Conecte SUS libera certificado para quem recebeu doses diferentes de vacinas da covid-19
Conecte SUS libera certificado para quem recebeu doses diferentes de vacinas da covid-19
Boa notícia para quem se vacinou com mais de um imunizante. O Ministério da Saúde informou na última sexta-feira que o aplicativo Conecte SUS já está emitindo o certificado nacional de vacinação contra a covid-19 para os brasileiros que tomaram doses de vacinas diferentes, seja pela falta de imunizantes ou por conta da dose de reforço.
Até então, o aplicativo oficial do governo não estava emitindo certificados para esses casos, dificultando a vida de quem precisa comprovar a vacinação para viajar, por exemplo, ou para visitar locais que têm essa exigência.
Como ainda não existe um documento internacional padrão que comprove a imunização conta a covid-19, o certificado do Conecte SUS, emitido em português, inglês ou espanhol, é a melhor alternativa para quem vai viajar e precisa provar que foi vacinado, o que está sendo exigido por muitos países. Veja passo a passo como emitir seu certificado de vacinação pelo Conecte SUS.
Certificado do Conecte SUS com doses de diferentes vacinas
A recomendação para quem já tem o aplicativo instalado no celular é atualizar o app para a última versão disponível e depois emitir o certificado.
Se a sua vacina não aparece no sistema e já faz mais de 14 dias que você se vacinou, procure a unidade de saúde onde recebeu o imunizante com o seu comprovante de vacinação em papel e peça para lançarem no sistema.
Nem todos os países aceitam doses de imunizantes diferentes
Quem recebeu vacinas diferentes poderá enfrentar dificuldades para viajar para alguns países, já que nem todas as nações definiram regras para a aceitação de mais de um imunizante. Como recentemente os Estados Unidos anunciaram que vão aceitar vacinados com doses de diferentes imunizantes, é possível que outros países sigam a mesma diretriz. Se este é o seu caso, antes de planejar sua viagem confira as regras dos países que deseja visitar.
Com informações do G1