logo Melhores Destinos

Como fazer conexão no Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo)

Camille Panzera
Camille Panzera
31/10/2020 às 5:50

Como fazer conexão no Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo)

Para muitos viajantes, fazer conexão em Guarulhos, o maior aeroporto da América do Sul, é uma tarefa tranquila. Mas para muitos outros não é tão simples assim e esse processo pode gerar dúvidas. Seja você um iniciante ou experiente viajante, confira nossas dicas para fazer conexão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo!
Para começar é preciso primeiro entender o que é uma conexão. Já tratamos da diferença entre escala, conexão e stopover, mas vamos relembrar! Na conexão o passageiro desembarca do avião em uma cidade intermediária e embarca em outro voo para o seu destino final. Neste período, entre um voo e outro, o passageiro está em trânsito e as regras vão variar de acordo com cada situação, se a conexão for com um voo nacional ou internacional.
Na grande parte das vezes, especialmente se a passagem foi emitida em uma só reserva, as bagagens despachadas vão até o destino final do passageiro sem a necessidade de despachá-las novamente. Entretanto, caso esteja chegando ao Brasil em um voo internacional com conexão para um destino doméstico, por exemplo, será necessário retirar as malas, passar pelo controle de passaportes, pela alfândega (receita federal) e depois entregá-las novamente no balcão da companhia.

Aeroporto de Internacional Guarulhos – terminais, companhias e outras dicas

O Aeroporto Internacional de Guarulhos André Franco Montoro (GRU) possui três terminais de passageiros e um terminal de cargas. Nos últimos meses as operações no aeroporto sofreram algumas alterações por causa das mudanças da malha aérea, então é importante ficar de olho nas informações sobre seu voo no momento da viagem.

Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos – T1

Até pouco tempo atrás, esse terminal tinha voos domésticos da Azul e VoePass. Porém, em razão da pandemia e aliança de algumas rotas com a Latam, a Azul agora opera no Terminal 2. A VoePass, quando retomar suas operações, deverá ser usar a única nesse terminal.
Quem viaja através do Terminal 1 deve fazer check-in na área A e seus portões de embarque vão de 101 a 109.
aeroporto de guarulhos terminal 1

Mapa do Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos: Imagem GRU Airport

 

Serviços oferecidos no Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos

O terminal é o mais simples do aeroporto, oferecendo aos passageiros apenas restaurantes e lanchonetes tanto na área pública como na sala de embarque. Bob’s, Casa do Pão de Queijo, Subway e Rei do Mate são algumas das opções oferecidas.

Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos – T2

No Terminal 2 opera a grande parte dos voos nacionais e alguns internacionais do aeroporto. Lá as companhias Latam, Gol e agora Azul operam seus voos domésticos. A Gol também opera voos para o exterior a partir desse terminal.
Também operam no Terminal 2 as empresas Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, Air Europa, Avianca Colômbia, Boliviana de Aviación, Copa Airlines, Ethiopian Airlines, Royal Air Maroc e TAAG.
O check-in para quem viaja nesse terminais é feito nas áreas B, C, D e E. E os portões de embarque vão de 201 a 246.
terminal 2 guarulhos

Mapa do Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos: Imagem GRU Airport

 

Serviços oferecidos no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos

O Terminal 2 oferece diversos serviços aos passageiros como bancos, caixas eletrônicos, casas de câmbio, Correios e até um supermercado da rede Carrefour. Restaurantes e lanchonetes também estão à disposição dos passageiros nas áreas públicas e nas salas de embarque nacional e internacional. Pizza Hut, Starbucks, Baked Potato e Casa do Pão de Queijo são alguns exemplos.

A sala de embarque doméstica conta com as salas VIP GOL Premium Lounge e a sala Bradesco Cartões. Já na sala de embarque internacional, os passageiros contam apenas com a sala GOL Premium Lounge. Na área pública, todos os passageiros tem acesso à sala Villa GRU.

Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos – T3

Esse é o terminal mais novo do aeroporto e onde concentram-se a maioria dos voos internacionais. Operam lá as companhias Air Canada, Air China, Air France, Alitalia, American Airlines, British Airways, Delta Air Lines, Emirates, Etihad Airways, Iberia, KLM, Latam (voos internacionais), Lufthansa, Qatar Airways, Swiss, TAP Portugal, Turkish Airlines e United Airlines.
Os portões de embarque nesse terminal vão de 301 a 326 e o check-in é feito nas áreas F, G e H.
terminal 3 guarulhos

Mapa do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos: Imagem GRU Airport

Serviços oferecidos no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos

O terminal 3 do aeroporto oferece opções sofisticadas de restaurantes como Ráscal, Johhny Rockets, Paris 6 e On The Rocks. Lanchonetes mais acessíveis como Bob’s e Burguer King também estão disponíveis.

A maioria das salas VIP do aeroporto fica nesse terminal e são todas exclusivas para passageiros embarcando em voos internacionais. São elas: Star Alliance Lounge, Latam Airlines Lounge, American Airlines Admirals Club, Mastercard Black Lounge, American Express Lounge e GRU Executive Lounge.

Dica: Só com o número do seu portão de embarque é possível saber de qual terminal o seu voo vai sair. O primeiro número se refere ao terminal de embarque, ou seja, por exemplo, o portão 109 fica no T1, o portão 221 fica no T2 e o portão 312 fica no T3, fácil, né?

Como ir de um terminal a outro no Aeroporto de Guarulhos?

Os três terminais de Guarulhos estão interligados e podem ser percorridos caminhando ou com o transporte de ônibus oferecido pela GRU Airport. Para pegar o ônibus, basta ir até a área externa de cada terminal — eles passam a cada 15 minutos durante o dia ou em até 60 minutos durante a madrugada (entre 0h e 5h). Veja o tempo necessário estimado para deslocamento entre os terminais:

 

Conexão nacional no Aeroporto de Guarulhos

Se você começará sua viagem em uma cidade brasileira voando através da Gol, Latam ou Azul, chegará em Guarulhos através do Terminal 2, que é onde operam essas companhias. No momento do check-in em sua cidade de origem, que é o processo de conferência de seus documentos, você já receberá os bilhetes de todos os seus voos até o destino final. Veja aqui como fazer o check-in.

Ao chegar em Guarulhos para fazer a conexão, você saíra na aeronave e desembarcará no terminal 2. Já no terminal 2, você deverá identificar qual é o portão de embarque desse novo voo através de sua numeração. É sempre importante conferir o número do portão de embarque com os funcionários da companhia aérea ou nas telas de voos dispostas ao longo de todo o aeroporto, é bem frequente mudanças de portão ocorrerem.

Durante a conexão doméstica, ou seja, dentro do Brasil, você não precisará pegar suas malas, elas seguirão até o destino final.

Para pegar o próximo voo em Guarulhos bastará sair do avião, no terminal 2, e procurar seu novo portão de embarque também no terminal 2 – você não precisa sair do terminal. Para o novo voo você deverá apresentar o cartão de embarque do novo voo, que lhe foi entregue no check-in. O cartão de embarque será o mesmo ainda que o portão de embarque seja alterado.

aeroporto de guarulhos check-in

Conexão internacional no Aeroporto de Guarulhos

Voos da Gol

Os voos da Gol, tanto nacionais quanto internacionais, operam no Terminal 2. Entretanto, se você faz conexão em Guarulhos para pegar um voo internacional da Gol, deverá se dirigir à área internacional desse terminal. Você chegará em seu primeiro voo na área nacional e deverá buscar as placas que indicam o acesso à sala de internacional. Depois de chegar lá, você deverá passar pelo controle de passaportes e novamente pela inspeção de segurança, que será mais rigorosa por anteceder um voo para o exterior. Ao preparar sua mala, programe-se para estar de acordo com as normas do voo internacional. Veja aqui um guia completo sobre as bagagens em uma viagem de avião.

As bagagens despachadas na origem seguirão até o destino final.

aeroporto de guarulhos conexão

Conexão Internacional – Voos da Latam e empresas internacionais – Como ir do T2 ao T3

A maior parte dos voos nacionais chegam em Guarulhos através do Terminal 2, mas muitos voos internacionais partem do Terminal 3. Sendo assim, você precisará ir do terminal 2 para o terminal 3.
O trajeto entre o T2 e o T3 não é tão próximo, mas pode ser facilmente percorrido a pé, através de dois corredores que ligam os dois terminais: um na parte externa, aberta a todo o público, e outro na área interna, ideal para quem está fazendo conexão.
Ou seja, em boa parte das vezes você não precisa refazer seu check-in no Terminal 3 ou despachar malas novamente, há uma ligação entre os dois terminais em uma área segura, que não exige desembarque. Mas fique atento ao seguir as placas para que você permaneça dentro do terminal!

“Conexão” internacional com bilhetes separados

Se você comprar voos nacionais separadamente de seu voo internacional, deverá fazer a “conexão” em Guarulhos por conta própria. Não é exatamente uma “conexão” para a companhia aérea, porque nessa situação você terá 2 bilhetes aéreos que não têm ligação entre si, mas do ponto de vista do passageiro, funciona como uma conexão.

Nesse caso você deverá desembarcar no T1 ou T2 (a depender do terminal em que chega seu avião), retirar sua mala nas esteiras, se direcionar ao balcão da companhia internacional em que irá viajar – que será no T2 ou T3 e fazer o procedimento de seu novo check-in e despacho de malas do seu voo internacional.

Nesses casos é muito importante que você tenha considerado um bom tempo de conexão em Guarulhos entre a chegada de seu voo nacional e a partida do voo internacional, entre 4h e 5h de tempo livre ao menos.

Conexão com troca de aeroporto (Guarulhos x Congonhas)

Algumas companhias aéreas podem vender passagens em que a conexão é feita em diferentes aeroportos; por exemplo, chegando em Guarulhos e pegando o próximo voo em Congonhas, ou chegando em Guarulhos e pegando o próximo voo em Campinas.

É preciso máxima atenção a esses casos porque eles exigem bastante tempo em seu deslocamento e caso um atraso ocorra, poderá atrapalhar bastante os seus planos. Fazer uma conexão com troca de aeroporto não é nada prático, mas se for necessário fazê-lo, opte por uma opção em que realmente haja tempo hábil para isso. Lembre-se que São Paulo é uma cidade grande e cheia de congestionamentos.
aeroporto guarulhos sao paulo conexao

Quanto tempo preciso para fazer uma conexão em Guarulhos?

Considere comprar passagens com pelo menos de 1h30 entre os voos para realizar uma conexão nacional e ao menos 3 ou 4 horas para voos internacionais, especialmente se você tiver que mudar de terminal ou se precisar fazer o check-in novamente.

Conexão longa em Guarulhos – o que fazer?

Se você tem uma conexão longa no Aeroporto de Guarulhos, seja ela nacional ou internacional, pode valer a pena desembarcar do terminal para explorá-lo, comer em seus restaurantes, ver suas lojas, descansar, etc. Como são 3 terminais nesse aeroporto, há muitas facilidades disponíveis aos visitantes.

  • Aplicativo GRU Airport: o aeroporto oferece um aplicativo grátis onde podem ser consultados os horários dos voos de chegadas e partidas, além de obter informações sobre as lojas e serviços oferecidos em cada terminal. O app está disponível na App Store e Google Play.
  • Wi-fi em Guarulhos: o GRU Airport oferece wi-fi gratuito por até 2 horas no aeroporto e não há necessidade de cadastro. Após esse período há planos que o usuário pode pagar para continuar usando o serviço. Caso não deseje adquirir nenhum dos pacotes, ao encerrar o seu tempo de conexão, basta conectar-se novamente.
  • Local para descansar em Guarulhos: Na área pública do T2 fica o Hotel Slaviero Fast Sleep, com várias cabines para um descanso mais confortável e em uma área bem silenciosa do terminal. Não se trata de um hotel convencional, são pequenas cabines, algumas com camas de casal, outras com beliches. O banheiro pode ser privativo ou compartilhado. É possível pagar a hospedagem por horas ou pela diária completa. Para quem tem uma conexão bem longa no local, pode ser uma boa opção, embora não seja econômico.

Já no terminal 3, está disponível o Tryp – Transit Hotel São Paulo Airport. O seu acesso fica dentro da sala de embarque internacional, então somente passageiros com passagens para o exterior terão acesso.

Outra opção é o co-working Urban Lounge & Work. O moderno espaço funciona 24 horas por dia e fica no terminal 2. O local é ideal para quem deseja trabalhar durante seu tempo de conexão. Ele também possui duchas e oferece um espaço aconchegante para trabalhar ou relaxar.

  • Salas VIP: O Aeroporto de Guarulhos é o que oferece o maior número de salas VIP no país. Se você é um passageiro frequente, está viajando em classe executiva ou primeira ou possui um cartão de crédito em parceria com os programas LoungeKey, Priority Pass, Diners Club ou Dragon Pass, certamente você tem acesso à algum dos lounges. Basta clicar nos links para conferir as salas disponíveis no aeroporto.

  • Bares e restaurantes: são dezenas as possibilidades de restaurantes para comer e relaxar enquanto aguarda o seu voo. As opções são para todos os bolsos e a variedade de tipos de comida é enorme, com opções de comida brasileira, italiana, japonesa, fast food e muito mais.
  • Supermercado: No terminal 2 é possível encontrar uma loja do supermercado Carrefour Express, um local que pode ser bacana para quem quer fugir dos preços exorbitantes cobrados em alguns estabelecimentos e onde você encontrará de tudo um pouco. Os preços costumam ser compatíveis com o de outras unidades da rede.


 
E você, tem mais dicas para fazer uma conexão no Aeroporto de Guarulhos? Compartilhe com a gente nos comentários!