logo Melhores Destinos

5 companhias aéreas que gostaríamos de ver de novo no Brasil

Mateus Tamiozzo
21/06/2025 às 10:00

5 companhias aéreas que gostaríamos de ver de novo no Brasil

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Entre empresas nacionais e internacionais com operações regulares e não-regulares, o Brasil tem hoje voos de cerca de 50 companhias aéreas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ao longo da história, embora mais difícil de contabilizar, estima-se que esse número já tenha passado de 100. Algumas acabaram ficando pelo caminho ao desistir de voar para cá em meio a crises financeiras ou em razão da famosa “estratégia operacional”, e ainda deixam saudade.

Nesta seção “nostalgia”, elencamos cinco companhias aéreas em atividade que gostaríamos de ver novamente nos aeroportos do Brasil — spoiler: uma delas já anunciou seu retorno!

Japan Airlines (JAL)

O último voo da Japan Airlines (JAL) no Brasil foi em 27 de setembro de 2010 — o JA8916 fazia a rota São PauloNova YorkTóquio. Desde então, e lá se vão 15 anos, nunca mais vimos o tsuru (ou grou-japonês, ave símbolo da companhia aérea que representa longevidade, felicidade, paz e boa sorte) no Brasil. À época do fim das operações, até mesmo um abaixo-assinado foi organizado pela comunidade japonesa pedindo a permanência da JAL.

Depois de quase duas décadas da crise que deflagrou sua saída do Brasil e outros destinos, a JAL está hoje entre as melhores empresas aéreas do mundo. Tê-la de volta ao nosso país representaria embarcar em uma multicampeã dos prêmios Skytrax — a JAL figura nas listas de melhor companhia aérea do mundo, de melhor limpeza de cabine e melhores classes Premium Economy e econômica de 2025. A hospitalidade japonesa também está refletida na companhia aérea, que é um dos grandes destaques do Skytrax em equipe de bordo.

Isso sem falar na conveniência de um voo do Brasil para o Japão via Oceano Pacífico e com apenas uma parada nos Estados Unidos, o que seria muito celebrado pela enorme comunidade japonesa no Brasil.

Korean Air

A segunda empresa da nossa lista também vem do Extremo Oriente. O voo KE62 da Korean Air fez a sua última saída do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em 26 de setembro de 2016, praticamente seis anos depois do adeus da JAL (coincidência ou não, a diferença é de apenas um dia!). Na etapa final de sua operação no Brasil, a aérea sul-coreana mantinha três voos semanais na rota São PauloLos AngelesSeul.

Outra empresa que também passou por dificuldades financeiras e recentemente se uniu à Asiana Airlines, a Korean Air foi eleita simplesmente a melhor companhia aérea do mundo de 2025 pela AirlineRatings!

Isso por si só já é um excelente motivo para querermos a empresa de volta ao Brasil. Assim como os japoneses, os sul-coreanos também são reconhecidos pelos hábitos rigorosos de limpeza, o que colocou a Korean Air no top 10 dessa categoria no prêmio Skytrax deste ano.

Com o crescimento imparável do K-Pop e a grande comunidade “dorameira” no Brasil, os voos entre São Paulo e Seul seriam certeza de ocupação máxima!

Norwegian Air

Foi uma curtíssima temporada que incluiu uma pandemia avassaladora para a aviação, mas a Norwegian Air marcou diversos viajantes por ser a primeira companhia aérea internacional low cost no Brasil a operar voos de longa distância. De março de 2019 a janeiro de 2021, com exceção do auge da pandemia, o voo DX7502 levou passageiros do Rio de Janeiro com destino a Londres.

A emergência sanitária, porém, fez a Norwegian mergulhar em uma profunda crise financeira, e, em um processo de reestruturação, optou por renunciar a todas as suas rotas de longa distância.

Um dos destaques da empresa, pelo menos no início da operação no Brasil, eram as tarifas, que chegaram a custar a partir de R$ 1.580 – sempre lembrando que se trata de uma companhia aérea low cost, sem todos os serviços encontrados em companhias aéreas “tradicionais”. Sem falar no simpático uniforme da equipe de bordo e a pintura única de suas aeronaves.

Singapore Airlines

O voo SQ67 fez sua última operação no Brasil em 20 de outubro de 2016. A aventura da Singapore Airlines de atravessar o mundo via Barcelona para pousar em São Paulo durou cinco anos.

Quase uma década depois, continuamos assistindo de longe às evoluções da companhia aérea, que fazem dela uma das mais premiadas do mundo. O desempenho da empresa é tão impressionante que a Singapore Airlines está no top 5 do Skytrax deste ano em todas as categorias nas quais pode ser avaliada! E ocupa o topo da lista de melhor primeira classe e melhor equipe de bordo. Argumentos não faltam para querermos a empresa de volta ao Brasil.

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, e Singapura como um polo global de inovação, o retorno de voos regulares para o Brasil seria ótimo para o intercâmbio de ideias e para acesso mais rápido às diversas oportunidades que nascem naquele lado do mundo. Além disso, é uma opção excelente para acesso à Europa, se levarmos em conta que os voos da Singapore para o Brasil incluíam uma parada na Espanha.

Bônus: Etihad Airways

O dia 26 de março de 2017 marcou o fim da Etihad Airways no Brasil. O voo EY190 decolou de São Paulo com destino a Abu Dhabi, e assim perdíamos mais uma companhia aérea de primeira linha — hoje, aliás, a numeração EY190 é usada na rota AtenasAbu Dhabi.

Como prova da alta qualidade de seus serviços, a Etihad figura no top 20 das categorias de melhor primeira classe, classe executiva e econômica do prêmio Skytrax de 2025. A empresa é reconhecida pela qualidade e o requinte de seus serviços, e está no top 5 de melhores equipes de aeroporto do Oriente Médio.

Para nossa alegria, em breve poderemos voltar a usufruir dessa excelência! Isso porque o (longo) hiato de quase dez anos da Etihad Airways no Brasil terminará em 2026, quando a companhia aérea pretende retomar os voos entre Abu Dhabi e São Paulo. Será mais uma ótima oportunidade para conhecer o melhor do Oriente Médio e seguir viagem até a Ásia.

E, se a demanda exigir, quem sabe a Etihad não escale eventualmente o A380 para seus voos ao Brasil para fazer frente à sua rival de emirado? Sonhar é de graça!

Com informações da revista Flap International


E aí, curtiu a lista? Qual seria o seu top 5 nostálgico? Escreve para a gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção