Copa do Mundo do Catar não terá venda de cerveja nos estádios
Copa do Mundo do Catar não terá venda de cerveja nos estádios
Ao contrário das últimas edições da Copa do Mundo, quando Brasil e Rússia flexibilizaram suas leis nacionais, o Catar não autorizou a venda de bebidas alcoólicas durante as partidas e dentro dos estádios, segundo informações da agência Reuters.
Desde que foi anunciado que Doha seria a sede da Copa do Mundo de 2022, muita gente se perguntava se haveria a autorização para a venda de cerveja. O país muçulmano é conhecido por uma série de leis rígidas, como a proibição do consumo de álcool – turistas só podem beber em hotéis e alguns restaurantes e bares autorizados. Para se ter uma ideia, um visitante não pode nem comprar bebida alcoólica no duty free ao chegar ao país, apenas ao ir embora.
Segundo matéria da Reuters, a ideia é que seja reservado alguns espaços específicos para que os torcedores possam consumir bebidas alcoólicas, antes e depois dos jogos, mas nunca dentro dos estádios. “Ao contrário das fun fest nas Copas anteriores, a cerveja não será servida o dia todo, mas em horários restritos”, diz a matéria.
Alguns locais onde deve ser permitida a venda de cerveja (em alguns horários) são a principal Fan Fest (no parque Al Bidda) e um espaço próximo ao Doha Golf Club com capacidade para receber até 20 mil pessoas.
Apesar da proibição da venda de cerveja nos estádios, é curioso que a Fifa, em seu site, vende ingressos para o setor VIP onde o torcedor terá direito a diferentes tipos de bebidas alcoólicas nos jogos, como espumantes e vinhos. E um dos principais patrocinadores da Copa do Mundo é justamente uma das marcas mais conhecidas de cerveja, a Budweiser.
Copa do Mundo do Brasil e Rússia
Quando a Copa do Mundo foi disputada no Brasil, em 2014, também havia dúvida se haveria a venda de cerveja dentro dos estádios, já que a lei brasileira proibia isso. A Lei Geral da Copa, no entanto, entrou em ação e a comercialização de bebida foi um sucesso, principalmente por causa dos copos personalizados. O mesmo aconteceu na Rússia, em 2018.
Será que o torcedor que for a Doha vai ficar bravo que não tem cerveja no estádio? Diz aqui pra gente se você acha que deveriam liberar a breja ou não.