Polêmica! Hotéis da Espanha deverão compartilhar dados de hóspedes com o governo
Polêmica! Hotéis da Espanha deverão compartilhar dados de hóspedes com o governo
Uma nova lei na Espanha está prestes a entrar em vigor e já tem sido polêmica no setor do turismo. A partir de 1º de outubro, hospedagens e locadoras de veículos deverão compartilhar vários dados pessoais dos seus clientes em um sistema do governo espanhol.
Preencher dados básicos e permitir tirar uma cópia do passaporte são práticas comuns quando reservamos um hotel ou vamos alugar um carro. Mas a nova lei espanhola prevê reter ainda mais informações dos viajantes, incluindo dados sobre o seu pagamento pelo serviço.
Receba de graça alerta de promoções de passagens aéreas, hotéis e conteúdos de viagem ao baixar o app do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter!
Com a medida, até 18 informações pessoais deverão ser coletadas e repassadas para um novo sistema digital do governo, que será compartilhado com a delegacia de polícia local. Veja algumas informações que serão exigidas:
- Nome completo;
- Sexo;
- Dados do passaporte;
- Nacionalidade;
- Data de nascimento;
- Endereço completo;
- Número de telefone fixo
- Número de telefone celular;
- Endereço de e-mail;
- Número de pessoas com quem você está viajando, seus nomes e seu relacionamento com os outros passageiros;
- Dados da transação, incluindo o contrato que você assinou com a acomodação, a data deste contrato e sua assinatura;
- Data e hora de entrada;
- Data e hora de saída.
Dados de pagamento
- Tipo de pagamento que você fez (por exemplo, dinheiro, cartão de crédito ou outra plataforma de pagamento);
- Informações sobre seu pagamento, incluindo tipo de cartão e número
- IBAN da conta bancária;
- Nome no seu cartão de pagamento;
- Data de validade do seu cartão.
Diante da necessidade de compartilhar informações sensíveis dos hóspedes, a Confederação Espanhola de Hotéis e Alojamentos Turísticos (CEHAT) se posicionou e disse que rejeita essas regras, alegando que elas representam um risco à segurança jurídica.
Muitas empresas do setor hoteleiro também são contra a determinação do governo. Com a nova lei de coleta de dados, as autoridades espanholas poderão rastrear o viajante durante a estadia na Espanha e, tecnicamente, conseguirão conferir as informações bancárias e gastos dos hóspedes.
A nova lei será aplicada tanto a turistas internacionais quanto nacionais que estiverem na Espanha.
Segurança ou falta de privacidade?
Em resposta à reportagem do site Travel off Path, o governo espanhol afirmou que essas novas leis tornarão o país mais seguro.
O Ministério do Interior espanhol foi quem desenhou a plataforma para a coleta de dados e defendeu a medida ao dizer que saber quem está hospedado em seus hotéis e quando isso acontece, beneficiará a segurança nacional.
O que acha da nova lei? Acredita que pode aumentar a segurança dos hóspedes no país devido ao compartilhamento de dados com autoridades locais, como a polícia, ou não? Participe nos comentários.