decidi pagar um day use em Foz do Iguaçu para relaxar um pouco em 2021. Escolhi o Hotel Colonial Iguaçu porque tinha piscina aquecida (era junho, então as temperaturas não estavam altas por lá). Fui sozinha e curti um dia comigo mesma. Paguei massagem relaxante, fui à sauna, aproveitei o café da manhã bem completo e ainda assisti um filminho debaixo das cobertas no fim do dia porque também tinha acesso ao quarto. Foi ótimo! Não precisei viajar, mas tive um dia de viajante sem preocupações.

Leonardo Cassol:

Usei uma vez em Miami pelo dayuse.com no Holiday Inn Express & Suites Miami Airport. Eu estava com a minha família e ia ter uma conexão longa depois de chegar de um cruzeiro. Estava todo mundo exausto e queríamos descansar antes do voo. Paguei um day use sem pernoite que saiu metade do preço da diária. Dormimos e tomamos banho e viajamos renovamos. Achei que valeu a pena!

Rafael Castilho:

As Ilhas Maldivas são conhecidas por suas praias paradisíacas e resorts à beira-mar. Repletos de comodidades e bangalôs sobre a água, as famosas hospedagens muitas vezes não são acessíveis financeiramente para todos os turistas. Estive nas Maldivas duas vezes e numa delas resolvi curtir um day use.

Peguei um Day Use All Inclusive e tive acesso a toda a infraestrutura do resort, além de comida e bebidas alcoólicas. Claro que aproveitei para tirar as tradicionais fotos perto dos bangalôs e postar nas redes sociais. O custo do day Use nas Maldivas pode chegar a um sexto do valor da diária e você pode aproveitar o resort por quase 10 horas, vale muito a pena! Confira a minha experiência completa de um day use nas Maldivas.

Monique Renne: 

Eu usei o day use em resort durante uma viagem a Curaçao, um destino bem interessante para aproveitar essa experiência. E tem um motivo muito especial para isso: em Curaçao, diversas praias são privativas, sendo possível o acesso apenas a quem é hóspede. Como o custo dos resorts em Curaçao nem sempre é amigável, vale investir no day use para aproveitar uma boa praia privativa, com o bônus do serviço all inclusive. Você vai garantir um belo dia à beira do mar do Caribe e ainda todos os petiscos e drinks. Sem contar as maravilhosas piscinas que sempre ajudam a relaxar. Em uma das experiências, tinha até um parque aquático para aumentar ainda mais a diversão. Eu acho que valeu demais! Os resorts foram o Mangrove Beach Corendon Curacao All-Inclusive Resort e o Dreams Curacao Resort, Spa & Casino.

Veja também:

Onde ficar em Curaçao


Você já pagou pelo day use alguma vez? Se sim, compartilhe com a gente como foi a experiência!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção