Maior e mais moderno! Congonhas inicia obras do novo terminal de passageiros


Maior e mais moderno! Congonhas inicia obras do novo terminal de passageiros
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deu início a uma das etapas mais importantes da sua modernização, começando as obras do novo terminal de passageiros, que deve ficar pronto somente em 2028.
Com investimentos de mais de R$ 2 bilhões, o projeto de ampliação e modernização de um dos aeroportos mais movimentados do Brasil conta com um novo terminal de passageiros, novas pontes de embarques, novas salas vip e muito mais!
Obras em Congonhas
Já faz alguns meses que o Aeroporto de Congonhas se transformou em um canteiro de obras, no bom sentido. No mês passado, visitamos o local a convite da Aena, administradora do aeroporto, e vimos funcionários trabalhando sem parar na construção de uma nova sala do embarque remoto, que vai dobrar de tamanho e deve ser inaugurada provisoriamente ainda este ano. Assim que toda a modernização do aeroporto for concluída, o embarque remoto vai ficar em outro lugar.
As obras do novo terminal de passageiros começaram no fim de abril e devem demorar três anos para serem entregues. Assim que o terminal for concluído, Congonhas passará a ter uma capacidade anual de 29,5 milhões de passageiros (em 2024 foram 22,7 milhões de pessoas), mantendo-se atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos (43,6 milhões de passageiros ano passado), mas ampliando sua vantagem sobre o Aeroporto de Brasília (14,9 milhões em 2024).

Obras do novo terminal de passageiros. Foto: divulgação
Confira algumas das modernizações que o Aeroporto de Congonhas vai receber nos próximos anos:
- Novo terminal de passageiros com 105 mil m²’;
- 215 mil m² de pátio para aviação comercial, com aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves (19 pontes e 18 remotas);
- Nova área de check-in mais ampla, com 72 posições amplas e acessíveis (podendo chegar a 108) e novos quiosques de autoatendimento;
- 13 leitores automáticos de cartão de embarque;
- Aumento de 10 para até 17 canais de inspeção;
- 19 novas pontes de embarque (hoje são 12), o que garante 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves;
- 10 portões de embarque remoto no hangar tombado.
No ano passado, o aeroporto ganhou 13 novas vagas de parada para carros de aplicativo no piso inferior e nova sinalização com setores identificados por letras, números e cores, com o objetivo de agilizar o processo de embarque, aumentar a fluidez do trânsito e facilitar o encontro de motoristas e passageiros.
Além disso, até dezembro deste ano, Congonhas deve entregar a nova área “pick-up”, que ficará na laje superior do Edifício Garagem. O espaço prevê atender uma capacidade três vezes maior que o volume atual de veículos de aplicativos, além de contar com espaços de lazer e serviços.
Confira também:
– Hotel em Congonhas: veja as 15 melhores opções próximas ao aeroporto