logo Melhores Destinos

Companhia aérea vai proibir passageiros de voar sem tomar vacina da Covid

Wendell Oliveira
23/11/2020 às 15:22

Companhia aérea vai proibir passageiros de voar sem tomar vacina da Covid

A companhia aérea australiana Qantas pretende tornar a vacinação contra Covid-19 obrigatória para os passageiros em voos internacionais, e espera que outras companhias façam o mesmo. Em entrevista para um canal de televisão local, o CEO da Qantas, Alan Joyce, disse: “Estamos mudando nossos termos e condições aos viajantes internacionais e vamos pedir que tomem a vacina antes de embarcarem na aeronave”.

Sobre a exigência da vacina nos voos domésticos, isso “vai depender do que acontecerá com a Covid-19 no mercado, mas certamente para os visitantes internacionais e pessoas que saem do país, achamos que é uma necessidade”. Joyce acrescentou ainda que o comprovante de vacinação provavelmente seria armazenado em um passaporte de saúde digital, que já está sendo desenvolvido por companhias aéreas e governos em todo o mundo.

Leia também:
Passaporte de imunidade: precisaremos de um nas próximas viagens?
Atualizado: Confira a lista de 100 países para onde brasileiros podem viajar
Conheça os passaportes mais poderosos do mundo!

Vacina obrigatória

Ao que parece a Qantas não está sozinha ao insistir para que os viajantes tenham que apresentar um passaporte com comprovante de vacinação. “Tenho conversado com meus colegas em outras companhias aéreas ao redor do mundo e acho que esse será um tema comum em todos os setores”, acrescentou Joyce.

Kit viagem dos novos tempos: passaporte, máscara e álcool em gel

Kit viagem dos novos tempos: passaporte, máscara e álcool em gel — e possivelmente a vacina

“O que estamos analisando é como você pode ter um comprovante de vacinação, uma versão eletrônica dele, que certifique que a vacina é aceitável para o país para onde você está viajando. Há muita logística, muita tecnologia que será necessária para que isso aconteça, mas as companhias aéreas e os governos estão trabalhando nisso neste momento.”

Várias agências governamentais já estão estudando como adaptar o chip dos passaportes modernos para incluir um “campo de vacinação”, ou se um novo passaporte contendo algum tipo de carimbo de vacinação pode ser necessário.

Joyce acrescentou que estava “muito otimista” quanto às perspectivas de uma vacina, que “poderia ver as fronteiras (internacionais) se abrirem significativamente até 2021”.

Comprovante de vacinação

As observações do CEO da Qantas estão de acordo com a nova Política Nacional de Vacinação do governo australiano, que foi divulgada no início deste mês. Esta política sugere que os visitantes estrangeiros podem ter que apresentar um certificado de vacinação antes de embarcar em seus voos.

Em setembro, o presidente-executivo da Etihad, Tony Douglas, explicou ao Financial Times como a introdução de vistos de saúde poderia ajudar a certificar que os passageiros estavam seguros para voar, ajudando o setor de aviação a se recuperar da pandemia em curso.

SuíçaAlemanhaItália e Reino Unido são alguns dos países que já cogitaram a possibilidade de emitir o documento para seus cidadãos curados. A Associação de Hoteleiros de Madri planeja criar o selo “Covid-19 Free Hotel”, para estabelecimentos que atestem que tanto funcionários quanto hóspedes não têm o vírus. O CEO da Delta, Ed Bastian, também levantou a possibilidade de a companhia exigir certificados de “boa saúde” dos passageiros.

Na França, os prefeitos de Nice e de Paris sugeriram que o direito de entrar e sair dos países deveria estar atrelado à apresentação de um passaporte de saúde, fosse comprovando a presença de anticorpos ou o teste PCR negativado nas últimas 48 horas. Bom, dá para ver que conversa foi longe. Tanto que atiçou até startups: uma delas, britânica, já inventou o CoronaPass, um aplicativo que armazena o status de imunidade do usuário obtido junto aos órgãos de saúde do país, que pode ser facilmente apresentado às autoridades quando solicitado.

Com informações da Executive Traveller


E você, o que acha da obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 para viajar? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção