Aeroporto em SP inicia distribuição do Cordão Girassol para viajantes com deficiências ocultas
Aeroporto em SP inicia distribuição do Cordão Girassol para viajantes com deficiências ocultas
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), iniciou a distribuição do Cordão Girassol Oficial aos passageiros com deficiências não visíveis que viajarem pelo terminal! Os Cordões podem ser retirados no Balcão de Informações (piso de embarque) ou solicitados aos colaboradores com o colete amarelo “Posso Ajudar?”, que circulam no saguão e nos corredores.
Essa parceria com o projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness” tem como principal objetivo tornar o aeroporto mais acolhedor e consciente para todos os turistas e visitantes, especialmente aqueles com condições ou deficiências ocultas. A concessionária adquiriu 500 unidades inicialmente, mas a ideia é que conforme a distribuição ocorra, outras sejam compradas.
O Cordão Girassol é uma ferramenta simples para alguém compartilhar voluntariamente que tem uma deficiência ou condição que pode não ser imediatamente aparente – e que pode precisar de ajuda, compreensão ou mais tempo nas lojas, no trabalho, no transporte, ou em espaços públicos, como autismo, depressão, Alzheimer, TOC etc. Elas também incluem doenças respiratórias, raras e condições crônicas, como asma, diabetes, entre outras.
É importante ressaltar que o cordão não garante atendimento prioritário em filas, por exemplo, como os das pessoas com deficiência. Apenas ajuda a identificar passageiros que precisam de atenção especial em momentos de emergência. Da mesma maneira, ele não substitui os documentos comprobatórios das condições, quando solicitados por autoridades.
A ideia nasceu em 2016 no aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, e até hoje já foi adotada por mais de 200 empresas com atuação na indústria da aviação civil. O Projeto HD Sunflower foi oficializado no Brasil por meio do Projeto de Lei nº 5.486/2020.
Com esta adesão ao projeto, Viracopos teve acesso a todo o material de divulgação e de capacitação que está sendo aplicado aos colaboradores de todas as empresas e entidades que atuam nos atendimentos ao público no Terminal de Passageiros.
Importante destacar também que o passageiro ou seus familiares também devem informar à companhia aérea que possuem alguma necessidade especial no ato da compra da passagem. Quem quiser saber mais pode navegar pelo site oficial do movimento.
Iniciativa legal, né?