Como é voar para o Deserto do Atacama com a Latam
Como é voar para o Deserto do Atacama com a Latam
Embarcamos rumo ao Deserto do Atacama na rota operada pela Latam, com saída do Aeroporto de Guarulhos e conexão em Santiago do Chile. Neste post vamos te contar todos os detalhes da viagem e o que você precisa saber para chegar a um dos mais espetaculares destinos chilenos. À primeira vista, chegar ao Deserto do Atacama parece bastante complicado, mas a oferta de voos para a região é bem grande e não será difícil alcançar aqueles cenários magníficos.
Como é voar para o Deserto do Atacama
A principal porta de entrada para o Deserto do Atacama é o Aeroporto El Loa Calama (CJC), situado a 100 km de San Pedro de Atacama, povoado base para hospedagem e também para os principais passeios pela região. Como não há voo direto do Brasil para Calama, é necessário fazer uma conexão no Aeroporto de Santiago Arturo Merino Benítez (SCL), em Santiago do Chile. A boa notícia é que a oferta de voos do Brasil para Santiago — e de Santiago para Calama — é imensa, o que facilita bastante a vida de quem pretende explorar as belezas do deserto chileno.

Voo de Santiago para Calama, no Deserto do Atacama
Para chegar ao Deserto do Atacama, viajei a convite da Latam, que opera atualmente voos direto para Santiago do Chile a partir de 9 cidades brasileiras, entre elas Guarulhos, em São Paulo, de onde partiu o meu voo. Somente com saída de Guarulhos, há 78 opções de voo na semana. Já para o voo entre Santiago do Chile e Calama, você encontrará mais de 80 opções de voos semanais.
Outras cidades que oferecem voos da Latam para Santiago do Chile são Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza e Recife. Impossível não encontrar uma rota que caiba nos seus planos de conhecer o Atacama.
Compra da passagem
Como viajei a convite da Latam, não realizei a compra da passagem. Mas, você sabe, a gente adora uma pesquisa de preço, então procuramos pelas melhores tarifas e encontramos passagens de ida e volta, entre Guarulhos e Calama, com valores a partir de R$ 1403. Para não perder as promoções de passagem para o Deserto do Atacama, baixe grátis o aplicativo do Melhores Destinos e fique atento a todos os alertas!
Documentação para a viagem ao Chile
Brasileiros não precisam de visto ou vacinas para viagens ao Chile, sendo necessário apenas apresentar passaporte válido ou RG (em bom estado e, preferencialmente, com menos de 10 anos de emissão) para entrar no país.
Outro detalhe importante é o preenchimento obrigatório da declaração alfandegária do Chile. O documento fica disponível online 24h antes do voo e pode ser acessado neste link.
Check-in
Antes do dia da viagem, consegui acessar a minha reserva e fazer a marcação do assento pelo aplicativo da LATAM. Escolhi uma poltrona da categoria Latam +, que oferece um pouquinho mais de espaço para as pernas. Na véspera do embarque, também já garanti o check-in online.
Qual lado do avião sentar em um voo para Santiago do Chile?
O voo do Brasil para Santiago do Chile é famoso pelo maravilhoso visual que proporciona para a Cordilheira dos Andes. E sempre fica a dúvida de qual lado do avião sentar para aproveitar a vista. A verdade é que o avião atravessa a Cordilheira, o que permite vê-la a partir de ambos os lados do avião. A diferença é que, ao sentar-se do lado direito, você terá a chance de ver também o Monte Aconcágua. Por isso, na dúvida, sente-se à direita da aeronave. Lembrando sempre de garantir um lugar na janela. E foi o que eu fiz!
No dia do voo, cheguei ao aeroporto com mais de três horas de antecedência e estava tudo bem tranquilo. Como eu já tinha realizado o check-in online, aproveitei para imprimir o cartão de embarque, a etiqueta da bagagem e depois foi só despachar a mala, já etiquetada até Calama. Tudo sem uma fila sequer.

Embarque e decolagem do primeiro voo – Aeroporto de Guarulhos (GRU) para Aeroporto de Santiago do Chile (SCL)
Depois de despachar a mala, entrei na área de embarque e aproveitei para dar uma voltinha no free shop e também nas salas VIP. Como eu ainda não conhecia a sala da Nomad, fui conferir o espaço. Para a minha surpresa, a sala da Nomad estava bem mais tranquila se comparada à da Latam, que estava bem concorrida, mesmo sendo 6h da manhã! Aproveitei então as bebidas e comidinhas de ambas para garantir que não sentiria fome no voo. Depois, foi só esperar o horário da decolagem, que estava programada para às 8h35.

Sala da Nomad em Guarulhos
- Sala VIP Latam
- Sala VIP Latam
O embarque do primeiro voo – de Guarulhos para Santiago do Chile – estava previsto para 7h35, pelo portão 313. Entretanto, um atraso na chegada da tripulação fez com que o início do embarque começasse somente às 8h15.

Enquanto esperava, percebi que diversos passageiros do grupo 6 foram solicitados a medir a mochila ou bolsa pessoal antes de entrar na aeronave. E muita gente precisou pagar pela bagagem, já que agora há uma tarifa que não inclui bagagem de mão, e sim somente a bolsa pessoal, com medidas bem mais restritas. Fique atento na hora de realizar a sua compra para não ter um prejuízo depois.

Às 8h20, entrei no ônibus para o embarque remoto e segui rumo à aeronave da Latam. O tempo estava fechado, mas eu tinha esperança que melhorasse antes do trecho que atravessa a Cordilheira dos Andes, um dos cenários mais lindos em voos pelo mundo.

Depois do embarque encerrado, as portas da aeronave foram fechadas às 9h10 e o avião decolou às 9h28, somando quase 1h de atraso do horário previsto. A decolagem foi bem tranquila e logo estávamos voando rumo a Santiago. A previsão era de um voo com 4h25 de duração.

Cabine do Airbus A321
O voo da Latam de Guarulhos para Santiago foi operado em um Airbus A321, com configuração 3 – 3, sendo as quatro primeiras fileiras da classe premium, mais alguns assentos da classe econômica com espaço extra do Latam +; e o restante com assentos comuns da classe econômica.

Os assentos do voo da Latam para Santiago contam com tomada universal, entrada USB, mesinha e porta treco na poltrona à frente. Tudo bem simples. Para maior conforto durante o voo, a poltrona tem apoio para a cabeça, permitindo uma soneca sem cair sobre o vizinho. É oferecido ainda a todos os passageiros, travesseiro e colcha.
Quem está sentado da Premium Economy (que não era o meu caso) recebe um kit de amenidades com tapa olho, meia, protetor auricular, escova e pasta de dentes. Achei a bolsa bem bonitinha, com estampa da artista equatoriana Paula Barragán.

Kit de amenidades da Premium Economy
Assento no voo de Guarulhos para Santiago do Chile
Eu estava sentada na poltrona 5F, na janelinha do lado direito do avião. E a escolha não foi aleatória! Eu estava focada em ver a Cordilheira dos Andes, com o Monte Aconcágua, e sem asa ou motor interferindo na cena.
Vale dizer que eu não gosto de viajar na janela, porque costumo ir muito ao banheiro e tenho vergonha de pedir aos outros passageiros para levantarem. Mas, pelo bem desta avaliação, garanti o assento com vista, mesmo ficando apertada para fazer xixi boa parte do voo.
Vai dizer que você nunca passou um aperto voando por aí? Eu já passei vários.

Como eu estava em uma poltrona da classe econômica Latam +, eu contava com um espacinho extra para as pernas. Não que eu precise tanto, já que tenho 1,56 m, mas é sempre bom um pouco mais de conforto.
Entretenimento de bordo
Sobre o entretimento de bordo, é importante ressaltar que neste voo da Latam não há revistas ou tela individual. Caso o passageiro deseje consumir algum conteúdo, é preciso conectar o WI-FI da aeronave e o serviço do Latam Play.
Estavam disponíveis no voo diversos filmes, seriados, programas de TV, revistas e seleções musicais, que podiam ser acessados pelo celular, tablet ou computador. Neste quesito, apesar da falta enorme que faz a tela individual, preciso dizer que a seleção dos filmes estava excelente, com diversos títulos que concorreram ao último Oscar, incluindo o brasileiro Ainda Estou Aqui.
Além de ser possível acessar o entretenimento de bordo, o Wi-Fi do voo permite ainda o uso gratuito do WhatsApp para membros do Latam Pass. Para quem quiser outros tipos de acesso, é possível pagar por diferentes passes, com custos a partir de 2 dólares.
Serviço de bordo
Uma hora após a decolagem, foi oferecido o serviço de bordo aos passageiros. Eu recebi um sanduíche quente de queijo e presunto, uma fatia de bolo de cenoura e frutas frescas. Para acompanhar, pedi um café com creme. O lanche era simples, mas saboroso. Suficiente para uma viagem de pouco mais de 4h. Lembrando, claro, que passei antes na sala VIP para fazer um lanchinho.

Serviço de bordo da econômica
Vista do voo
Nessa altura do voo, o difícil era só segurar o sono, afinal, eu estava acordada desde 3h30 da manhã. Mas, como o melhor estava por vir, aguentei firme! A Cordilheira dos Andes começou a surgir na paisagem faltando meia hora para o pouso. O piloto pediu para todos afivelarem os cintos de segurança e assim seguimos para um dos sobrevoos mais lindos do mundo. O meu objetivo era identificar o Monte Aconcágua na paisagem, mas, confesso, não tenho certeza de qual dos picos nevados era ele, rs.

Vista do voo do Brasil para Santiago do Chile
Pouso em Santiago do Chile
Passada a Cordilheira, foi iniciado o processo de pouso. A aeronave tocou o solo de Santiago do Chile às 12h28, hora local, com quase meia-hora de atraso. A conexão para Calama estava prevista para decolar de Santiago do Chile às 15h32, então eu tinha um tempinho para fazer todos os trâmites de aeroporto.

Imigração em Santiago do Chile
É importante saber que, mesmo a bagagem estando etiquetada até Calama, foi necessário fazer o processo de imigração em Santiago. E aqui vale uma dica: todos os passageiros devem preencher a declaração alfandegária, disponível online 24h antes do voo. O preenchimento é obrigatório. Caso não seja feito online, deverá ser feito na chegada ao Chile.
Na imigração, também é importante estar atento ao PDI, um documento de registro de entrada que estrangeiros recebem no acesos ao país. Este documento deve ser apresentado na saída do Chile, por isso, cuide dele com carinho!

Embarque no voo do Aeroporto de Santiago do Chile (SCL) para o Aeroporto de Calama (CJC)
Passada a imigração, foi necessário retirar a bagagem na esteira para despachar novamente, desta vez rumo a Calama, em voo doméstico. Como a bagagem já sai etiquetada do Brasil até o destino final, apenas a deixei na esteira do guichê especial para conexões e logo segui rumo ao terminal doméstico.

E aqui vai uma dica muito importante! O terminal doméstico do Aeroporto de Santiago é distante do terminal internacional. Com isso, é necessária uma caminhada longa até lá. Portanto, não pegue uma conexão com tempo apertado demais. Você arrisca perder o voo e estragar a sua experiência de viagem.

Caminho entre os terminais do Aeroporto de Santiago do Chile
Entre o pouso da aeronave e a chegada à entrada do embarque do terminal doméstico, levei exatamente uma hora. Como não tinha o portão de embarque, escolhi a primeira sala VIP que apareceu, só para garantir um lanchinho.
O embarque no voo para o Aeroporto de El Loa Calama aconteceu pelo portão B05 e começou às 14h40, bem no horário previsto. Foi um embarque rápido e tranquilo. O voo decolou às 15h45, praticamente sem atraso.

Cabine e assento
A aeronave do voo entre Santiago do Chile e Calama foi um Airbus A321, com características idênticas ao primeiro voo, incluindo a cabine, entretenimento de bordo e Wi-Fi. Novamente, escolhi a poltrona 5F, mas, desta vez, eu não estava na expectativa de um cenário incrível. E foi aí que eu acertei, mesmo sem saber.
Visual do voo de Santiago para Calama
Somente na aeronave percebi que a rota entre Santiago e Calama segue paralela à Cordilheira dos Andes, o que permite apreciá-la durante boa parte do voo. Entretanto, o cenário está disponível apenas para quem sentou à direita da aeronave. O que era o meu caso, por pura sorte! Portanto, se você vai viajar até Calama, lembre-se de garantir uma janelinha deste lado do avião.

Vista do Deserto do Atacama durante o voo
Serviço de bordo
A diferença do primeiro voo para este foi o serviço de bordo. Para a classe econômica, foram oferecidos uma barra de cereal ou um saquinho de pipoca, além de bebidas variadas. Eu ganhei de presente dos comissários um lanchinho da Premium Economy, com vinho branco, batata chips e ainda um sanduíche de carne. Aproveitei e pedi também um cafezinho para ajudar a despertar antes do pouso.

Serviço de bordo da econômica
- Serviço de bordo da premium economy
- Serviço de bordo da premium economy
Pouso em Calama
Às 17h27, a aeronave da Latam tocou o solo de Calama, 13 minutos antes do horário previsto para chegada. Saindo do avião, foi só retirar a bagagem e deixar o aeroporto.

Trajeto final até o Deserto do Atacama
Mas a viagem não se encerra aqui! Para chegar a San Pedro de Atacama, principal base para passeios e hospedagem no Deserto do Atacama, foi preciso ainda pegar um transfer terrestre, mas esse trecho já não é mais com a Latam e sim com o hotel onde nos hospedamos.

Entre o Aeroporto de Calama e San Pedro de Atacama são mais 100 km de pé na estrada. E como já era fim de tarde, ainda deu para curtir o pôr do sol no caminho.
Contrate aqui o seu transfer de Calama para San Pedro de Atacama.

Hotel em San Pedro de Atacama
Passamos quatros dias no Deserto do Atacama a convite do Tierra Atacama. Um dos melhores hotéis do Chile, o Tierra Atacama oferece instalações que são uma mistura perfeita do luxo com o lado rústico do Deserto do Atacama. O serviço é all inclusive. Com isso, refeições, bebidas e também os passeios fazem parte das diárias do hotel. Fora alguns mimos que encontramos por lá, como presentes todos os dias no quarto. Nós amamos cada minutos da experiência!

Tierra Atacama, o nosso hotel em San Pedro de Atacama
Confira mais detalhes sobre a hospedagem no Tierra Atacama e experimente uma viagem de luxo ao deserto mais seco e mais alto do mundo!
Está com viagem marcada para o Atacama? Veja algumas opções de hotéis na região de San Pedro de Atacama.
| Hotel | Nota | Link |
| Tierra Atacama | 9.8 | Reserve aqui |
| Hotel Jardin Atacama | 9.1 | Reserve aqui |
| La Casa de Don Tomás | 9.2 | Reserve aqui |
| Hotel Casa Algarrobo | 8.5 | Reserve aqui |
| San Pedro Domos | 8.1 | Reserve aqui |
Voo de volta
Preciso contar que fiquei muito empolgada com a vista no voo de Santiago para Calama. E eu queria ver tudo novamente! Então, no voo de volta (operado em um A320), troquei o meu assento para ver a Cordilheira durante todo o trajeto. Infelizmente, o tempo estava fechado e só o que pude apreciar foram muitas nuvens.

Ainda perdi também a Cordilheira dos Andes no voo de Santiago para o Brasil, já que foi um voo noturno. Para compensar a desilusão, ganhei um bilhetinho fofo da equipe de comissários de bordo.

Não vejo a hora de voltar ao Deserto do Atacama. E que seja sempre com céu limpo e linda vista! Espero na próxima conseguir ir de Premium Economy, rs. Lembrando sempre de sentar à direita no voo de ida e à esquerda no voo de volta.

Avaliação final do voo da Latam para o Deserto do Atacama
A rota da Latam que conecta o Brasil ao Atacama costuma ter preços bem acessíveis. Com uma oferta tão ampla de voos, não será difícil conseguir um horário que se encaixe nos seus planos de viagem.
O que considero fundamental neste trajeto, é estar atento ao lado do assento para garantir apreciar a linda vista do voo. Sentado na poltrona da janelinha, você nem vai sentir falta das telas de entretenimento de bordo. Lembrando que na ida, o importante é estar no assento da direita. Já na volta, sente-se à esquerda.

Voo de Santiago do Chile para Calama, no Deserto do Atacama
Vale também destacar que o tempo de conexão precisa ser suficiente para fazer a imigração e ainda trocar de terminal no aeroporto. Não pegue uma conexão apertada demais. Eu considero como tempo seguro o mínimo de 2h entre os dois voos. E ainda assim será uma correria. Quer certeza de dar tudo certo? Escolha uma conexão com 3h entre os voos. No mais, é só aproveitar muito o Deserto do Atacama!
E aí? Você já fez esse voo com a Latam? Conta pra gente o que achou e ajude outros viajantes!