Companhia brasileira pode ser a primeira fora da Ásia a voar com avião chinês C919
Companhia brasileira pode ser a primeira fora da Ásia a voar com avião chinês C919
Uma companhia aérea do Brasil pode ser a primeira fora da Ásia a voar com o C919, novo avião chinês da estatal Comac. O objetivo da empresa da China é crescer e se popularizar no mercado global de aviões de passageiros, hoje dominado pelas fabricantes Boeing e Airbus. Veja a seguir os detalhes da negociação!
Aérea do Brasil vai usar avião chinês
A Total Linhas Aéreas, uma pequena companhia de carga e fretamento de Curitiba, pretende se tornar a primeira empresa fora da Ásia a comprar aviões da Comac, a fabricante estatal chinesa.
A Total e a Corporação de Aeronaves Comerciais da China (Comac) estão em negociações há meses, segundo o sócio controlador da companhia aérea, Paulo Almada, que visitará a Comac em outubro para discutir um possível pedido de até quatro aviões C919. As informações são da Reuters.
O acordo poderia promover laços mais próximos entre Brasil e China no setor de aviação. Se acontecer, o país esperaria reciprocidade, com um aumento na demanda chinesa por jatos da Embraer, disse o senador Rogerio Carvalho, que participou de reuniões com a Total.
Segundo a Reuters, as negociações entre a Total e a Comac incluem a possibilidade de financiamento do Banco de Desenvolvimento da China por 80% do valor total em até 10 ou 12 anos. Cada avião C919 tinha um preço de lista de cerca de US$ 90 milhões.
Baixe grátis o app do Melhores Destinos e receba direto no seu celular promoções, dicas e notícias de viagem!
O ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, disse que a Total procurou o governo para compartilhar suas intenções, mas não apresentou nenhum plano formal até agora.
Apenas nove aviões C919s estão atualmente em serviço desde que iniciaram a operação comercial em 2023, todos com companhias aéreas chinesas. A frota da Total conta com turboélices ATR 42-500 e cargueiros Boeing 737-400.
Por que isso importa?
Com capacidade para até 192 passageiros, o Comac C919 é o primeiro concorrente capaz de desafiar o Boeing 737 e ao Airbus A320 em décadas. As duas aeronaves são as mais usadas na avião mundial e a chegada de um novo fabricante pode ter um grande impacto na aviação mundial, especialmente neste momento em que as fabricantes americana e europeia enfrentam problemas de entregas de suas aeronaves.
E aí, será que o C919 vem pro Brasil mesmo? Vamos aguardar mais detalhes!