Cruzeiro pelos rios da Europa! Como planejar uma incrível viagem fluvial no Velho Continente
A Europa é um dos principais destinos dos brasileiros. A cada ano milhares de turistas desembarcam no Velho Continente para conhecer principalmente as maiores cidades viajando de carro, trem ou avião. Mas você já pensou em fazer um cruzeiro pelos rios europeus? É possível explorar muitas regiões navegando por águas calmas que cortam diversos países, uma forma diferente de desbravar este Continente repleto de atrativos e muita história.
Sempre tive a curiosidade de saber como era fazer um cruzeiro fluvial pela Europa, mas sempre fui deixando de lado por achar que viajar de carro, trem e avião eram sempre mais fáceis. Mas recentemente tive a oportunidade de embarcar nesta aventura por um dos rios mais importantes, o Reno. E acreditem: fui surpreendido e me apaixonei, não só pela minha noiva que estava comigo na viagem, mas principalmente pelo cruzeiro fluvial.
Ficou curioso? Embarque comigo a bordo do Viva One All Inclusive e veja todos os detalhes logo abaixo desta viagem por este rio emblemático europeu cheio de castelos, cidades pitorescas e paisagens que parecem ter saído de um conto de fadas.
Roteiro do Viva One
Minha viagem pelo rio Reno, entre a Alemanha e a França, foi de 8 dias e 7 noites a bordo do Viva One, a convite da Viva Cruises. O cruzeiro All Inclusive se iniciou em Dusseldorf, no norte alemão, e seguiu o rio para sul, contra a correnteza. O rio Reno percorre 1.233 km da Suíça rumo ao Mar do Norte na Holanda. A região repleta de história sempre esteve ligada a muitas disputas territoriais, sendo símbolos de poder e de economia já que pelas águas dele percorreram e ainda percorrem muita riqueza.
Utilizado por romanos para dominar boa porte da região ou por diversos reinados alemães ou franceses, podemos definir que o rio Reno guarda em suas margens uma parcela da história da humanidade. Tanto é assim que 65 km do vale do meio do rio Reno são patrimônio da Unesco devido a sua beleza natural e importância com dezenas de castelos e fortificações da Idade Média. São cerca de 30 construções, que fazem desta região a que conta com maior número de castelos medievais na Europa.
É por este trecho repleto de história e de uma natureza ímpar, pontuadas por vinícolas – o Vale do Reno é maior produtor de vinhos da Alemanha, que o Viva One navega rumo a encantadora Estrasburgo, na França. Ao longo do caminho, ida e volta, a cada dia uma nova parada, entre elas: Boppard, Mainz, Speyer, Rudesheim e Koblenz. É tanta atração ou beleza às margens que não dá para fechar olhos e deixar de apreciá-las. Tudo me surpreendeu positivamente neste roteiro.
Paisagens deslumbrantes a bordo do cruzeiro fluvial
Destaques dos destinos visitados:
A viagem começa bela e cosmopolita Dusseldorf, uma das cidades mais importantes da Alemanha, e segue até a histórica Estrasburgo, a sétima maior da França. Durante o caminho, de ida e volta pelo rio Reno, são seis paradas repletas de atrações, as quais destaco abaixo:
Nada de surpresas e gastos extras! É bom destacar que os passeios que fizemos pelas cidades estão incluídos nos pacotes de viagem da VIVA Cruises já comprados no Brasil por meio do e-mail: la.soares@velle.tur.br
Dusseldorf: com pouco mais de 600 mil habitantes, a cidade é um importante centro econômico, da moda e da comunicação alemã e capital do estado de Renânia do Norte-Vestfália. Como é o porto de entrada e saída, não há tour disponibilizado. Mas o viajante pode aproveitar o tempo na cidade para conhecer o belo e encantador centro histórico, com diversas lojas, caminhar pela promenade e subir Rheinturm (Torre do Reno) com 240,5 metros de altura.
Boppard: a primeira parada na viagem é nesta pequena e encantadora cidade às margens do Reno. O Viva One atraca a poucos metros do centro histórico, o qual visitamos acompanhados de um guia local que explicou a rica história de Boppard, um importante produtor de vinho que até hoje guarda resquícios da ocupação romana. Mas uma das principais atrações da cidade fica no alto do Vier-Seen-Blick, um morro que pode ser alcançado por teleférico (11€ ida e volta) ou de táxi. Lá de cima é possível avistar a curva mais fechada do rio Reno, que forma uma ferradura. É magnífico!
Mainz: na confluência com outro importante rio alemão (Meno) está Mainz. Importante polo universitário e capital do estado alemão Renânia-Palatinado, o vai e vem dos aviões – o aeroporto de Frankfurt está pertinho, marca o local que também foi capital da província romana da Germânia Superior no século I sob o nome de Mogoncíaco.
Hoje as marcas romanas foram abolidas, como boa parte do centro antigo que teve que ser totalmente reconstruído após a II Guerra. No tour ofertado pelo cruzeiro caminhamos pelo centro e visitamos as duas principais atrações: Catedral de São Martim – expoente da arquitetura românica e com mais de mil anos de história, e o Museu de Johannes Gutenberg, inventor da imprensa.
Mannhein/Speyer: o navio atraca na cidade industrial de Mannheim bem ao lado de um shopping com mais de 100 lojas. Fora isto, Mannheim não tem atrações, mas cerca de 30 minutos dali fica uma das cidades mais belas que conheci até hoje na Alemanha. O tour da Viva One de cerca de 4 horas te leva a Speyer, uma das mais antigas cidades do país, originando-se do campo romano Noviômago Nemeto em 10 a.C. Suas construções repletas de detalhes e ornamentos são encantadoras nas ruas de seu centro histórico que levam até a gigantesca catedral, uma das maiores do mundo e patrimônio da Unesco. Erguida entre 1030 e 1061 no estilo românico, o espaço religioso é a principal atração da pequena Speyer.
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Estrasburgo: o principal ponto visitado pela cruzeiro é esta magnífica cidade francesa. Estrasburgo, símbolo da disputa franco-germânica por séculos, é incrível e uma das mais belas da Europa. Sou suspeito de falar pois já visitei a cidade inúmeras vezes e não me canso de passar por suas ruas repletas de história, lojas, canais fluviais, restaurantes e as deliciosas patisseries – que vontade de um éclair de chocolate. A gigante catedral é símbolo de Estrasburgo, mas as atrações vão muito além.
Caminhar pela Petite France com suas casinhas que remetem a Idade Média, parece que voltamos no tempo ou estamos dentro de um desenho animado. O tour pela cidade deixa cedo o navio, já que os atrativos em Estrasburgo são inúmeros. Além da excursão aproveitei para pegar a bike gratuita do Viva One para dar um giro pela cidade francesa. Indico demais!
Rudesheim: em meio a campos de vinhedos, esta cidadezinha patrimônio da Unesco é uma das mais visitadas ao longo do Reno devido a sua produção vinícola e pela grandioso monumento Niederwald, o qual fica numa montanha e pode ser alcançado por meio de um teleférico panorâmico. Mas por ali o tour se concentrou na visita a Abadia de Santa Hildegarda, a cerca de 2 km de distância da parada do navio.
A caminhada, levemente íngreme, é linda já que segue por meio de vinhedos verdejantes e com uma vista espetacular do rio. A grande Abadia, toda em pedras, tem origem em 1150 e participação na história religiosa e também vinícola da região, já que produz vinho e licor há centenas de anos. Durante o tour pudemos experimentar o vinho branco fabricado pelas monjas locais.
Koblenz: conhecida por ser a esquina da Alemanha (Deutsches Eck) devido à sua localização estratégica entre os rios Reno e Mosela. O Viva One para bem ao lado do centro histórico e foi por lá que fizemos o nosso tour guiado. Koblenz é bem bonita, seguindo a arquitetura das demais cidades alemãs, destaco o palácio Kufürstliches Schloss e a estátua de William, o Grande. Do outro lado do rio, que pode ser alcançado de teleférico, fica o forte Festung Ehrenbreitstein, que remete as lutas pela propriedade desta importante terra. Se der tempo aproveite para pegar a bike gratuita do cruzeiro e dar uma volta pelas margens dos rios, foi isto que eu fiz e amei.
Como funciona o all inclusive no cruzeiro fluvial pela Europa?
A viagem pelo Rio Reno é totalmente all inclusive quando falamos sobre bebidas e comidas. Todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) estão incluídas, assim como as mesas de doces esporádicas que são colocadas no lounge. Falando no lounge, que está aberto das 10h até a meia-noite é o espaço principal para tomar um drink. Nas bebidas há disposição: refrigerantes, água, sucos, chás, café, coquetéis, vinhos, cervejas, champanhe e digestivos. O cardápio é bem amplo com destaque para o vinho Riesling, produzido na vinícolas do Rio Reno, o dirá Hugo (prosecco, xarope elderflower, menta, lima e soda) e o chope de cerveja tipo Weiss, o qual não resistia a um copo.
Cruzeiro fluvial da Viva One é All Inclusive – drinks acima Hugo e Acapulco
Refeições a bordo
As viagens de cruzeiro são conhecidas pela comida em abundância, com grandes buffets abertos 24 horas por dia. Com esta pegada em mente embarquei no Viva One para a minha primeira viagem pelos rios da Europa. Mas logo percebi que tudo seria diferente, pois o cruzeiro fluvial preza mais pela qualidade do que pela quantidade.
A viagem é All Inclusive e todos os navios da Viva Cruises contam com dois restaurantes e um lounge. O café da manhã é servido no formato de buffet com algumas opções de ovos e cereal aquecido que podem ser pedidos a la carte. A refeição conta com variedade de pães e frios, além de bacon, salsicha, salmão, frutas e geleias. Eu comi muito salmão defumado todos os dias, sou apaixonado!
No Viva One, navio que viajei recentemente, o almoço e o jantar podem ser feitos nos restaurantes Riverside ou Bistrô. O Riverside é o principal da embarcação e no almoço conta com buffet com salada, massa, pães e queijos, além da opção a la carte com sopa, carne, peixe, opção vegetariana e sobremesa. A noite o local funciona somente com serviço a la carte, a comida é deliciosa, saborosa e bem elaborada com ingredientes frescos da região. Dá água na boca só de lembrar o cremoso suflê de queijo de cabra gratinado; os cremes variados a cada dia; os dumplings e o incrível arancini de cogumelos frescos; a carne assada lentamente cm vegetais; os camarões Tiger ou tiramisu de sobremesa.
Já o restaurante Bistrô funciona com um menu fixo na hora do almoço, com hambúrguer, lanche e massa, além de entrada com salada, camarões grelhados e sobremesa. Estive no local algumas vezes para devorar o hambúrguer que pode ser o tradicional de carne Angus ou de salmão, ambos são ótimos e podem ter cogumelos, cebola grelhada, salada, abacate, bacon e ovo frito. É claro que pedi sempre com tudo o que tinha direito! Já durante o jantar o local funciona somente com reservas, destaque para a deliciosa carne acompanhada de batata-doce frita e da entrada de salmão fresco.
Em ambos os restaurantes é possível repetir ou até pedir dois pratos principais para experimentá-los. Foi isto que fiz algumas vezes. Só cuidado com os quilos a mais na barriga, eu voltei com 4 kg extras – ainda bem que a companhia aérea não nos pesa.
Vale ressaltar que no dia de embarque há um coquetel de boas-vindas acompanhado de uma mesa de doces. A grande variedade de guloseimas também se repete outras duas vezes ao longo do cruzeiro de 7 dias e acontece sempre no lounge.
Buffet de doces no lounge do Viva One
Comecei este texto falando do buffets 24 horas dos cruzeiros marítimos. Nas viagens pelos rios europeus os restaurantes do Viva One funcionam das 7h30 às 9h30 para café da manhã; 12h30 às 14h para o almoço e das 19h às 21h para o jantar. Estes horários restritos acredito serem o único ponto negativo da refeição a bordo, já que a cozinha fecha antes do horário final previsto dificultando o planejamento do hóspede. Num dos dias estava jantando quando o garçom veio avisar que a cozinha já ia fechar e eram apenas 20h20. Independentemente disto, as refeições a bordo valem muito a pena e você irá se deliciar.
Embarque e desembarque num cruzeiro fluvial pela Europa
Para quem já fez um cruzeiro marítimo o embarque e o desembarque é um daqueles pontos que todos querem esquecer. Longas filas, raio-x e muitos outros perrengues, ainda mais se levarmos em conta as paradas naquelas cidades onde não há porto e as descidas são em pequenas embarcações. Esqueça tudo isto e pense num lugar fácil de entrar e sair, tipo um hotel. Assim funcionam os cruzeiros fluviais na Europa.
Os embarques e desembarques são na maioria das vezes no centro da cidade, o que facilita a chegada e partida devido à grande oferta de transporte e, claro, ajuda na hora de conhecermos o destino. Tudo funciona como um hotel até na hora de deixar as malas. Caso chegue antes do horário de check-in é possível entregar a bagagem antecipadamente. Foi isto que fiz, pois cheguei ao navio às 10 horas da manhã.
Viva One atracado em Dusseldorf
No Viva One a entrada nos quartos é feita a partir das 15h. O check-in é fácil e rápido, tudo bem personalizado e intimista. Na recepção é checado o nome dos hóspedes e uma foto é tirada antes de ser entregue um cartão que serve como chave da cabine e sua identidade para entrar e deixar o navio.
Em todos os locais atracados o hóspede deve passar o cartão numa máquina para marcar a saída. Ao retornar ao navio o mesmo procedimento deve ser realizado, assim os tripulantes sabem quais passageiros estão a bordo. Isto facilita muito o embarque e o desembarque, o hóspede não perde nenhum minuto para sair do navio e curtir o destino.
No Viva One, a saída e a chegada foram em Dusseldorf e o check-out foi realizado até às 9h da manhã. No dia anterior a tripulação deixa na porta da cabine a conta final dos gastos extras, nós só tivemos 33€ de 25 minutos de massagem nas costas, pescoço e cabeça feita por minha noiva. O valor deve ser pago diretamente na recepção em dinheiro ou cartão de crédito. Tudo bem fácil e rápido!
Como são as cabines num cruzeiro fluvial pela Europa?
Feito o check-in às 15h é hora de conhecer a cabine dos próximos 7 dias de cruzeiro. O quarto disponibilizado foi o 225 no segundo deck, chamado de Ruby. Com uma bela decoração, logo ao entrar é possível perceber a boa conservação do quarto.
As cabines contam com cama de casal, minibar, cofre, televisão, tomadas e banheiro bem espaçoso, quando comparado com os cruzeiros marítimos. O minibar tem bebidas incluídas no pacote e é reposto todos os dias. Uma champanhe de cortesia também nos esperava. No banheiro o sabonete líquido, xampu e condicionador são da famosa marca de cosméticos Rituals.
Diferentemente dos grandes cruzeiros marítimos, as cabines dos navios da Viva Cruises são mais padronizadas. Todas são duplas com tamanho que varia de 17 m2 a 25 m2. Há poucos quartos com varanda e as do deck mais baixo contam com pequenas janelas que não podem ser abertas. Mas a maioria conta com janelões e varanda francesa, são muito boas para curtir a vista sem perder no tamanho e conforto do quarto, assim era a nossa cabine.
É bom destacar que os navios em viagens fluviais pela Europa não chacoalham como os grande cruzeiros em alto mar. Se você tem receio de enjoar numa embarcação, pode embarcar tranquilo numa viagem pelos rio da Europa.
Depois de dormir a primeira noite já foi possível perceber que o colchão e os travesseiros eram bem confortáveis, isto vale destacar e para mim um dos pontos primordiais para uma viagem tranquila. Nada daqueles travesseiros altos e gigantes que doem o pescoço e atrapalham o nosso sono.
O único ponto negativo do Viva One é que não há quartos triplos para casais com crianças. Caso a viagem seja em três, é necessário pegar outra cabine.
Lazer e entretenimento a bordo do cruzeiro
Antes de te contar o que encontrei a bordo no Viva One para se entreter gostaria de replicar uma frase que ouvi de importante gestor turístico: os cruzeiros marítimos funcionam como um resort e os navios fluviais são hotéis. Olha que ele tinha totalmente razão ao usar estas palavras para comparar os dois tipos de viagens.
Se você está esperando grandes teatros, galerias com lojas, toboáguas e diversas piscinas, o cruzeiro fluvial não é sua pegada. As viagens pelos rios da Europa são diferentes, mais intimistas, bem tranquilas, prezam pela qualidade, conforto e atendimento quase que personalizado com o passageiro. Antes de embarcar estava até receoso com o que encontraria pela frente, mas tudo me surpreendeu e com certeza repetiria a viagem.
Falando em lazer a bordo, o Viva One conta com uma pequena loja na recepção, academia e Spa com sauna seca e a vapor. No lounge há música ao vivo ou entretenimento diverso durante as noites após o jantar. Num dos dias teve um sorteio com rifas e acabei ganho um bolsa feminina, a qual ficou com a minha noiva, é claro! Podemos definir o lounge como o principal espaço de socialização, ali todos os passageiros se encontram.
O deck superior é perfeito para curtir o sol durante o verão europeu – se não chover, e até relaxar na pequena piscina. É bem pequena mesmo! A piscina também serve como jacuzzi nos dias mais frescos, já que a água é aquecida. Eu a curti sob sol e em dia nublado.
Outra serviço gratuito ofertado é a bicicleta disponível em todas as paradas da embarcação. Como a maioria das cidades são planas e contam com grande infraestrutura para os ciclistas, subir numa magrela e pedalar por aí é uma forma incrível de conhecer o novo destino. Aproveitei a bike em Estrasburgo e Koblenz, indico demais. Rodar de bicicleta pelos cidades europeias é uma ótima forma de se entreter, descobrir novas cantos, ter uma visão diferente do destino e ainda se exercitar. Veja abaixo um vídeo que fiz sobre como alugar bikes em cinco grandes cidades europeias:
O Viva One também conta com serviço de massagem, mas este é pago a parte. A minha noiva fez uma massagem na cabeça, costas e ombros por 25 minutos, pagou 33€ e adorou. Já a massagem completa de 60 minutos custa 60€.
O navio também conta com serviço de lavanderia, sei que não é lazer, mas vale ser destacado. A lavanderia é paga e custa: camiseta 6€, vestido 10€, blusa 7€, etc.
Tem Wi-Fi a bordo do Viva One?
Hoje viver sem internet é algo praticamente impossível para a maioria das pessoas. Agora imagina ficar a bordo de um navio desconectado do mundo. Esta é uma grande preocupação para a maioria dos viajantes. Nos cruzeiros marítimos o serviço é cobrado e pode superar os 10€ por dia. Já na viagem pelos rios da Europa o Viva One oferece wi-fi totalmente gratuito. É só conectar a rede do cruzeiro e depois pedir a liberação na recepção.
A qualidade é boa, mas há alguns lapsos de conexão devido à variação da rede nas fronteiras dos países. Esta é uma boa economia para quem quer ficar postando as belas fotos nas redes sociais sem gastar com roaming ou com serviços extras cobrados pelo navio.
Quanto custa um cruzeiro fluvial na Europa?
A VIVA Cruises tem roteiros por diversos países europeus e suas viagens custam a partir de US$ 950 por pessoa. O cruzeiro que eu fiz no rio Reno por 7 dias saia a partir de US$ 1.300. As reservas acontecem mediante à entrada e o saldo parcelado até 90 dias do embarque. Para mais detalhes sobre as diversas possibilidades de roteiros pelos rios da Europa procure a Velle Representações, operadora da Viva Cruise no Brasil, pelo e-mail: la.soares@velle.tur.br
Quem é a Viva Cruises?
Não muito conhecida de nós brasileiros, a Viva Cruises iniciou as suas operações em 2018 e desde então vem crescendo. Ligada ao grupo suíço de navegação Scylla AG, a Viva Cruises conta hoje com 9 navios, sendo o último deles entregue neste ano. Os tamanhos das embarcações varia da capacidade de levar 88 passageiros, sendo o Swiss Ruby o menor deles, a 190 passageiros com o Viva Two e Viva Enjoy.
Cruzeiros Fluviais pela Europa
Cruzeiro pelo Rio Reno
Foi pelas águas do Rio Reno que fiz o meu primeiro cruzeiro fluvial na Europa a bordo do Viva Cruises One e me surpreendi positivamente. Este rio corta toda a Alemanha, iniciando o seu trajeto na Suíça até desaguar no Mar do Norte na Holanda. Ao longo do seu trajeto de mais de 1.000 quilômetros é possível fazer cruzeiros para norte ou sul passando por Amsterdã, Dusseldorf, Colônia, Estrasburgo, Basileia, entre muitas outras incríveis localidades. Pelo Rio Reno é possível ainda se maravilhar com a maior concentração de castelos medievais da Europa que se estendem pelas margens ao longo de 65 quilômetros na área conhecida como o Reno do Meio, patrimônio da Unesco.
Cruzeiro pelo Rio Danúbio
Este é um dos principais destinos dos cruzeiros na Europa. O Rio Danúbio é único e reserva um dos melhores itinerários para quem busca conhecer diferentes culturas e grandes cidades. O rio tem 2.900 quilômetros partindo da Floresta Negra até o Mar Negro. São dez países atravessados nesta longa jornada que passa pelas belas cidades de Viena, Bratislava, Budapeste e Belgrado, entre diversas outras repletas de muita história. Há cruzeiros de 4 a 15 noites pelas águas do Rio Danúbio.
Rio Mosela
Como nenhum outro rio, você pode desfrutar de uma mistura única de história, arquitetura, cultura, vinícolas e delícias culinárias num cruzeiro no Mosela, que tem 545 km de extensão e é um dos maiores afluentes do rio Reno. Serpentenado um vale estreito com milhares de anos de história que remonta a Império Romano, uma viagem de 4 a 7 noites pela Viva Cruises pode te surpreender e com certeza encantar nesta bela região alemã.
Cruzeiro pelo Rio Sena
Que tal começar uma bela viagem romântica em Paris a bordo de um belo navio? Assim é a viagem pelo
Rio Sena, que parte da capital francesa rumo a Normadia, onde você pode explorar Rouen, Le Havre, Les Andelys e Vernon.
Rio Meno
Navegue pelo coração da Alemanha. Assim podemos definir o Rio Meno que corta as terras centrais alemãs. Para viagens de 4 a 10 noites pela Viva Cruises você pode se maravilhar com cidades históricas ao longo dos mais de 500 quilômetros de comprimento e afluentes. Entre as belas paradas destacamos Frankfurt, Nuremberg, Wurzburg, Wertheim e Miltenberg.
Frankfurt, Alemanha
Vale a pena fazer um cruzeiro fluvial pela Europa?
Se você chegou ao fim deste post, onde descrevo cada detalhe da incrível viagem pelo rio Reno, com certeza ficou com muita vontade de embarcar neste cruzeiro. Mas se ainda está em dúvida vou lhe dizer: a viagem é surpreendente e vale muito a pena. Antes de viajar eu fazia parte daquele grupo dos céticos que sempre achavam que viajar de avião, trem e carro eram as melhores formas de explorar a Europa. Um daqueles que em duas semanas de viagem pelo Velho Continente queria conhecer diversos países, correndo de um lado para o outro. Entretanto, este cruzeiro fluvial me fez mudar de opinião totalmente.
Abrir a janela do seu quarto e ver paisagens lindíssimas, o tempo passar lentamente, cidadezinhas que parecem de um conto de fadas, história que remetem a origem da humanidade e muitos outros atrativos não têm preço. Além disto, o atendimento, o serviço quase que personalizado, as paradas diretamente feitas nos centros das cidades, o fácil embarque e desembarque, e muito mais, enriquecem cada detalhe desta experiência.
É claro que você deve estar se perguntando, mas a viagem de cruzeiro não é só para idoso e aposentado? A grande maioria do público a bordo, sim, era de pessoas acima dos 60 anos, mas havia pessoas de todas as idades e até crianças pequenas. Eu que estou com 45 e minha noiva de 41 anos amamos a experiência, nos divertimos e com certeza a repetiríamos.
Não podemos a comparar com os grandes cruzeiros repletos de atrações a bordo, mas também repleto de milhares de pessoas. A viagem num cruzeiro fluvial é diferente, mais intimista, que deixa de lado a quantidade em troca da qualidade do serviço prestado. Esta forma diferente de visitar o Velho Continente deve ser incluída na sua lista de desejos turísticos e com certeza também irá te surpreender.
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E você já está pensando em fazer uma viagem de cruzeiro pelos rio da Europa? Caso jia tenha feito, conte os detalhes pra gente logo abaixo.