Companhia aérea brasileira fecha 2022 como a mais pontual do mundo – e tem outra brasileira no top 5
Companhia aérea brasileira fecha 2022 como a mais pontual do mundo – e tem outra brasileira no top 5
Duas companhias aéreas brasileiras estão no top 5 das mais pontuais do mundo em 2022, conforme o relatório da Cirium – referência global de dados no setor aéreo. A Azul foi nomeada como líder de pontualidade em todo o mundo, enquanto a Latam ficou como a quarta mais pontual.
O ranking mundial considera as companhias aéreas que viajam entre os continentes. Dentre as demais empresas, a Delta Air Lines liderou na América do Norte, a Iberia teve o melhor desempenho na Europa, a Azul na América Latina, a AirAsia na Ásia-Pacífico e a Oman Air no Oriente Médio e África.
Veja também:
- As 10 companhias aéreas mais limpas do mundo
- A lista mais esquisita de melhores companhias aéreas do mundo
O relatório global apontou ainda a StarFlyer como a companhia aérea líder de baixo custo. Ao todo, o levantamento avaliou mais de 300 mil voos em todo o mundo, sendo 131 mil apenas na América Latina.
Precisamos do seu voto! Qual é a melhor companhia aérea nacional? Vote e participe do Prêmio do Melhores Destinos 2022!
Ranking das companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2022
- Azul (88,93% de pontualidade nos 279.722 voos realizados)
- All Nippon Airways (88,61% de pontualidade nos 162.370 voos realizados)
- Japan Airlines (88% nos 165.981 voos)
- Latam Airlines (86,31% nos 451.651 voos)
- Delta Air Lines (83,63% nos 1.004.684 de voos)
- Avianca (83,48% nos 144.525 voos)
- Emirates (81,30% nos 137.589 voos)
- United Airlines (80,46% nos 789.200 voos)
- Qatar Airways (78,32% nos 152.377 voos)
- American Airlines (78,29% nos 1.076.100 voos realizados)
Pontualidade
Quase todas as viagens de avião envolvem algum tipo de ansiedade. Saímos de casa querendo chegar o quanto antes no destino, seja por motivos profissionais, familiares ou pessoais. É por isso que cancelamentos e atrasos são tão frustrantes.
Uma companhia aérea é considerada pontual quando seus voos costumam pousar até 14 minutos depois do horário planejado de chegada. A Azul tem sido reconhecida nos últimos meses justamente por cumprir esta meta na maioria dos seus mais de 900 voos diários.
Para ter ideia, ela teve 88,2% de On-Time Performance (OTP), ou seja, quase 90% de pontualidade nos 279.722 voos realizados em 2022. Um dado que merece reconhecimento, afinal, nada como partir ou chegar em casa no tempo planejado.
Excelência operacional global
Pelo segundo ano consecutivo, a Delta Air Lines foi homenageada com o Cirium Platinum Award por excelência operacional global.
Este prêmio considera uma série de fatores, incluindo desempenho pontual, complexidade operacional e a capacidade de uma companhia aérea de reduzir o impacto da interrupção do voo aos passageiros.
O que achou do ranking global? Já teve problemas de atrasos em voos com a Azul e Latam ou não? Participe nos comentários.