O navio de cruzeiro pode partir sem mim? Dicas para aproveitar as escalas sem ficar para trás!
O navio de cruzeiro pode partir sem mim? Dicas para aproveitar as escalas sem ficar para trás!
Um assunto que gera curiosidade entre os amantes de cruzeiros é: será que o navio pode mesmo PARTIR SEM MIM? Imagine a cena: você está curtindo a escala no porto, na praia, fazendo compras ou simplesmente relaxando, e perde a noção do tempo. Naturalmente sairá correndo de volta para o navio torcendo para não ser deixado para trás… Pois tenho uma verdade dura para lhe dizer: Se não tiver sorte, a passarela já estará recolhida e sim: o navio partirá sem você! Confira algumas dicas para evitar que isso aconteça e o que fazer se ficar para trás em uma viagem de cruzeiro.
1. Fique de olho nos horários
A primeira lição para os cruzeiristas de primeira viagem é ler o boletim diário, que é entregue na cabine, e entender todos os detalhes sobre os horários da programação. Uma sugestão é tirar foto destas informações. Ao sair do navio em um porto de escala, não custa também configurar o alarme do seu celular para te lembrar de quando voltar para o embarque.
Saber o horário do “todos a bordo” (quando todos devem estar de volta ao navio) é muito importante para você organizar o que vai dar para fazer na sua parada. Isso é diferente do horário de partida, geralmente cerca de meia hora depois. É nesse momento que a tripulação começa a puxar as passarelas, impedindo que os atrasadinhos entrem no navio.
Isso não significa que você deva aparecer em seu navio exatamente no horário de todos a bordo. Uma boa é se organizar para estar de volta ao menos meia hora antes do horário que estiver no boletim, para o caso de trânsito e outros imprevistos na volta ao píer.
2. Reservando o passeio com a empresa marítima
Comprando um passeio através da própria empresa de cruzeiro, você tem a garantia de que o navio irá te esperar até se o ônibus de turismo não estiver de volta no horário combinado. Ainda assim, os preços costumam não ser dos melhores, o que leva muitos viajantes a fecharem passeios ao desembarcar, em terra, onde vários agentes de turismo costumam oferecer atrações para conhecer nas redondezas.
Se você realmente tem medo de perder o navio por causa do horário, as excursões das empresas podem te dar mais tranquilidade.
3. Fechando passeios independentes na chegada
Se você reservar um passeio por meio de uma empresa de turismo independente, não terá a mesma garantia de que o navio vai esperar. Contudo, os operadores turísticos locais conhecem os horários dos navios e geralmente são cuidadosos para levá-lo de volta no horário combinado.
Algumas operadoras dão garantia de que se você não chegar a tempo até pagam para te levar ao próximo porto de escala do navio.
Ao reservar com um operador independente, é uma boa ideia procurar essas garantias e pesquisar os comentários de clientes anteriores na internet.
4. Se atrasou? Avise a empresa do navio
Toda vez que você embarca ou sai do navio, seu cartão-chave é escaneado. Isso acontece para que a equipe de segurança saiba quem está dentro ou fora do navio.
À medida em que o horário de partir se aproxima, a equipe monitorará quem ainda falta para voltar ao navio.
Se você sabe que está atrasado, ligue para o número que está no seu cartão-chave ou no telefone 24 horas da linha de cruzeiros e peça para enviar uma mensagem para o navio. Dessa forma, alguém saberá que você está voltando.
Em alguns casos, um membro da tripulação pode tentar ligar diretamente para você para saber o que está acontecendo.
5. Fiquei pra trás, e agora?
O navio de cruzeiro deixará os passageiros para trás em terra se eles chegarem tarde demais. Mas a equipe do navio tem procedimentos para ajudar.
Se você não estiver no navio e o horário de partida estiver se aproximando, em alguns casos um oficial de segurança pode entrar em sua cabine e abrir seu cofre para localizar seu passaporte, carteira de motorista, cartões de crédito ou qualquer outra coisa importante que você deixou lá. Eles também coletarão sua medicação e quaisquer outras necessidades que você precisar, afinal, o navio está prestes a te deixar em terra e você precisará voltar para casa.
Contudo, se você saiu correndo, mas ao menos conseguiu embarcar no navio, tudo será devolvido. Você vai ouvir um sermão pelo atraso e pronto, sua saga termina aí. Caso contrário, seu passaporte e outros itens importantes serão entregues a um agente do porto que aguardará você finalmente aparecer no cais.
Ao chegar apenas para ver seu navio partindo, procure o agente do porto. Se realmente estiverem com seus itens importantes, isso será ótimo! Afinal, você precisará do seu passaporte para voar para o próximo destino do navio, ou de volta para casa, dependendo do que você preferir.
6. Pagando todos os gastos do atraso
Você perdeu o navio e encontrou o agente portuário. Agora então a “diversão” começa. Embora ele até possa ajudar com o que fazer, é de sua inteira responsabilidade pagar quaisquer despesas de viagem relacionadas.
Considerando as tarifas de passagens aéreas de última hora e, possivelmente, a necessidade de ficar em um hotel antes do seu voo, o que vai te custar uma boa grana voltar ao seu navio ou para casa. Na melhor das hipóteses, dependendo de onde for a próxima parada do seu navio, alugar um carro pode resolver.
Se você decidir encerrar suas férias, terá de pagar à empresa de cruzeiro para enviar o restante de seus pertences para casa também. Ah, e não espere nenhum reembolso por dias perdidos no navio. Não há devolução nesses casos.
7. Por que os navios deixam passageiros para trás?
O capitão toma a decisão de partir com base nos regulamentos e horários do porto e outros fatores. Por exemplo: a empresa de cruzeiros pagou taxas de atracação caras e não quer pagar taxas adicionais que acontecem quando um navio está atrasado para deixar o píer. Em alguns casos, outros navios precisam ancorar, o que poderia gerar um efeito em cascata e atrasar todas as viagens.
Taxas de combustível mais altas também podem estar envolvidas, se o seu navio tiver que acelerar para o próximo porto de escala devido a uma partida tardia. A empresa de cruzeiro não vai deixar seu erro custar mais dinheiro a eles.
É importante lembrar que você é apenas um entre milhares de hóspedes e os navios de cruzeiro têm regras a seguir, como acontece com os aviões…
E você, já ficou para trás em uma viagem de cruzeiro? Como foi esse pesadelo? Comente abaixo e participe com a gente!