Aeroporto Viracopos será devolvido ao governo federal para nova licitação
Aeroporto Viracopos será devolvido ao governo federal para nova licitação
Em medida inédita, acionistas da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A (ABV) autorizaram nesta sexta-feira o início do processo de devolução da concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos ao governo federal. As informações são do portal InfoMoney.
A decisão da concessionária de devolver o Aeroporto de Viracopos para relicitação vem em meio ao cenário de crise econômica. De acordo com a ABV, a movimentação de passageiros registrada no Viracopos em 2016 foi de apenas 52% da projeção inicial. A movimentação de cargas também foi de somente 40% do esperado. A isso, soma-se o fato de que as duas empresas brasileiras que fazem parte da concessionária recentemente entraram com pedido de recuperação judicial.
“O processo amigável de relicitação busca garantir a adequada continuidade da prestação de serviços aos usuários”, informou a administradora em nota, que foi publicada no site do aeroporto. Este é o primeiro caso de um aeroporto introduzir o mecanismo de “devolução” amigável ao governo como alternativa para concessões que passam por problemas administrativos.
Com a medida, a concessionária espera que o governo federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) coordenem uma nova licitação do terminal, processo que pode levar 24 meses. A ABV continuará na gestão do terminal até que a nova concorrência chegue ao fim.