Congonhas interdita pista principal para obras e voos da Gol e Latam são transferidos para Guarulhos


Congonhas interdita pista principal para obras e voos da Gol e Latam são transferidos para Guarulhos
A Infraero vai iniciar hoje as obras na pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A intervenção vai exigir o fechamento da pista por 32 dias. Por conta disso, todos os voos da Gol e da Latam entre 5 de agosto e 5 de setembro foram transferidos para o Aeroporto de Guarulhos.
A Azul vai operar 16 voos diários em Congonhas durante o período de obras, com os turboélices ATR-72, com capacidade para até 70 passageiros. Essa aeronave pode operar na pista auxiliar do aeroporto. Já a VoePass vai competir com a Azul na ponte aérea SP (Congonhas) – Rio (Santos Dumont), e também manter voos da capital paulista para Ribeirão Preto, utilizando o mesmo modelo.
Confira os detalhes da operação de cada empresa durante o período de obras, de 5 de agosto a 5 de setembro.
Voos da Azul durante as obras em Congonhas
A Azul ampliou as ligações na ponte aérea, entre Rio de Janeiro e São Paulo, e será a única a ter voos diários para Belo Horizonte e Curitiba saindo da capital paulista.
A ponte aérea Congonhas-Santos Dumont passará a ter sete frequências diárias, enquanto a rota Congonhas-Belo Horizonte terá seis operações por dia, frente às duas que estavam sendo ofertadas. A rota Congonhas-Curitiba, que já foi operada pela Azul no ano passado, voltará a contar com a oferta de assentos da companhia, com quatro ligações diárias. Todos os voos, com passagens já à venda em todos os canais oficiais da companhia, seguirão os protocolos e medidas de higiene estabelecidos pela Azul desde o início da pandemia.
Caso tenha viagem marcada nesse período, alguns voos podem ter sido cancelados ou terem tido os horários alterados. Verifique a sua reserva no site da Azul ou pelo telefone 4003-1118.
Voos da VoePass durante as obras em Congonhas
Já a VoePass, antiga Passaredo, vai manter voos ligando São Paulo ao Rio de Janeiro (Congonhas – Santos Dumont) e também a Ribeirão Preto (SP).
As frequências serão diárias, saindo de São Paulo em dois horários: às 08h50 e 16h com chegada no Rio de Janeiro às 10h20 e 17h30. Na rota contrária as decolagens acontecem às 10h50 e 18h do Rio de Janeiro com chegada à capital paulista às 12h20 e 19h30.
Já para Ribeirão Preto os voos para Congonhas acontecem diariamente às 7h, com retorno às 20h10.
Mais informações no site da VoePass.
Voos da Gol durante as obras em Congonhas
Todos os voos da Gol originalmente marcados para o Aeroporto de Congonhas entre 5 de agosto e 5 de setembro serão operados exclusivamente a partir do Aeroporto de Guarulhos. Alguns voos podem ter sido cancelados ou terem tido os horários alterados. Caso tenha viagens nesse período, verifique a sua reserva no site da GOL ou pelo telefone 0300 115 2121.
Voos da Latam durante as obras em Congonhas
Todos os voos da Latam originalmente marcados para o Aeroporto de Congonhas entre 5 de agosto e 5 de setembro serão operados exclusivamente a partir do Aeroporto de Guarulhos. Alguns voos podem ter sido cancelados ou terem tido os horários alterados. Caso tenha viagens nesse período, verifique a sua reserva no site da Latam ou pelo telefone 4002-5700.
Obras na pista do Aeroporto de Congonhas
As obras de recuperação asfáltica vão melhorar a capacidade de drenagem da pista para um rápido escoamento da água de chuva, além de aumentar a aderência do pneu da aeronave ao pavimento.
Com investimento de R$ 11,5 milhões, a intervenção terá equipes alocadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A mudança afetou a programação das companhias aéreas porque, enquanto a pista principal tem 1.940 metros, a auxiliar tem apenas 1.495 metros, quase meio quilômetro a menos, sendo uma das pistas mais curtas do Brasil.
Por conta dessa restrição, a pista auxiliar só poderá receber aeronaves até categoria 3C, tais como o ATR-72 e Grand Caravan. Isso impede a Gol e a Latam de operarem no aeroporto durante as obras. Já a Azul e a VoePass possuem aeronaves compatíveis com a restrição de pista.
Aeronaves de porte maior, como Boeing 737 e Airbus 320 – que estão utilizando o Aeroporto de Congonhas como estacionamento nesse período de redução de voos por conta da pandemia da Covid-19, poderão usar a pista auxiliar para voos de translado, apenas com tripulação, sem transportar passageiros.