logo Melhores Destinos

5 dicas para viajar sem ninguém do seu lado no avião

Sandro Kurovski
11/12/2020 às 15:36

5 dicas para viajar sem ninguém do seu lado no avião

Sentar ao lado de desconhecidos durante uma viagem de avião nem sempre é uma experiência muito agradável. Nunca se sabe o tipo de vizinho que vamos ter, não é mesmo? Mas felizmente existem algumas estratégias para aumentar (e muito!) as chances de ter apenas um assento vago como companheiro de jornada. Até porque um pouquinho de espaço adicional e conforto são sempre bem-vindos, ainda mais em tempos de pandemia.

Quem acompanha os relatos de voo no canal do Melhores Destinos no Youtube já notou que na maioria das vezes não há ninguém sentado do meu lado. Não é simples coincidência ou “sorte”. Nesse post revelo as 5 estratégias que uso para ter mais chance de ficar sozinho. E não se preocupe, elas não envolvem compra de assentos extras, suborno, nem artimanhas para afugentar os coleguinhas de fileira. Mas já adianto que não existe mágica nem milagre. Se o voo estiver lotado só lamento, não vai ter o que fazer.

 

Estratégias para sentar sem ninguém ao seu lado no avião

1 – Escolha um lugar no fundo do avião

Nos voos com pouca ocupação é justamente lá atrás que costumam ficar a maior parte dos lugares vagos. E onde você terá maiores chances de encontrar uma fileira exclusiva só para você. Em um voo mais longo dá até para deitar e improvisar uma cama.

assentos do lado vazios no avião

Claro que sentar no fundão tem lá suas desvantagens como já falamos no post sobre como escolher os melhores lugares no avião, principalmente em voos internacionais de longa duração. Você pode ficar sem opção na hora da refeição, já que é comum que as opções do cardápio sejam limitadas. E quase todas as companhias começam a servir da frente para o fundo da aeronave. Além disso, a turma do fundão costuma sair por último do avião, o que pode ser difícil para os mais ansiosos.

Realmente não dá para ter tudo e é preciso avaliar os riscos. Se o voo estiver lotado você não vai ter a comodidade que esperava e ainda pode ter outros percalços.

2 – Fique de olho na ocupação da aeronave ao fazer o check-in

Desde que as companhias aéreas passaram a cobrar pela marcação antecipada de assento, ficou mais difícil saber com antecedência onde estarão os lugares desocupados. Isso porque a maioria das pessoas deixa para escolher o assento gratuitamente apenas no momento do check-in. Mesmo que você tenha escolhido um assento com lugares vazios do seu lado na hora de fazer a compra da passagem, vale a pena conferir o mapa de assentos novamente quando for fazer o seu check-in e escolher outro lugar, se for o caso.

poltrona vazia no avião

Algumas companhias cobram pela marcação de assento nas tarifas mais básicas, mesmo no check-in, como é o caso da Latam, TAP, Alitalia e Emirates, só para citar alguns exemplos. Nesse caso, o sistema irá atribuir um assento aleatoriamente e haverá cobrança adicional caso você queira escolher um lugar diferente. É justamente para esses casos que servem as próximas estratégias…

3 – Peça para trocar de lugar antes do embarque

Se a companhia aérea com a qual você vai viajar cobra para escolher o assento mesmo no check-in, não se dê por vencido! Pedindo com carinho é possível conseguir uma mudança gratuita. Se você já verificou que os lugares ao seu lado foram preenchidos ao consultar o mapa da reserva ou fazer check-in on-line, no aeroporto é possível conversar com o atendente no balcão da companhia e verificar a possibilidade de mudança. Também dá para falar com os agentes no próprio portão de embarque. Foi dessa forma que consegui uma fileira só pra mim quando fiz o relato sobre como é voar com a Alitalia.

Se a troca for negada não fique chateado com o agente, já podem haver restrições devido ao balanceamento da aeronave, ou mesmo uma determinação mais rígida da companhia que ele é obrigado a seguir.

4 – Verifique a possibilidade de trocar de lugar após o embarque

Caso nenhuma das estratégias anteriores funcione, ainda há esperança. Fique de olho se há fileiras vagas ou lugares com o assento do meio vazio. Após a finalização do embarque pergunte a um comissário se é possível mudar para uma dessas poltronas. Mas atenção! Não mude de lugar por contra própria para evitar constrangimentos. Alguns lugares são reservados para venda por possuirem mais espaço (ou alguma vantagem adicional) e não poderão ser ocupados mesmo que estejam vagos. Nesse caso, você será convidado a retornar ao seu assento original. Esses lugares normalmente estão nas primeiras fileiras da aeronave e nas saídas de emergência.

5 – Considere pagar por um assento premium

Essa definitivamente não é a maneira mais econômica de ter uma poltrona livre ao seu lado. Mas, sem dúvida, é a que dá menos trabalho. Isso porque a maioria das pessoas não gosta de pagar mais caro para escolher o lugar no avião e é comum que as áreas premium fiquem com alguns lugares vazios, principalmente as poltronas do meio. Em algumas companhias, inclusive, a poltrona do meio é bloqueada nessas sessões, como é o caso da Premium Economy da Latam. É uma aposta mais certeira, que muitas vezes compensa o investimento.

poltrona do meio bloqueada no avião classe premium economy Latam

Vale lembrar que esses lugares incluem outros benefícios, como check-in prioritário, embarque preferencial, bagagem despachada, mais espaço para as pernas, bagageiro exclusivo na cabine, milhas extras e até serviço de bordo diferenciado.

A dica aqui é escolher assentos premium mais afastados da porta. Clientes frequentes possuem desconto ou até isenção de taxa para marcar esses lugares, e normalmente esse tipo de passageiro gosta de ficar perto da porta para sair mais rápido da aeronave. Por esse motivo, os lugares no fim da sessão premium tendem a ser ocupados por último.

Dica extra para quem viaja em dupla ou casal

Quando estiver viajando acompanhado marque um lugar na janela e o outro no corredor. A chance do assento do meio ficar vago será muito maior. E, caso ele seja ocupado por alguém, basta oferecer o lugar da janela ou do corredor, que dificilmente alguém irá recusar.

Casal no avião usando máscara

Em minha defesa, só quero acrescentar que não sou do tipo anti-social e não me importo de dividir o apoio de braço com estranhos. Mas como geralmente faço imagens durante o voo para mostrar como é a experiência de viajar com aquela determinada companhia, fico com receio de incomodar outras pessoas, fora a limitação de fazer imagens de terceiros. Por esse motivo, sempre explico que faço vídeos para que a pessoa fique confortável.

Já conhecia ou usava alguma dessas estratégias? Tem alguma outra dica? Conta pra gente nos comentários.

Veja também:

Os piores lugares no avião e dicas para evitá-los

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção