logo Melhores Destinos

Governo libera crianças menores de 12 anos de fazer teste PCR para viajar ao Brasil

Rafael Castilho
Rafael Castilho
28/12/2020 às 15:19

Governo libera crianças menores de 12 anos de fazer teste PCR para viajar ao Brasil

Na próxima quarta-feira entra em vigor a Portaria 648 que obriga a apresentação de teste RT-PCR negativo para Covid-19 de todos os passageiros com destino ao Brasil. A medida vale para estrangeiros e brasileiros. Entretanto, as crianças com menos de 12 anos estão isentas desta norma.

“A criança com idade inferior a doze anos que esteja viajando acompanhada está isenta de apresentar documento comprobatório de realização de teste laboratorial RT-PCR desde que todos os acompanhantes apresentem documentos comprobatórios de realização de teste laboratorial com resultado do teste RT-PCR negativo ou não reagente para o coronavírus SARS-CoV-2 realizado nas setenta e duas horas anteriores ao momento do embarque”, afirma a portaria.

Entretanto, as crianças que estejam viajando desacompanhadas são obrigadas a apresentar o teste antes do embarque. Já as crianças menores de 2 anos estão totalmente isentas do exame.

Ainda de acordo com a Portaria do Governo Federal, “na hipótese de voo com conexões ou escalas em que o viajante permaneça em área restrita do aeroporto, o prazo de setenta e duas horas será considerado em relação ao embarque no primeiro trecho da viagem”. Como exemplo: o seu voo para São Paulo sai de Los Angeles com conexão em Miami, aqui o passageiro deve levar em conta o período de 72 horas antes do horário de saída do avião da Califórnia.

Vale ressaltar que os passageiros em trânsito internacional com escala ou conexão no Brasil, desde que restrito ao aeroporto e sem passar pela imigração, estão isentos de apresentação do teste PCR.

Quanta custa um teste PCR pelo mundo? Veja os valores em diversos países.

Independente em qual país você realizou o teste PCR, o documento com o resultado do exame deverá ser apresentado no idioma português, espanhol ou inglês.