logo Melhores Destinos

Cresce número de empresas de cruzeiro que só aceitarão passageiros vacinados. Como será no Brasil?

Bruna Scirea
24/03/2021 às 5:12

Cresce número de empresas de cruzeiro que só aceitarão passageiros vacinados. Como será no Brasil?

Após mais de um ano de viagens praticamente suspensas, as empresas de cruzeiros se preparam para a retomada das navegações no verão no hemisfério norte. E este reinício, ao que tudo indica, será para poucos: pelo menos sete das maiores armadoras do mundo estão exigindo que passageiros estejam vacinados contra a covid-19.

A primeira a anunciar que somente aceitaria hóspedes vacinados foi a Saga Cruises, em janeiro deste ano. A empresa tem sede no Reino Unido, especializadas em viagens para hóspedes acima de 50 anos. Em fevereiro, a Crystal Cruises também confirmou a nova exigência: duas doses da vacina pelo menos 14 dias antes do embarque.

Nas últimas semanas, várias outras armadoras vêm se somando à tendência, como a Princess Cruises, Virgin Cruises e a P&O Cruises. A Celebrity Cruises também somente aceitará passageiros imunizados a bordo do Celebrity Millennium, com partida de St. Maarten, no Caribe.

Bastante procurada por brasileiros, a Royal Caribbean prevê dois cruzeiros “totalmente vacinados”: a bordo do Odyssey of the Seas, que partirá de Israel em maio, e a bordo do Adventure of the Seas, que fará viagens pelo Caribe entre julho e agosto. Todos os tripulantes e os passageiros com mais de 16 anos deverão ter sido imunizados para embarcar.

Vacina será obrigatória em cruzeiros no Brasil?

Por aqui a temporada de cruzeiros 2021/2022 começa no fim de outubro, com pelo menos nove embarcações circulando pela costa brasileira. A MSC Cruzeiros trará quatro navios, a Costa Cruzeiros contará com três embarcações, e a Regent Seven Seas Cruises fará quatro luxuosos cruzeiros internacionais com embarque no Rio de Janeiro.

Embora as viagens já estejam à venda, as empresas ainda aguardam a Anvisa aprovar os protocolos sanitários e demais medidas de prevenção à covid-19. Sem o aval da agência, a temporada não acontecerá. Conforme a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, CLIA Brasil, as armadoras podem esperar até agosto pela autorização da Anvisa. Depois disso, o risco de cancelamento das viagens pode ser grande.

MSC Cruzeiros é a armadora com o maior número de navios na temporada brasileira 2021/2022

Por enquanto, nenhuma das empresas está exigindo a vacina dos passageiros. E, conforme a CLIA Brasil, ainda é cedo para avaliar a necessidade da vacinação obrigatória nos cruzeiros partindo de portos brasileiros.

“Estamos acompanhando o que já vem sendo feito pelo mundo e isso nos dará uma boa perspectiva sobre quais serão as melhores conduções aqui no Brasil”, informou a associação em resposta ao Melhores Destinos.

Também procuramos a MSC Cruzeiros, que informou que, a curto e médio prazo, está preparada para a “situação híbrida”, de transportar hóspedes vacinados e não vacinados, com o apoio de procedimentos rigorosos de testagem universal.

“Claro que as medidas que implementamos serão avaliadas continuamente ao longo do tempo, à medida que as circunstâncias da pandemia evoluem, e sempre seremos guiados pelas evidências e conselhos das comunidades científica e médica”, informou a armadora em nota encaminhada ao MD.

A Costa Cruzeiros informou que “acompanha de perto e continuamente a evolução do cenário pandêmico global que, entre vários outros pontos importantes, inclui o desenvolvimento e a disponibilização de testes rápidos, tratamentos e vacinas eficazes nos diferentes países e regiões onde atua, o que também inclui o Brasil. Neste momento, é prematuro tomar uma decisão definitiva e final sobre o assunto para a América do Sul”.


O que você acha da exigência da vacina para hóspedes de cruzeiros? Acredita que a medida possa ser implementada nas armadoras que navegam no Brasil na próxima temporada de cruzeiros? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção