logo Melhores Destinos

Cruzeiros no Brasil devem aceitar somente passageiros 100% vacinados

Bruna Scirea
Bruna Scirea
19/10/2021 às 10:04

Cruzeiros no Brasil devem aceitar somente passageiros 100% vacinados

A Anvisa deve publicar ainda nesta semana a relação de protocolos oficiais que devem ser seguidos pelas empresas durante a temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022. Entre as diretrizes deve estar a exigência de vacinação completa dos passageiros, bem como teste PCR ou de antígeno realizados antes do embarque.

O órgão se reuniu com as armadoras na última passada para discutir os protocolos sanitários. Entre as regras a serem divulgadas em breve, devem estar ainda a quantidade reduzida de passageiros, o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), o uso de máscara obrigatório em algumas partes dos navios, bem como um programa de atendimento e isolamento de passageiros que venham a testar positivo ao longo da viagem de cruzeiro.

Para esta semana também é aguardada a liberação de cruzeiros internacionais, que partem do Brasil com destino a portos do Uruguai e da Argentina. A MSC Cruzeiros já cancelou todas as viagens que incluíam os países vizinhos, já a Costa Cruzeiros manteve seus itinerários para fora do país.

MSC Seaside é o maior dos navios que farão a temporada brasileira

Além dos protocolos da Anvisa, a retomada das atividades de cruzeiros marítimos também deverá ser objeto de regras do Ministério da Saúde e de planos de operacionalização pelas cidades que recebem embarcações.

Após uma série de ajustes devido à demora para a liberação da temporada por parte do governo federal, cinco navios circularão pela costa brasileira a partir de novembro. A MSC Cruzeiros trará o MSC Seaside, o MSC Preziosa e o MSC Splendida e a Costa Cruzeiros fará a temporada com o Costa Smeralda e Costa Fascinosa.