logo Melhores Destinos

Como preencher o formulário DS-160: guia completo e em português para o visto americano

Luigi Rigoni
03/03/2025 às 14:00

Como preencher o formulário DS-160: guia completo e em português para o visto americano

Preencher o Formulário DS-160 é o primeiro passo para tirar o visto americano. É por meio dele que as autoridades identificam quem é o candidato e suas intenções com a viagem. Seja para turismo, estudos ou trabalho, todos os viajantes precisam passar por essa etapa. O formulário DS-160 é extenso e cheio de detalhes, que podem assustar em um primeiro momento. Mas garantimos, não é esse terror todo!

Com paciência e transparência, você responde às perguntas no site do consulado americano e dá início ao processo de retirada do tão sonhado visto para os Estados Unidos. Para te ajudar, preparamos um guia, em português e cheio de dicas, com o passo a passo de como preencher o formulário DS-160. Sugestão: deixe esse post aberto no navegador para ir acompanhando enquanto responde ao formulário. Vamos lá!

Baixe o aplicativo Melhores Destinos e planeje sua viagem para os Estados Unidos economizando com passagens aéreas e hotéis!

Formulário DS-160

O DS-160 é um formulário digital respondido pelo site do consulado dos Estados Unidos e a primeira etapa para quem quer tirar o visto americano. Todos os candidatos devem preencher o formulário, independente da motivação para a viagem. É por meio dele que as autoridades responsáveis identificam o perfil do candidato e analisam se ele se enquadra para o visto ou não. Ou seja, responder às perguntas com precisão e transparência é fundamental para a aprovação, já que as informações serão checadas em outras etapas do processo.

O que saber antes de começar a preencher

Antes mesmo de começar a preencher o DS-160, você deve ter em mente quais seus objetivos nos Estados Unidos, isso porque os planos da viagem determinam qual tipo de visto você deve solicitar. Há vários disponíveis, cada um com seus valores, validades e permissões de permanência. O visto para turistas é o B1/B2, mas você pode conferir a lista completa aqui.

Se você começou a se planejar agora e quer entender melhor o processo de como tirar o visto americano, recomendamos que leia e assista aos outros conteúdos que já produzimos sobre o tema. O vídeo abaixo te dará uma excelente dimensão de todos os processos!

Leia também:

Como tirar o visto americano passo a passo: um guia completo em 6 etapas simples

Como renovar o visto americano de forma rápida e sem entrevista

Os 7 piores erros que as pessoas cometem ao solicitar o visto americano

Passo a passo de como preencher o DS-160

– Passo 1

Separe todos os documentos e informações para o preenchimento: passaporte, itinerário de viagem (caso já tenha definido), datas das suas últimas visitas aos Estados Unidos ou outros países nos últimos 5 anos (caso tenha ido) e currículo (informações sobre educação e histórico de trabalho). A relação completa está disponível aqui.

Acesse o site do consulado americano clicando aqui. Recomenda-se usar os navegadores Chrome, Edge ou Firefox. No topo da página, em “Select Tooltip Language”, há como escolher “português” para ver as traduções ao passar o cursor do mouse sobre o texto. Porém, a ferramenta não funciona tão bem assim. Uma opção mais eficiente é ativar a tradução automática do Google, clicando em “traduzir esta página” na barra de endereços.

DICA! Formulário DS-160 em Português

Use a própria ferramenta de tradução automática do Google para ler as perguntas já em português.

Em “Get Started”, vá ao campo “Select a location where you will be applying for this visa” (local onde você vai solicitar o visto). As opções de consulados são: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Preencha o código de verificação e clique em “Start an Application” (iniciar a solicitação).

ds 160 formulário

Na área marcada em vermelho, você seleciona o consulado onde fará o processo do visto e começa a preencher o formulário.

– Passo 2

Na próxima página, em “Computer Fraud and Abuse Act Notices”, o consulado americano esclarece que informações, como a data e a hora de acesso, são coletadas e monitoradas pelo site e usadas para evitar fraudes. Selecione “I AGREE” (eu aceito), para dar continuidade.

ds 160

Clique em I AGREE, no fim da página.

Abaixo, em “Application Information”, a orientação é guardar bem o seu Application ID, uma sequência de letras e números que identifica a inscrição. Se o sistema cair (o que é comum) ou se você quiser concluir seu pedido em outro momento, é possível salvar o formulário e continuar de onde parou. Para isso, será necessário o ID, ano de nascimento, as cinco primeiras letras do sobrenome (contando com espaço) e a resposta à pergunta de segurança, escolhida em “Security Question”. Selecione uma opção e preencha a resposta logo abaixo, em “Answer”. Depois, clique em “Continue”.

formulário DS-160

Em vermelho, no topo, o número da Application ID, embaixo, o campo para selecionar a pergunta de segurança e o espaço para a resposta.

Reforçando: anote o número da sua Applicantion ID, ela será necessária em vários momentos.

– Passo 3

Na próxima etapa, você começará a preencher as informações pessoais no formulário DS-160. Nome, sobrenome, data de nascimento, estado civil, são algumas das perguntas. Importante: os dados devem estar exatamente como no seu passaporte. Outro detalhe é que o sistema não aceita acentos, caso alguma informação seja escrita com eles, digite sem.

Confira abaixo a orientação para cada campo da página Personal Information 1:

  • Surnames (sobrenome): todos os sobrenomes devem ser inseridos exatamente como constam no passaporte. Caso tenha o sobrenome do pai e da mãe, coloque os dois, caso só tenha um, use apenas ele.
  • Given Names (primeiro nome): digite seu nome, se ele for composto, escreva normalmente.
  • Full Name in Native Alphabet (nome completo no alfabeto nativo): nome completo, lembrando que não são aceitos acentos.
  • Have you ever used other names (i.e., maiden, religious, professional, alias, etc.)? (Você alguma vez usou outro nome?): inclui nome de solteiro, nome religioso, nome profissional ou quaisquer outros nomes usados no passado. Caso tenha, selecione sim e preencha o campo com o antigo nome.
  • Do you have a telecode that represents your name? (Você tem um telecode que representa seu nome): telecode é uma sequência de dígitos que correspondem ao nome. Esse campo não é aplicável aos brasileiros, então responda no.
  • Sex (sexo): selecione male para homem e female para mulher.
  • Marital Status (estado civil): single para solteiro, married para casado, divorced para divorciado, widowed para viúvo.
  • Date and Place of Birth (data e local de nascimento): Date of Birth, preencha com dia, mês e ano de nascimento; em State/Province, coloque estado em que nasceu; e no Country/Region o país.

Importante: lembre-se de salvar o processo, clicando em save no final da página. Assim, mesmo que o sistema caia ou você precise pausar o preenchimento, terá as informações salvas para continuar depois.

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

como preencher ds-160 visto

Informações pessoas são preenchidas sem acentos

– Passo 4

Em “Personal Information 2” você continuará respondendo perguntas sobre nacionalidade e documentos de identidade.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página Personal Information 2:

  • Country/Region of Origin (país de origem): Selecione Brazil.
  • Do you hold or have you held any nationality other than the one indicated above on nationality? (você tem ou já teve outra nacionalidade além da indicada?): marque yes se tiver outra nacionalidade.
  • Are you a permanent resident of a country/region other than your country/region of origin (nationality) indicated above?  (você é residente de outro país que não o seu de origem indicado acima?): caso você seja um brasileiro que mora em outro país, marque yes e adicione o país, caso não, selecione apenas no.
  • National Identification Number (número de identidade): insira o seu CPF.
  • U.S. Social Security Number (número do seguro social do US): marque Does Not Apply (não se aplica).
  • U.S. Taxpayer ID Number (número de identificação do contribuinte): marque Does Not Apply (não se aplica).

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

formulario ds 160 onde preencher

Lembre-se de ir salvado cada etapa do processo, pois o sistema é instável.

– Passo 5

Em “Travel Information”, você informará o motivo da viagem e selecionará o tipo de visto desejado. Para estadias temporárias a negócios ou turismo, a categoria de visto é a B. Lembrando que é importante responder o formulário DS-160 com honestidade, já que as informações serão checadas e inconsistências podem levar a não aprovação do visto.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página Travel Information:

  • Purpose of Trip to the U.S (Propósito da viagem aos EUA): selecione Temp. Business Pleasure Visitor B (Visitante temporário a trabalho ou lazer), o visto para turistas.
  • Specify (Especificar): o visto do tipo B têm subcategorias, a B1 (negócios e conferências) e B2 (lazer ou tratamentos médicos), selecione a opção Business & Tourism (Temporary Visitor) (B1/B2). 
  • Have you made specific travel plans? (Você fez planos específicos para a viagem?): caso já tenha planejado a viagem, sabendo as datas, quando e para onde vai para os Estados Unidos, clique em yes, caso não, selecione no, porém, sabendo que pelo menos uma estimativa da viagem será necessário fornecer.
    – Respondi yes, tenho planos específicos para a viagem – Preencha as perguntas: Date of Arrival in U.S. (data de chegada), Arrival Flight (voo de chegada), Arrival City (cidade de chegada), Date of Departure from U.S (data de partida), Departure Flight (voo de partida), Departure City (cidade de partida) e Address Where You Will Stay in the U.S. (endereço de onde você ficará com rua, cidade, estado e código postal, respectivamente).
    – Respondi no, não tenho planos específicos para a viagem – Preencha as perguntas (com informações estimadas de quando planeja viajar e para onde): Intended Date of Arrival (data pretendida de chegada), Intended Length of Stay in U.S. (tempo pretendido de permanência, atentando-se para o número de dias que condiz com a viagem), Address Where You Will Stay in the U.S. (use um endereço de referência, pode ser o de um hotel na cidade que planeja ficar).
  • Person/Entity Paying for Your Trip (Pessoa/entidade pagando pela viagem): se você estiver pagando as despesas, marque Self; se outra pessoa estiver pagando, marque Other Person e informe o grau de parentesco; se uma empresa estiver arcando com os custos, selecione Company/Organization.

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

passo a passo ds 160

Mesmo que ainda não tenha comprado passagem e reservado hotel, dê uma estimativa de quando quer viajar e para onde

– Passo 6

Em “Travel Companions Information”, você ira responder sobre com quem viajará.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página Travel Companions Information:

  • Are there other persons traveling with you? (Há outras pessoas viajando com você?): responda no se está indo sozinho ou yes se está viajando com família, excursão ou se é parte de um grupo de performers ou atletas, por exemplo.
    – Caso vá aos Estados Unidos acompanhado, será necessário indicar com quem, preenchendo o sobrenome e nome de cada um, nessa ordem e cem acentos, além de informar o tipo de relacionamento que tem com a pessoa (parent: pais, spouse: cônjuge, child: filho, other relative: outro parente, friend: amigo, business associate: parceiro de negócios, other: outro).

Ao final, clique em “save” e depois “next” para ir para a próxima página.

ds160

Preencha o sobrenome e depois o nome de cara um que estiver viajando com você. Em add Another você pode adicionar pessoas.

– Passo 7

Em “Previous U.S. Travel Information” você dará informações sobre suas outras tentativas ou viagens aos Estados Unidos. Caso seja a primeira vez que está se candidatando ao visto americano, essa página será bem fácil de preencher. Caso já tenha tentado o visto outras vezes, terá algumas perguntas a mais para responder.

Enfatizamos que é importante ser o mais verdadeiro possível, pois o consulado americano tem acesso ao histórico de tentativas e mentir pode levar ao pedido de visto negado.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Previous U.S. Travel Information”: 

  • Have you ever been in the U.S.? (você já esteve nos EUA?): responda no caso nunca tenha ido ou yes se já foi, preenchendo sobre as últimas cinco visitas com Date Arrived (data de chegada), Length of Stay (tempo de estadia) e Do you or did you ever hold a U.S. Driver’s License? (você tem ou já teve carteira de motorista nos EUA?). Caso não tenha certeza das datas, dê uma estimativa.
  • Have you ever been issued a U.S. Visa? (você já teve um visto dos EUA emitido?): caso nunca tenha tido um visto marque no e caso já tenha marque yes, preenchendo com:
    – Date last visa was Issued (data em que o último visto foi emitido); Visa number (número de 8 dígitos exibido em vermelho no canto inferior direito do seu visto, se não souber marque Do Not Know); Are you applying for the same type of visa? (se você estiver se candidatando ao mesmo tipo de visto que tentou antes, marque yes); Are you applying in the same country or location where the visa above was issued, and is this country or location your place of principal of residence? (marque yes se estiver se candidatando do mesmo país que tentou antes); Have you been ten-printed? (marque no, a menos que já tenha coletado digitais de todos os dedos no consulado); Has your U.S. Visa ever been lost or stolen (caso seu visto anterior não tenha sido roubado ou perdido, marque no); Has your U.S. Visa ever been cancelled or revoked? (caso já tenha tido um visto cancelado ou revogado, marque yes).
  • Have you ever been refused a U.S. Visa, or been refused admission to the United States, or withdrawn your application for admission at the port of entry? (Você já teve um visto para os EUA negado, sua entrada nos Estados Unidos recusada ou retirou sua solicitação de admissão na porta de entrada?): caso responda yes, que já teve alguma dessas situações, um campo de texto será aberto para explicar brevemente a situação (você pode escrever em inglês ou português).
  • Has anyone ever filed an immigrant petition on your behalf with the United States Citizenship and Immigration Services? (Alguém já entrou com uma petição de imigração em seu nome no Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos?): caso responsa yes, que já teve alguma dessas situações, um campo de texto será aberto para explicar brevemente a situação (você pode escrever em inglês ou português).

Ao final, clique em “save” e depois “next” para ir para a próxima página.

ds 160 como preencher

Para os turistas que estão tirando seu primeiro visto, a maioria das respostas será no, caso já tenha passado por uma dessas situações, preencha conforme orientado.

– Passo 8

Em “Address and Phone Information” você responderá sobre seu endereço residencial e informações de contato, como telefone e e-mail. Além disso, o formulário DS-160 pede para informar suas redes sociais.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Address and Phone Information”

  • Home Address (endereço residencial): digite sem acento o Street Address (rua),
    City (cidade), State/Province (estado) e o Postal Zone/ZIP Code (CEP sem traços ou espaço), Country/Region (país).
  • Mailing Address (endereço que recebe correspondência): se for o mesmo endereço residencial, responda yes em “Is your Mailing Address the same as your Home Address?”.
  • Phone (telefone): o Primary Phone Number é o número de telefone que você mais usa e tem maior probabilidade de atender, o seu celular, por exemplo, já o Secondary Phone Number pode ser um telefone residencial (caso não tenha, marque Does Not Apply) e o Work Phone Number é o seu telefone comercial (caso não tenha, marque Does Not Apply). Em “Have you used any other phone numbers in the last five years?”, marque yes se tiver usado outro número de telefone nos últimos 5 anos e informe qual.
  • Email Address (e-mail): forneça um endereço de e-mail seguro e ao qual você verifique com frequência. Em “Have you used any other email addresses in the last five years?” você marca yes se tiver usado outro e-mail nos últimos 5 anos e informe qual.
  • Social Media (redes sociais): em “Do you have a social media presence?” o consulado quer saber se você usa redes sociais e quais são elas. Selecione todas as plataformas em que teve um perfil nos últimos 5 anos. No espaço disponível coloque o username (o nome ou @ que você usa na rede social), caso tenha mais de um username, clique em “Add Another” para inserir o outro nome de usuário. Você não deve fornecer a senha ou outras informações, somente o username. Caso não use nenhuma rede social, selecione “None”. Na última pergunta, “Do you wish to provide information about your presence on any other websites or applications you have used within the last five years to create or share content (photos, videos, status updates, etc.)?”, você deve informar se está presente em outro site ou rede, por exemplo, se tem um blog, um perfil profissional, ou qualquer outra conta que você administre.

Ao final, clique em “save” e depois “next” para ir para a próxima página.

preencher o formulário ds-160 passo a passo

Adicione as redes sociais em que tem um perfil, é comum as autoridades checarem o que você posta neles.

– Passo 9

Em “Passport Information”, você ira preencher com dados do seu passaporte, não tem segredo.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Passport Information”:

  • Passaport/Travel Document Type (passaporte): selecione o seu tipo de passaporte, a maioria dos viajantes tem o passaporte regular.
  • Passport/Travel Document Number (número do passaporte): o número do passaporte é aquela sequência de letras e números pontilhada em todas as paginas do documento e impresso acima do código de barras da página de identificação.
  • Passport Book Number: brasileiros não possuem, selecione “Does Not Apply”.
  • Country/Authority that Issued Passport/Travel Document (país que emitiu o passaporte): selecione Brazil. Abaixo você deve inserir, respectivamente, a cidade, estado e país onde o documento foi emitido.
  • Issuance Data (data de expedição): a data está disponível na página de identificação do passaporte.
  • Expiration Data (data de validade): a data está disponível na página de identificação do passaporte. Atente-se, geralmente, seu passaporte ou documento de viagem deve ter, no mínimo, seis meses de validade além da data da sua solicitação de visto e/ou da sua chegada aos Estados Unidos.
  • Have you ever lost a passport or had one stolen? (você já perdeu ou teve seu passaporte roubado?): marque “no” se nunca tenha passado por essa situação e “yes” caso sim, e insira o número do documento antigo e explique brevemente como foi no campo disponível.

Ao final, clique em “save” e depois “next” para ir para a próxima página.

preencher ds-160 para visto americano

– Passo 10

Na próxima página, “U.S. Point of Contact Information”, o consulado solicita o contato de alguém nos Estados Unidos que possa, se necessário, verificar sua identidade. Isso pode gerar dúvidas e insegurança nos viajantes, especialmente se não conhecerem ninguém no país.

No entanto, o próprio formulário DS-160 informa que, se você não conhecer pessoalmente ninguém nos EUA, pode inserir o nome de uma loja, empresa ou organização que planeja visitar durante a viagem. O contato do hotel onde tem reservas, por exemplo, pode ser uma alternativa.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “U.S. Point of Contact Information”:

  • Surnames (sobrenome): caso fique na casa de um amigo e parente, caso não sabia onde vai ficar, marque “Do Not Know”.
  • Given name (nome): caso fique na casa de um amigo ou parente, caso não sabia onde vai ficar, marque “Do Not Know”.
  • Organization Name: caso use uma organização (hotel, empresa, loja,etc.), caso não sabia onde vai ficar, marque “Do Not Know”.
    – Nessa etapa, você não pode deixar as duas opções como “eu não sei”, é necessário indicar um contato, seja com nome e sobrenome de alguém que conhece, ou uma organização.
  • Relationship to You (qual a relação com você): escolha a categoria em que se encaixa, seja amigo, familiar, empregador ou, no caso de indicar uma organização como seu contato, selecione “other” e preencha com as informações da organização.

Ao final, clique “next” para ir para a próxima página.

passo a passo para preencher o formulário DS-160

Caso não tenha conhecidos nos Estados Unidos, use as informações gerais de uma organização que pretende visitar.

– Passo 11

Em “Family Information: Relatives” você irá preencher com as informações dos seus pais ou parentes que vivam nos Estados Unidos.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Family Information: Relatives”:

  • Father’s Full Name and Date of Birth (nome completo do pai e data de nascimento): preencha com sobrenome, nome (nessa ordem, sem acentos e como aparece no seu passaporte) e a data de nascimento dele. Em “Is your father in the U.S.?” o consulado quer saber se seu pai está nos Estados Unidos e qual a situação dele. Marque “no”, ou caso seu pai esteja lá, “yes” e indique se ele é cidadão, residente permanente ou outro.
  • Mother’s Full Name and Date of Birth (nome completo da mãe e data de nascimento): preencha com sobrenome, nome (nessa ordem, sem acentos e como aparece no seu passaporte) e data de nascimento dela. Em “Is your mother in the U.S.?” o consulado quer saber se sua mãe está nos Estados Unidos e qual a situação dela. Marque “no”, ou caso sua mãe esteja lá, “yes” e indique se ela é cidadã, residente permanente ou outro.
  • Do you have any immediate relatives, not including parents, in the United States? (você tem parentes próximos, não incluindo pais, nos Estados Unidos?): O formulário destaca que “immediate relatives” (parentes próximos) são noivo(a), cônjuge (marido/esposa), filho(a) ou irmão(ã). Caso tenha, selecione “yes” e forneça as informações dos parentes. Caso não tenha, selecione “no”. Em seguida, aparecerá “Do you have any other relatives in the United States?” (Você tem outros parentes nos Estados Unidos?). Se tiver avós, primos ou tios, marque “yes”, se não, marque “no”.

Caso tenha inserido em outras etapas do formulário que tem um cônjuge, haverá um questionário similar na próxima página, que deve ser respondido da mesma maneira que o dos pais, só que com os dados do marido ou esposa.

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

Formulário DS-160

– Passo 12

Em “Present Work/Education/Training Information”, o consulado quer saber detalhes sobre sua atividade profissional, incluindo perguntas sobre a empresa onde você trabalha e quanto ganha por mês. É importante ser fiel aos valores, pois, se o cônsul solicitar seu holerite e encontrar informações divergentes, isso pode não ser bem recebido pelas autoridades e até prejudicar na aprovação do visto. Preencher o formulário DS-160 de forma completa e com dados precisos facilita o processo durante a sua entrevista para o visto.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Present Work/Education/Training Information”:

  • Primary Occupation (principal ocupação): você deve selecionar qual sua área de atuação profissional, há várias opções, como agricultura, educação, saúde, artes, engenharia, comunicação, aposentado, estudante, ou outros. Clicando no ícone azul ao lado você pode acessar uma tabela com todas as áreas em português.
  • Present Employer or School Name (atual empregador ou nome da escola): preencha com todos os detalhes da empresa onde trabalha ou da escola onde estuda. Streeet Adress (endereço), City (cidade), State/Province (estado), Postal Zone/ZIP Code (CEP), Phone Number (telefone da empresa ou escola), Contry/Region (país da empresa),
  • Start Date (data de início): quando começou a trabalhar na sua atual empresa.
  • Monthly Income in Local Currency (if employed) (renda mensal na moeda local, se estiver empregado): informe seu salário em reais.
  • Briefly describe your duties (descreva brevemente suas funções): quais as atividades exerce na sua empresa atual.

Ao final, clique em “save” e depois “next” para ir para a próxima página.

ds 160

Você pode preencher as informações em português

– Passo 13

Em “Previous Work/Education/Training Information”, você vai responder sobre suas experiências anteriores, incluindo onde trabalhou e estudou nos últimos cinco anos. Caso não tenha trabalhado ou estudado em outros lugares além do atual nesse período, marque “no”. Se tiver passado por outras empresas ou instituições de ensino nos últimos 5 anos, marque “yes”. Se forem mais de uma, ao final de cada questionário há a opção “Add Another”, clique e preencha com as informações da outra empresa ou escola.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Previous Work/Education/Training Information”:

  • Were you previously employed? (você estava empregado anteriormente?): caso tenha trabalhado em outro lugar antes do seu atual, marque “yes” e preencha as seguintes perguntas:
    Employer Street Address (endereço da empresa), City (cidade), State/Province (estado), Postal Zone/ZIP Code (CEP), Country/Region (país), Telephone Number (telefone da empresa), Job Title (cargo), Supervisor’s Surname (sobrenome do supervisor, se não souber marque “Do Not Know”), Supervisor’s Given Names (nome do supervisor, se não souber marque “Do Not Know”), Employment Date (data em que foi contratado), Employment Date To (data em que saiu da empresa) e Briefly describe your duties (descreva brevemente suas funções).
  • Have you attended any educational institutions at a secondary level or above? (Você frequentou alguma instituição de ensino de nível secundário ou superior?): você responde “yes” nesta pergunta se já frequentou, por qualquer período, uma escola secundária (do sexto ano ao terceiro do ensino médio), faculdade, universidade, pós-graduação, doutorado ou um curso profissionalizante. Caso tenha frequentado nos últimos cinco anos, responderá as seguintes perguntas:
    – Name of Institution (nome da instituição de ensino), Street Address (endereço), City (cidade), State/Province (estado), Postal Zone/ZIP Code (CEP), Country/Region (país), Course of Study (curso), Date of Attendance From (quando começou), Date of Attendance To (quando terminou). Caso tenha estudado em mais de um lugar, clique “Add Another” e repita o questionário com as outras informações.

Ao final, clique em “save” e depois “next” para ir para a próxima página.

passo a passo do ds-160 em português

– Passo 14

Em “Additional Work/Education/Training Information” você vai responder questões gerais com “yes”ou “no”, caso a resposta seja afirmativa, um campo para detalhar as informações surgirá.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Additional Work/Education/Training Information”:

  • Do you belong to a clan or tribe? (você pertence a um clã ou tripo?): caso faça parte marque “yes” e preencha de qual.
  • Provide a List of Languages You Speak (forneça uma lista de idiomas que você fala): escreva todas, inclusive o português, sem acento e clicando em “Add Another” para adicionar outros idiomas.
  • Have you traveled to any countries/regions within the last five years? (você viajou para algum país nos últimos cinco anos?): caso tenha viajado, marque “yes” e preencha com o nome do país, se foi para mais de um, clique em “Add Another” para adicionar outros países.
  • Have you belonged to, contributed to, or worked for any professional, social, or charitable organization? (você já pertenceu, contribuiu ou trabalhou para alguma organização profissional, social ou de caridade?): caso faça parte de alguma, clique em “yes” e preencha com o nome da organização.
  • Do you have any specialized skills or training, such as firearms, explosives, nuclear, biological, or chemical experience? (Você tem habilidades especiais ou treinamento com arma de fogo, explosivos, experiências nucleares, biológicas ou químicas?): caso tenha, marque “yes” e descreva quais habilidades ou treinamentos.
  • Have you ever served in the military? (Você serviu no exército?): marque “yes” se já tiver servido.
  • Have you ever served in, been a member of, or been involved with a paramilitary unit, vigilante unit, rebel group, guerrilla group, or insurgent organization? (Você já serviu, foi membro ou esteve envolvido com grupos paramilitares, vigilantes, rebeldes, guerrilhas ou organizações insurgentes?): a grande maioria irá marcar “no”, que não participou em nenhum dos casos.

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

passo a passo do ds-160

– Passo 15

As próximas quatro páginas serão da categoria “Security and Background”, que pergunta sobre segurança e antecedentes: perguntas sobre saúde física e mental, antecedentes criminais, envolvimento com organizações terroristas, problemas anteriores com a imigração ou a solicitação do visto. A maioria das perguntas deve ser respondida com “no”, mas caso você já tenha passado por alguma das situações, clique em “yes” e explique no campo que será aberto.

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Security and Background: Part 1”: 

  • Do you have a communicable disease of public health significance? (Communicable diseases of public significance include chancroid, gonorrhea, granuloma inguinale, infectious leprosy, lymphogranuloma venereum, infectious stage syphilis, active tuberculosis, and other diseases as determined by the Department of Health and Human Services.): (Você tem alguma doença transmissível de relevância para a saúde pública? (Doenças transmissíveis de relevância incluem cancro mole, gonorreia, granuloma inguinal, hanseníase infecciosa, linfogranuloma venéreo, sífilis em estágio infeccioso, tuberculose ativa e outras doenças conforme determinado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos.)
  • Do you have a mental or physical disorder that poses or is likely to pose a threat to the safety or welfare of yourself or others? (Você tem algum distúrbio mental ou físico que represente ou possa representar uma ameaça à sua própria segurança ou bem-estar ou à de outras pessoas?)
  • Are you or have you ever been a drug abuser or addict? (Você é ou já abusou ou foi dependente de drogas?)

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

formulário ds-160

A maioria das respostas será “no”. Lembre-se de responder com sinceridade.

– Passo 16

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Security and Background: Part 2″:

  • Have you ever been arrested or convicted for any offense or crime, even though subject of a pardon, amnesty, or other similar action? (Você já foi preso ou condenado por qualquer delito, ou crime, mesmo que tenha sido objeto de perdão, anistia ou outra ação similar?)
  • Have you ever violated, or engaged in a conspiracy to violate, any law relating to controlled substances? (Você já violou, ou participou de uma conspiração para violar, qualquer lei relacionada a substâncias controladas?)
  • Are you coming to the United States to engage in prostitution or unlawful commercialized vice or have you been engaged in prostitution or procuring prostitutes within the past 10 years? (Você está vindo para os Estados Unidos para se envolver em prostituição ou em vícios comerciais ilegais, ou esteve envolvido em prostituição, ou no aliciamento de prostitutas nos últimos 10 anos?)
  • Have you ever been involved in, or do you seek to engage in, money laundering? (Você já esteve envolvido em, ou busca se envolver em, lavagem de dinheiro?)
  • Have you ever committed or conspired to commit a human trafficking offense in the United States or outside the United States? (Você já cometeu ou conspirou para cometer um crime de tráfico de pessoas nos Estados Unidos ou fora dos Estados Unidos?)
  • Have you ever knowingly aided, abetted, assisted or colluded with an individual who has committed, or conspired to commit a severe human trafficking offense in the United States or outside the United States? (Você já ajudou, incentivou, auxiliou ou colaborou conscientemente com uma pessoa que tenha cometido ou conspirado para cometer um crime grave de tráfico de pessoas nos Estados Unidos ou fora dos Estados Unidos?)
  • Are you the spouse, son, or daughter of an individual who has committed or conspired to commit a human trafficking offense in the United States or outside the United States and have you within the last five years, knowingly benefited from the trafficking activities? (Você é cônjuge, filho ou filha de uma pessoa que tenha cometido ou conspirado para cometer um crime de tráfico de pessoas nos Estados Unidos ou fora dos Estados Unidos, e, nos últimos cinco anos, se beneficiou conscientemente dessas atividades de tráfico?)

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

formulario ds-160 passo a passo

– Passo 17

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Security and Background: Part 3″:

  • Do you seek to engage in espionage, sabotage, export control violations, or any other illegal activity while in the United States? (Você pretende se envolver em espionagem, sabotagem, violações de controle de exportação ou qualquer outra atividade ilegal enquanto estiver nos Estados Unidos?).
  • Do you seek to engage in terrorist activities while in the United States or have you ever engaged in terrorist activities? (Você pretende se envolver em atividades terroristas enquanto estiver nos Estados Unidos ou já esteve envolvido em atividades terroristas?).
  • Have you ever or do you intend to provide financial assistance or other support to terrorists or terrorist organizations? (Você já forneceu ou pretende fornecer assistência financeira, ou outro apoio a terroristas, ou organizações terroristas?)
  • Are you a member or representative of a terrorist organization? (Você é membro ou representante de uma organização terrorista?)
  • Are you the spouse, son, or daughter of an individual who has engaged in terrorist activity, including providing financial assistance or other support to terrorists or terrorist organizations, in the last five years? (Você é cônjuge, filho ou filha de uma pessoa que tenha se envolvido em atividades terroristas, incluindo o fornecimento de assistência financeira ou outro apoio a terroristas ou organizações terroristas, nos últimos cinco anos?)
  • Have you ever ordered, incited, committed, assisted, or otherwise participated in genocide? (Você já ordenou, incitou, cometeu, ajudou ou participou de alguma forma em genocídio?)
  • Have you ever committed, ordered, incited, assisted, or otherwise participated in torture? (Você já cometeu, ordenou, incitou, auxiliou ou participou de alguma forma em tortura?)
  • Have you committed, ordered, incited, assisted, or otherwise participated in extrajudicial killings, political killings, or other acts of violence? (Você cometeu, ordenou, incitou, auxiliou ou participou de alguma forma de execuções extrajudiciais, assassinatos políticos ou outros atos de violência?)
  • Have you ever engaged in the recruitment or the use of child soldiers? (Você já participou do recrutamento ou do uso de crianças como soldados?)
  • Have you, while serving as a government official, been responsible for or directly carried out, at any time, particularly severe violations of religious freedom? (Enquanto servia como funcionário do governo, você foi responsável ou atuou diretamente, em algum momento, em violações graves da liberdade religiosa?)
  • Have you ever been directly involved in the establishment or enforcement of population controls forcing a woman to undergo an abortion against her free choice or a man or a woman to undergo sterilization against his or her free will? (Você já esteve diretamente envolvido na implementação ou aplicação de controles populacionais que forçaram uma mulher a realizar um aborto contra sua vontade ou um homem ou uma mulher a se submeter à esterilização contra sua vontade?)
  • Have you ever been directly involved in the coercive transplantation of human organs or bodily tissue? (Você já esteve diretamente envolvido no transplante a força de órgãos ou tecidos humanos?)

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

formulario ds 160

– Passo 18

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Security and Background: Part 4″:

  • Have you ever sought to obtain or assist others to obtain a visa, entry into the United States, or any other United States immigration benefit by fraud or willful misrepresentation or other unlawful means? (Você já tentou obter ou ajudar outras pessoas a obter um visto, entrada nos Estados Unidos ou qualquer outro benefício de imigração dos Estados Unidos por meio de fraude, declaração falsa intencional ou outros meios ilegais?).
  • Have you ever been removed or deported from any country? (Você já foi removido ou deportado de algum país?).

Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

formulário visto americano

– Passo 19

Confira abaixo a orientação para cada pergunta da página “Security and Background: Part 5″:

  • Have you ever withheld custody of a U.S. citizen child outside the United States from a person granted legal custody by a U.S. court? (Você já reteve a custódia de uma criança cidadã dos Estados Unidos fora dos Estados Unidos de uma pessoa que recebeu custódia legal por decisão de um tribunal dos Estados Unidos?)
  • Have you voted in the United States in violation of any law regulation? (Você já votou nos Estados Unidos em violação de alguma lei ou regulamentação?)
  • Have you ever renounced United States citizenship for the purposes of avoiding taxation? (Você já renunciou à cidadania dos Estados Unidos para evitar o pagamento de impostos?).Ao final, clique em “next” para ir para a próxima página.

ds 160

– Passo 20

Nas próximas etapas, você deve revisar com atenção todas as suas informações e, caso encontre algum dado incorreto, pode ajustar, clicando na resposta. Os links vão te direcionar para a página onde inseriu anteriormente os dados. Para navegar para a próxima seção a ser revisada, clique no botão “next” na parte inferior da página. Após revisar todas as seções, você será direcionado para concluir o processo de inscrição.

formulario ds 160

– Passo final

Você está quase lá. Na última página, o consulado americano informa que o Formulário DS-160 está pronto para ser enviado, mas o processo de visto ainda não está concluído, pois é necessário comparecer ao CASV e realizar a entrevista. Diz ainda que outras informações e exames podem ser solicitados pelas autoridades e que esses dados podem ser fornecidos a outros departamentos.

Também informa que, ao assinar eletronicamente, você certifica que entendeu todas as perguntas do formulário e forneceu respostas verdadeiras. Declarações falsas podem levar à recusa do visto ou à negação de entrada nos EUA. Além disso, ao assinar, você reconhece que o visto aprovado deve ser apresentado aos oficiais de imigração nos portos de entrada, mas ele não garante a entrada no país caso existam motivos para ser barrado.

No final da página, responda à pergunta “Did anyone assist you in filling out this application?” (Alguém te ajudou a preencher este formulário?). Caso tenha recebido ajuda, seja de uma agência ou de seus pais ou responsáveis (se for menor de idade), selecione “yes”. Caso tenha preenchido sozinho, selecione “no”. Em seguida, insira o número do passaporte, digite o código da imagem e clique em “Sign and Submit Application”. 

ds-160

Assinatura digital do formulário DS-160, mostrando que você confirma que as informações fornecidas são verdadeiras.

Terminei de preencher o Formulário DS-160, e agora?

Imprima a página de confirmação, pois será necessário levar no dia da entrevista no consulado. Também salve o formulário para consultar as informações depois, respondê-las de maneira precisa, como constam no DS-160, será importante para sua aprovação na hora da entrevista.

Importante! Esse é o momento para salvar seu formulário e cartão de confirmação.

ds 160

Não deixe de salvar seu formulário e cartão de confirmação

Depois, você deve acessar o Sistema Oficial de Informações e Agendamento de Vistos da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, realizar o cadastro e efetuar o pagamento da Taxa de Solicitação de Visto (MRV). Só então, estará pronto para agendar a entrevista do visto.

Leia mais sobre: 
Entrevista do visto americano: dicas e orientações para se sair bem

Dúvidas frequentes sobre o Formulário DS-160

Onde acessar o formulário DS-160?

No site do consulado dos Estados Unidos, clicando no link.

O que é o visto DS-160?

O DS-160 é a primeira etapa para solicitar o visto americano, ele é um formulário preenchido online que determina quais seus planos nos Estados Unidos e a qual categoria de visto está se candidatando.

Qual o valor do DS-160?

Preencher o DS-160 é grátis. O que tem custo é a Taxa de Solicitação de Visto (MRV). O preço varia conforme o tipo de visto solicitado. Para quem visita os Estados Unidos a turismo ou negócios, o visto necessário é o B1/B2, que custa US$ 185 (em janeiro de 2025). Somente após o pagamento, você pode agendar a entrevista do visto.

Ler mais em:
Quanto custa tirar o visto americano? Descubra o valor da taxa e como fazer o pagamento

O que fazer após preencher o formulário DS-160?

Faça o pagamento da taxa do visto americano pelo Sistema Oficial de Informações e Agendamento de Vistos da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e agende sua entrevista no consulado dos Estados Unidos.

Pode preencher DS-160 em português?

Sim, você pode preencher suas informações em português.

Qual a renda necessária para conseguir o visto americano?

Não há uma renda mínima para conseguir o visto de turista. Na verdade, o que as autoridades irão avaliar é se você tem condições financeiras de se manter nos Estados Unidos durante a viagem. Na etapa do CASV e da entrevista, leve documentos que comprovem sua situação no Brasil, como holerite, extrato bancário, carteira de trabalho, escritura de imóveis e documento do carro. Quanto mais informações precisas você fornecer às autoridades, mais confiança transmitirá, aumentando suas chances de ter o visto aprovado.

Como preencher o DS-160 para menores de idade?

O formulário DS-160 de uma criança ou adolescente deve ser preenchido da mesma maneira que o de um adulto. No caso de adolescentes mais velhos, os dados podem ser preenchidos pelo menor, desde que com a supervisão e conferência dos pais.

Como alterar o formulário DS-160 após enviado?

Não, após confirmar o envio o formulário DS-160 não pode ser alterado. Caso tenha alguma informação incorreta, você terá que preencher novamente. Imprima o novo formulário e leve ao consulado no dia da entrevista, eles irão atualizar as informações sem nenhum problema.

Qual o tempo de espera até a entrevista do visto americano?

Depende do tipo de visto, onde está agendando e de sua flexibilidade de datas. Em janeiro de 2025, no Consulado de São Paulo, a estimativa é de 31 dias para visto de turista, por exemplo. Você pode verificar o tempo de espera para a entrevista nos Consulados Americanos no Brasil clicando aqui.


Ufa! Foi um longo processo, né? O Formulário DS-160 é trabalhoso de ser preenchido, mas não tão difícil assim. Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção