Agora vai? TAP deve anunciar voo de Curitiba para Lisboa ainda hoje
Agora vai? TAP deve anunciar voo de Curitiba para Lisboa ainda hoje
Atualização: voo confirmado! Veja a notícia: Histórico! TAP confirma voo direto entre Lisboa e Curitiba a partir de julho de 2026
Curitiba está prestes a ganhar sua primeira ligação aérea (quase) direta com a Europa. Segundo apuração do Melhores Destinos, o governo do Paraná e a TAP Air Portugal devem anunciar hoje um acordo para a ligação entre Curitiba e Lisboa.
O anúncio está previsto para acontecer no Palácio Iguaçu e deve incluir a assinatura de um protocolo de intenções entre o governo estadual, a InvestParaná (escritório de investimentos do estado), Viaje Paraná, a concessionária Motiva e a TAP, prevendo investimentos e apoio institucional à nova rota, que representa um passo importante para o fortalecimento do turismo e da conectividade internacional do Paraná.
Vale lembrar que há poucos dias o governador Ratinho Júnior já havia confirmado o voo para a Europa saindo do estado e que o anúncio oficial deveria ser “feito em novembro, após a conclusão das tratativas com a companhia aérea responsável”.
Segundo informações do trade turístico, serão três frequências semanais: às terças, quintas e sábados, e as vendas devem iniciar ainda em novembro.
Operação triangular é a mais provável
Há, no entanto, uma questão técnica em debate: a pista atual do Aeroporto Afonso Pena possui limitações para voos intercontinentais com carga e passageiros em capacidade total. Por isso, a TAP deve optar por uma operação triangular, modelo já utilizado pela companhia em outras rotas brasileiras.
Nesse formato, o avião decola de Lisboa e faz uma escala em Curitiba, seguindo depois para outra cidade brasileira, de onde parte para a volta à Europa. Esse tipo de operação é comum em voos de longa distância com restrições operacionais.
A TAP adota atualmente o mesmo modelo em rotas como Maceió–Natal–Lisboa e Belém–Manaus–Lisboa, nas quais o trecho triangular ocorre tanto na ida quanto na volta – e não necessariamente com o ponto principal em uma única cidade.
Vale lembrar que Curitiba já teve uma operação semelhante no passado: quando a American Airlines voava entre o Brasil e os Estados Unidos, o voo de Miami fazia escala em Curitiba antes de seguir para Porto Alegre, repetindo a lógica de uma ligação triangular.
Curitiba, Florianópolis ou Foz do Iguaçu?
Ainda não está definido qual será a terceira cidade envolvida na rota. Além de Florianópolis, que já possui estrutura para voos intercontinentais, Foz do Iguaçu também aparece como forte candidata, especialmente por ser um dos principais destinos turísticos do país e o segundo mais visitado por estrangeiros no Brasil, com um novo terminal e pista ampliada que já permite operações de longa distância.
Mas há grandes chances de que a ligação seja via Florianópolis, com os Airbus A330-200.
Ligação para Europa é marco histórico para a capital paranaense
O voo Curitiba–Lisboa da TAP Air Portugal é aguardado há anos pelo setor de turismo, pelo mercado corporativo paranaense e claro, por nós viajantes. A TAP em diversos momentos há havia demonstrado o interesse em operar na cidade, mas as limitações de pista e falta de articulação política sempre foram um obstáculo.
A nova ligação deve colocar o Paraná no mapa das conexões internacionais regulares, aproximando o estado da Europa, que é um grande emissor de turistas, e ampliando o protagonismo do Aeroporto Afonso Pena entre os principais terminais do Brasil.
Agora, resta aguardar o anúncio oficial desta segunda-feira, quando devem ser revelados o formato final da operação.
Voos internacionais em Curitiba
Atualmente, o Aeroporto de Curitiba tem voos internacionais apenas para cidades na América do Sul: Buenos Aires com a Aerolíneas Argentinas, Montevidéu com a Azul e Lima e Santiago com a Latam.