logo Melhores Destinos

Coronavírus no Brasil: veja as atrações fechadas ou suspensas devido à pandemia

Daniel Gadelha
17/03/2020 às 12:00

Coronavírus no Brasil: veja as atrações fechadas ou suspensas devido à pandemia

A situação do novo coronavírus está começando a afetar a América do Sul e o Brasil. As companhias aéreas GOL, Latam e Azul estão oferecendo remarcação e reembolso sem custo de passagens internacionais devido a pandemia. As pessoas estão mais receosas de viajar para o exterior, mas a maioria das atrações no Brasil seguem funcionando normalmente. Nesse post destacamos como está o funcionamento de alguns dos principais pontos turísticos do país e alguns eventos cancelados. Não deixe de confirmar antes de sua visita ao local, pois alterações podem ocorrer a qualquer momento.

Acesse também nossa Central de informações na crise do coronavírus

Região Centro-Oeste

Em Brasília, o planetário do cidade, o Museu de Ciências Naturais e Borboletário do zoológico da cidade estão temporariamente fechados.

As atividades culturais da Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília, Memorial dos Povos Indígenas, Museus Vivo da Memória Candanga, do Centro Cultural Três Poderes, da Casa do Cantador, da Biblioteca Pública de Brasília, do Centro de Dança do DF, do Espaço Cultural Renato Russo, do Museu do Catetinho, do Complexo Cultural de Planaltina e de Samambaia estão suspensas.

O governador de Goiás decretou situação de emergência em saúde pública. Todos os eventos públicos e particulares estão suspensos por 15 dias. Visitas aos parques de diversões Mutirama e Parque Zoológico de Goiânia foram suspensas.

A Romaria de Trindade, na região metropolitana de Goiânia, segue mantida para o período de 26 de junho a 5 de julho de 2020. Já a Marcha de Jesus, evento anual em Goiânia, foi adiado para 8 de agosto de 2020. A Tecnoshow, uma das principais feiras de agronegócio no Brasil foi adiada por tempo indeterminado.

O Resort Hot Park ficará fechado até o dia 2 de abril.

O show de aniversário do cantor Roberto Carlos que aconteceria no dia 19 de abril também foi adiado.

Em Mato Grosso do Sul, todos os eventos com mais de 100 pessoas serão suspensos ou adiados.

Região Sudeste

No Rio de Janeiro os governos municipal e estadual proibiram, a partir de segunda-feira (16/03), eventos com aglomeração de pessoas como shows, feiras, eventos científicos e desportivos, comícios, passeatas e similares. Teatros e museus também terão suas atividades suspensas. A regra vale por, pelo menos, quinze dias.

Espaços públicos como Academia Brasileira de Letras, Bondinho do Pão de Açúcar, Senac, Sesc e Centro Cultural Banco do Brasil vão ficar fechados ou com limitação de entrada. Já as praia poderão ser interditadas para evitar aglomerações.

O governo do estado também suspendeu durante 15 dias as linhas de ônibus interestaduais com origem em estados que estejam com contágio comunitário do vírus confirmado ou com a situação de emergência decretada.

A prefeitura de Cabo Frio suspendeu voos e as atividades turísticas da cidade por pelo menos 30 dias. Ônibus e vans de turismo estão proibidos de entrar e circular na cidade. Bares, restaurantes, casas de show, casas de festas, quiosques, trailers e similares poderão funcionar somente até as 22h. Veja mais.

A entrada de veículos de turismo como ônibus e vans está proibida em Arraial do Cabo. Somente ônibus das empresas 1001 e Salineira, além de carros de passeio poderão acessar o local. Os passeios de barco também foram cancelados. Veja mais.

Em Angra dos Reis, está fechado o acesso à Ilha Grande para turistas. Com a mudança, somente moradores ficam livres para poder entrar ou sair da ilha. Neste caso será necessário apresentar algum documento para comprovar a residência na área, sendo que as barcas que fazem o trajeto terão de fiscalizar os passageiros.

Na cidade de Niterói está proibido o acesso às praias, e Petrópolis está bloqueando todos os ônibus e vans de turismo.

Já em São Paulo, a Prefeitura determinou o cancelamento por tempo indeterminado de todos os eventos de grande aglomeração de pessoas no município. A decisão abrange eventos culturais, governamentais, esportivos, políticos, comerciais ou religiosos.

Masp

A outra medida é o fechamento, também a partir do dia 17 de março, de museus  como o MASP, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado de São Paulo por até 30 dias.
Também foi recomendado para o setor privado de entretenimento (teatros, cinemas e casas de espetáculo, entre outros) que mantenham os estabelecimentos fechados por até 30 dias.

A CTPM cancelou todas as viagens do Expresso Turístico por tempo indeterminado. Veja mais.

O parque Hopi Hari está funcionando normalmente, mas a estreia da atração HopiNight foi adiada para 2 de abril. Já o Wet’n Wild também está aberto, mas visitantes que desejarem poderão remarcar a data da visita sem taxas adicionais.

O Parque da Mônica está com suas operações suspensas até 18 de abril de 2020. Os clientes com ingressos comprados poderão reagendar a visita.

O governo do estado também suspendeu durante 15 dias as linhas de ônibus interestaduais com origem em estados que estejam com contágio comunitário do vírus confirmado ou com a situação de emergência decretada.

Em Olímpia, o Thermas dos Laranjais estará fechado do dia 18 de março ao dia 18 de abril de 2020.

As prefeituras das cidades da Baixada Santista, como Santos e Guarujá, proibiram o acesso de vans e ônibus turísticos. Em Ilhabela está bloqueada a entrada de turistas no arquipélago a partir de amanhã, dia 20 de março. Sendo assim, fica restringido o acesso de veículos pela balsa. A entrada de pedestres também está limitada a moradores e trabalhadores do arquipélago.

Em Minas Gerais, o governador decretou suspensão de todos os eventos oficiais com mais de 100 pessoas durante 30 dias.

O Instituto Inhotim em Brumadinho estará fechado a partir de 18 de março. Essa medida inclui o fechamento do Museu e o adiamento da programação cultural e da visitação de grupos escolares.

A famosa Poços de Caldas está com as entradas fechadas para turistas a partir desta quinta-feira, dia 18. Qualquer ônibus de turismo será impedido de entrar, com foco em conter a propagação do coronavírus. Segundo o prefeito, até mesmo os ônibus que saem periodicamente da cidade para compras na capital paulista serão proibidos.

Região Sul

Em Santa Catarina, o Beto Carrero World estará fechado do dia 21 de março até 3 de abril de 2020. Veja aqui como comprar seu ingresso para o Beto Carrero com desconto.

A prefeitura de Florianópolis proibiu a partir de 19 de março o acesso às orlas das praias e a entrada de ônibus na Ilha de Santa Catarina, durante sete dias. Veja mais. Veículos de transporte coletivo de passageiros, interestadual ou internacional estão proibidos circular e ingressar no estado.

A cidade de Balneário Camboriú está restringindo a entrada para veículos de municípios em que há contaminação comunitária pelo coronavírus. Até então, a mudança vale para pessoas que venham dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, podendo aumentar conforme a evolução dos casos.

No Paraná, o Festival de Curitiba que começaria no dia 24 de março foi adiado para setembro. As apresentações do Teatro Guaíra também foram suspensas.

A Ponte da Amizade que liga Foz do Iguaçu ao Paraguai será fechada e somente residentes no Paraguai poderão entrar no país. O Parque das Cataratas do Iguaçu segue aberto, mas o Parque Iguazu, do lado argentino, está fechado desde ontem (15/03).

O Parque das Aves em Foz do Iguaçu permanecerá fechado durante quinze dias a partir de amanhã (18/03). O usina Itaipu binacional permanecerá fechada durante um semana a partir de amanhã (18/03).

Na Serra Gaucha a atração Snowland continua funcionando normalmente. Já o Mundo a Vapor estará fechado até 1 de abril. O Alpen Park e os Bondinhos Aéreos em Canela fecharam dia 19 de março sem data certa para retornar suas atividades.

Santana do Livramento também está proibindo a entrada de ônibus de turismo. A cidade costuma receber um grande fluxo de turistas considerando os free shops de Rivera, no Uruguai.

Região Nordeste

No Recife, os grandes eventos públicos e privados, além de atividades em equipamentos culturais e esportivos administrados serão suspensos a partir de segunda-feira, 16 de março. A apresentação tradicional da Paixão de Cristo, no Agreste, foi adiada para setembro.

O aeroporto e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha , que é considerada uma das melhores praias do Brasil, estão fechados temporariamente desde 20 de março.

A prefeitura de Salvador proibiu eventos com mais de 500 pessoas. A micareta de Feira de Santana foi adiada. O resort Costa do Sauípe estará fechado até 30 de abril de 2020.

Em Alagoas, o Festival Carambola, que acontece em Maceió, foi suspenso.

Já no Ceará, quatro shopping cancelaram as ações programadas para as próximas semanas para evitar a propagação do vírus. O Ministério Público Federal recomendou ao governo local a adoção o adiamento ou cancelamento de eventos que promovam a concentração de pessoas, mas as medidas que serão adotadas ainda não foram divulgadas.

Em Juazeiro do Norte, as romarias e homenagens ao Padre Cícero estão suspensas.

O parque aquático Beach Park segue funcionando normalmente.

Na Paraíba, a prefeitura de João Pessoa decretou a suspensão de todos os eventos.

Região Norte

A prefeitura de Macapá suspendeu eventos com mais de 100 pessoas e a Diocese da cidade cancelou a festividade de São José.

No Amazonas o governo recomendou o adiamento de eventos que reúnem muitas pessoas, organizados pela iniciativa privada e outras instituições ou entidades.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção