logo Melhores Destinos

16 curiosidades da Disney em Orlando que você provavelmente não sabia

Daniel Akstein Batista
18/05/2025 às 16:00

16 curiosidades da Disney em Orlando que você provavelmente não sabia

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Terra de magia e encantos, a Disney é um verdadeiro paraíso para crianças e adultos. Milhares de visitantes de todos os cantos do mundo lotam diariamente os parques de Orlando em busca de muita diversão. Mas o local também guarda várias curiosidades das quais você provavelmente nunca ouviu falar.

Todas aquelas fotos que vemos da Disney parecem ter saído de um mundo de faz de contas. E nada do que acontece nos parques é à toa: tudo foi construído, pensado e planejado para que os visitantes tenham a melhor experiência e guardem as melhores memórias para a vida toda.

A seguir, vamos conferir 16 curiosidades dos parques da Disney de Orlando que talvez você nunca tenha escutado.

Está planejando uma viagem para Orlando? Baixe o app do Melhores Destinos para receber as melhores ofertas de passagens aéreas para a Disney, hotel em Orlando e reserve também os ingressos para a Disney!

1 – Não há bexigas em todos os parques

Os balões do Magic Kingdom já se transformaram em um símbolo do local, mas você sabia que não são todos os parques que vendem os famosos balões temáticos da Disney?

Por questão de segurança, eles não são vendidos no Animal Kingdom ou nos dois parques aquáticos da Disney. No caso do parque temático, a explicação é uma só: como há muitos animais por lá, os balões/bexigas podem facilmente escapar e invadir o habitat dos bichos. Então melhor evitar, né!

2 – Aviões não voam sobre a Disney

Os parques da Disney em Orlando ficam em uma zona de exclusão aérea, proibindo a passagem de aeronaves comerciais. Após os ataques de 11 de setembro (em 2001), muitos locais com grandes multidões entraram como zonas de exclusão aérea como um protocolo de emergência.

Em 2003, alguns estádios e os parques da Disney foram transformados em zonas de exclusão aérea permanentes em um projeto de lei de gastos do Congresso referente à guerra no Iraque. E em 2014 essa restrição foi renovada novamente. Essa decisão, no entanto, é um pouco polêmica, pois não são todos os parques de Orlando que contam com essa restrição.

Um detalhe é que antes disso os aviões podiam sobrevoar a Disney. E o Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom, tem 57 metros de altura justamente para não precisar ter um aviso especial no seu topo: a 60 metros, a Administração Federal de Aviação (FAA) exige luzes de alerta para evitar acidentes com os aviões que sobrevoam (ou sobrevoavam, no caso), a região.

ºoº

3 – O homem-aranha não aparece em Orlando

Apesar de encontrarmos alguns personagens da Marvel nos parques do Walt Disney World (como a super atração de Guardiões da Galáxia no Epcot), o Homem-Aranha não está presente na Disney de Orlando.

Esse super-herói e outros Vingadores até estão na Disney, mas apenas no parque da Califórnia – a Avengers Campus da Disneyland, aliás, vai ganhar duas novas atrações e dobrará de tamanho. ºoº

Isso acontece devido a um acordo burocrático e comercial. A Universal Orlando tem direitos sobre diversas aparições de alguns super-heróis da Marvel, como o Homem-Aranha, e eles só podem aparecer na costa leste dos Estados Unidos nos parques da Universal. Por isso podemos encontrar Peter Park e o Homem de Ferro na Disney de Anaheim e até nos cruzeiros da Disney que partem da Flórida (e neste caso os personagens só aparecem quando o navio já está navegando em águas internacionais).

4 – É proibido adulto usar fantasias

Por mais que a Disney seja a terra da magia, visitantes com mais de 14 anos não podem entrar de fantasias nos parques, a não ser em alguns eventos específicos, como na festa de Halloween – nesta data, os adultos aproveitam para se fantasiar da cabeça aos pés.

Com essa política, a Disney quer evitar que o lugar se transforme em um desfile de cosplays, afinal, os personagens verdadeiros merecem destaque. Mas isso não é um impeditivo para que os adultos entrem no clima.

É super comum os visitantes irem aos parques com as paletas de cores de um personagem, podendo usar as famosas orelhinhas do Mickey (ºoº) e outras coisinhas mais. Só é preciso ser sutil e evitar uma fantasia completa.

5 – Os parques não vendem chiclete

Nenhuma das lojas da Disney vende chiclete. Em nenhum parque. E em nenhum hotel da Disney. Essa é uma maneira de ajudar a manter o parque limpo e livre de chicletes grudados em suas peças magistrais, ruas e brinquedos.

Saiba, no entanto, que os chicletes não são proibidos na Disney e os visitantes podem até levar os seus nas bolsas e mochilas. Só não vão encontrar para comprar nas dezenas de lojinhas dos parques.

Veja também: 

Ingressos Disney – como comprar, quanto custa e como funciona para visitar os parques em Orlando

– Lightning Lane Multi Pass e Single Pass – como funciona o ‘fura fila’ das atrações da Disney

Não tem chiclete, mas tem muitas outras gostosuras na Disney ºoº

6 – Os abraços dos personagens podem ser bem longos

Se tem algo que as crianças adoram na Disney (uma das várias coisas que elas adoram, na verdade) é o encontro com os personagens. E dar um abraço apertado neles. Pois você sabia que os personagens têm uma orientação de que eles não podem ser os primeiros a se soltar de um abraço com uma criança (e até com adultos)?

A ideia é que a própria criança seja a “dona do momento”, então todos os personagens continuam o abraço até que os pequenos se soltem. É super comum vermos abraços apertados e longos, e tem coisa mais fofa que essa? A criançada adora!

7 – Os funcionários acenam com dois dedos da mão ou com a mão aberta, nunca com um único dedo

Você não verá um personagem ou funcionário apontar o dedo nos parques da Disney. Pelo menos não com um único dedo, por ser considerado rude em algumas culturas. Na maioria das vezes, os personagens gesticulam com dois dedos ou com as mãos abertas acenando.

Você pode notar esse gesto ao ver os Cast Members (termo usado pela Disney para todos os funcionários do parque) indicando uma direção ou lugar ao pedir uma informação, ou quando eles estiverem apontando a saída do parque após os shows dos fogos de artifício ou dos desfiles, por exemplo.

8 – Cabeças do Mickey escondidas

Existem milhares de cabeças de Mickey Mouse escondidas pelos parques. Quando pisar na Disney, veja quantas você consegue encontrar!

Os “Hidden Mickeys” (mickeys escondidos) já viraram uma tradição nos parques, e em cada nova atração os Imagineers (aqueles que criam todo brinquedo) já colocam as orelhinhas do personagem escondidos no cenário.

Uma delas está no Expedition Everest, no Animal Kingdom, visto por cima, que lembra o formato de um Mickey gigante! Na fila desta mesma atração, é possível avistar uma chaleira amassada com os três círculos que remetem à cabeça e orelhinhas do ratinho: ºoº. E em vários outros lugares de todos os parques, claro!

ºoº

9 – Túneis subterrâneos

Existe toda uma rede de túneis subterrâneos nos parques. Isso não apenas ajuda a evitar que os personagens estejam no lugar errado (tipo um cowboy na área de Tomorrowland), como também impede que os visitantes vejam dois personagens ao mesmo tempo, durante a mudança de turno.

E o legal é que nenhum visitante percebe esses túneis, apenas os funcionários da Disney sabem que eles existem e onde eles ficam. É realmente algo pensado para a logística do funcionamento do parque.

Quer saber todos os valores e comprar os ingressos da Disney? Veja aqui todas as opções.

10 – Ilusão de ótica no castelo

Os castelos da Disney pelo mundo são gigantes, mas não tanto quanto parecem. Eles foram projetados para darem a impressão de serem mais altos do que realmente são, com as janelas e tijolos dos andares de cima menores do que os do primeiro andar, causando uma ilusão de ótica e fazendo com que os andares mais altos pareçam maiores.

O Castelo da Cinderela em Orlando tem menos de 60 metros e foi inspirado em castelos medievais da Europa. Suas janelas com tamanhos variados também ajudam na impressão de a construção ser ainda maior do que é. Ele só não foi construído mais alto porque, como já vimos, seria obrigado a ter luzes de alerta para evitar acidentes no tráfego aéreo (e ninguém queria que o castelo perdesse sua magia por isso).

11 – Suíte escondida no Castelo da Cinderela

Não é todo mundo que sabe, mas o Castelo da Cinderela conta com uma suíte exclusiva, visitada por poucas pessoas. Isso porque ela não pode ser reservada, não importa o quanto dinheiro você tenha.

Originalmente, o espaço foi pensado para ser um apartamento do próprio Walt Disney, mas isso nunca aconteceu. Agora, a suíte é usada apenas para promoções, brindes especiais e como hospedagem para pouquíssimos convidados (a cantora Katy Perry e o ator Tom Cruise já tiveram essa sorte ºoº).

12 – Esqueletos de verdade

Acredite se quiser, mas foram usados esqueletos reais na atração dos Piratas do Caribe no Magic Kingdom. Quando o brinquedo foi aberto, os ossos pareciam falsos demais. Então, foram substituídos por esqueletos vindos de um instituto médico, antes usados para estudo. Segundo o site Buzzfeed, ainda há um crânio de verdade lá até hoje!

13 – Sempre há uma lixeira a cada 30 passos

Dizem que a Disney ficou revoltada com a sujeira dos parques temáticos e festivais pelo mundo. Então, fizeram um estudo para observar até onde as pessoas carregavam o lixo antes de jogá-lo. O número mágico? 30 passos.

Como já mostramos antes, a Disney é bastante preocupada com a limpeza dos parques, por isso mesmo não vende chiclete em suas lojas. E praticamente não vemos nada jogado no chão (os funcionários são muito rápidos quando encontram lixo espalhado pelas ruas).

14 – Chão mais bonito para fotos

Nada é por acaso na Disney. E as fotos que os visitantes tiram do Castelo da Cinderela (e de outros pontos) não ficam bonitas à toa. A Kodak fez um estudo com a Disney para deixar as fotos dos visitantes mais bonitas. Então, passaram até a pintar o chão das atrações para deixar os registros dos visitantes mais vivos e bonitos.

ºoº

15 – Clube secreto

Você sabia que a Disney tem um clube secreto? O Club 33 é exclusivo para poucas pessoas, afinal, é bastante caro e não é qualquer pessoa que pode participar.

O Club 33 existe na Disneyland California desde 1967, mas só em 2017 foi aberto em Orlando, no Magic Kingdom. Quem compra o título (mais de US$ 60 mil) e paga uma anuidade (mais de US$ 15 mil) tem vários benefícios, como acesso a lounges exclusivos, cuidados de concierge e muita mais!

Quer tentar a sorte de fazer parte desse clube? Veja mais detalhes aqui.

16 – Não há mosquitos na Disney! ºoº

Se tem algo com que os visitantes não precisam se incomodar na Disney em Orlando são com os indesejáveis mosquitos, já que eles são proibidos de entrar no parque.

A Disney tem um programa específico de combate aos mosquitos, que inclui plantas escolhidas para não atraírem os insetos, a presença de predadores naturais pelo parque e a aplicação de larvicidas naturais que impedem que as larvas dos mosquitos se desenvolvam. Além disso, o parque foi construído com um eficiente sistema de drenagem e os prédios e atrações foram construídos para não deixar que a água se acumule em nenhum lugar.


Se você chegou até aqui, deve ter percebido que entramos na brincadeira dos “hidding mickeys”. Conseguiu encontrar as orelhinhas do Mickey ao longo do texto? Quantas foram? Deixe no comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção