logo Melhores Destinos

Pista principal do Aeroporto de Congonhas é liberada após conclusão das obras

Leonardo Cassol
03/09/2020 às 18:29

Pista principal do Aeroporto de Congonhas é liberada após conclusão das obras

A pista principal do Aeroporto de Congonhas voltará a receber pousos e decolagens neste domingo (6/9), após a conclusão das obras de melhoria e recuperação do pavimento asfáltico.

Com a reforma realizada pela Infraero a pista do aeroporto terá mais capacidade de drenagem para um escoamento mais rápido da água da chuva, além de uma maior aderência para os pneus das aeronaves. Isso vai deixar a operação aérea mais segura em condições meteorológicas adversas.

Com um custo de R$ 11,5 milhões, foram feitas a fresagem do revestimento asfáltico antigo, a execução de camada estrutural de concreto asfáltico com grooving (ranhuras) na região das cabeceiras e aplicação de camada superficial porosa de atrito. Também foi feita a sinalização horizontal.

O fim das obras vai permitir o retorno dos voos da ponte aérea Rio-São Paulo da GOL e da Latam, que estavam suspensas desde o mês passado. Mas a primeira operação programada é a chegada do voo LA 3009 da Latam, vindo de Belo Horizonte, com pouso previsto para as 10h05 de domingo.

Durante o período que a pista principal esteve em obras, Congonhas seguiu recebendo pousos e decolagens na pista auxiliar com aeronaves como o ATR-72 e Caravan, conforme condições estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, aeronaves de porte maior, como Boeing 737 e Airbus 320, puderam ter em Congonhas um estacionamento, já que a pista auxiliar pôde receber voos de traslado sem passageiros.

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção