logo Melhores Destinos

Comida, só paga! Companhias da Europa cortarão serviço de bordo gratuito

Rafael Castilho
26/09/2024 às 5:00

Comida, só paga! Companhias da Europa cortarão serviço de bordo gratuito

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Um dos últimos bastiões de comodidade na classe econômica na Europa está com hora marcada para cair por terra. A KLM e Air France, uma das únicas companhias aéreas que ainda serviam gratuitamente refeições nas suas rotas europeias de curta e média duração, vão mudar a política e encerrar o serviço grátis. O resultado esperado, mais uma vez, o passageiro será o grande prejudicado.

A companhia francesa cortará o serviço de bordo gratuito, a partir do próximo ano, primeiramente nas rotas Paris-Lisboa e Paris-Helsinque. Nestas ligações, onde a companhia compete com as low costs e com as tradicionais TAP Air Portugal e Finnair, a Air France servirá gratuitamente apenas água, chá, café e biscoito doce. Outros itens serão vendidos à la carte. A empresa afirma que “está constantemente estudando oportunidades para desenvolver sua oferta a fim de atender às expectativas dos clientes da forma mais eficaz possível, de acordo com as tendências do mercado”.

Já a outra companhia do grupo, a KLM também estudo a adoção do serviço pago em suas rotas de curta e média duração. A expectativa é que a companhia holandesa troque o serviço gratuito pelo pago a partir doe 2025. Assim, os passageiros da classe econômica da KLM só terão chá, água e café grátis, o restante da comida será pago nos voos dentro da Europa. A companhia holandesa ressalta que “os concorrentes já fizeram ajustes de serviço semelhantes e que com este novo serviço os passageiros terão mais opções do que têm atualmente, e ainda poderemos oferecer mais produtos premium”.

Vale lembrar que o fim do serviço gratuito nas rotas menores é uma tendência global. Na Europa, as companhias tradicionais como TAP, Lufthansa, Iberia, British. ITA, SAS, Swiss, entre outras, já implementaram, há algum tempo, a política da compra a bordo. Só há serviço gratuito nas longas rotas intercontinentais. Infelizmente, nós passageiros perdemos novamente!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção