logo Melhores Destinos

Como é voar na Pegasus Airlines, companhia low-cost da Turquia

Denis Carvalho
11/06/2014 às 7:28

Como é voar na Pegasus Airlines, companhia low-cost da Turquia

A Pegasus Airlines é uma companhia low cost da Turquia que voa para 97 destinos com uma frota de 52 aeronaves. Como toda companhia de baixo custpo europeia, ela não oferece grandes luxos, mas se destaca pelos baixos preços em comparação à concorrente mais tradicional – neste caso a Turkish. Nosso leitor Henrique Damião, autor do Blog Rumo, voou com a companhia de Roma a Istambul e fez para o MD esse excelente flight report! Acompanhe e saibe um pouco mais sobre como é voar com a Pegasus! 

Durante o planejamento da última viagem do Rumo ao Desconhecido para a Europa, precisei comprar uma passagem de Roma para Istambul. Sem pensar duas vezes, fui ao site da Turkish comprar os tickets. O que eu não esperava eram os preços malucos cobrados pela maior cia aérea da Turquia. Foi então que parti em busca de alternativas e me apareceu a Pegasus.

avaliacao-pegasus

Não encontrei muita informação sobre a empresa aérea, mas pelo material que achei deu pra perceber que se tratava de uma companhia com frota nova e segura. Apesar dos preços não serem muito baixos, a empresa se posiciona como low cost. Como já voei muitas vezes de Ryanair, pensei: se o serviço for parecido, já está valendo.

Compra das passagens

As passagens foram compradas diretamente no site da Pegasus (flypgs.com). O site é bem tranquilo de se situar, tem versão em inglês e tudo transcorreu sem problemas. Ali mesmo fui informado da minha franquia de bagagem (8 kg na cabine + 20 kg despachados – o que não está nada mal!) e eles me ofereceram alguma coisa de serviço de bordo para ser comprado com antecedência. Não comprei nada extra e fechei a compra.

Check-in

Fiz meu checkin online um dia antes do voo e imprimi meu cartão de embarque, novamente sem problemas. Diferente da Ryanair, na Pegasus os assentos são marcados. O site escolhe um aleatório para você. Quer mudar o assento? Paga. Quer viajar na janelinha? Paga ainda mais. Como nossas poltronas estavam na fileira 7, fiquei com elas mesmo. Mais uma vez te oferecem limite extra de bagagem e serviço de bordo, é só dizer se quer ou não e confirmar.

avaliacao-pegasus-airline10

No aeroporto de Fiumicino, o balcão para despachar as malas ficava bem distante. Era a última bancada do terminal 3, que não é exatamente pequeno. A atendente se saiu bem, apesar do surto de estrelismo ao me ver batendo fotos. Mas se tratava mesmo de uma garota vaidosa, achando que eu estava interessado em fotografá-la.

avaliacao-pegasus-airline14

Embarque

Malas despachadas, fomos para a sala de embarque. Entre o saguão do aeroporto e o portão, passando pelos procedimentos de segurança e imigração, demoramos cerca de 25 minutos. Nada mal, especialmente falando de um terminal tão grande quanto o do aeroporto de Fiumicino.

 

avaliacao-pegasus-airline18

O aeroporto oferece fingers para embarque, mas no nosso caso fomos de ônibus. O engraçado foi que o avião estava logo na frente da nossa porta de embarque (vejam as fotos, muito perto!) e mesmo assim fomos obrigados a entrar no ônibus para que ele andasse 30 metros e parasse. Ninguém entendeu nada e esse tempo perdido entre embarque e desembarque do ônibus fez falta na saída, que sofreu um atraso considerável.

avaliacao-pegasus-airline24

 

Voo

O avião que pegamos era razoavelmente novo, com um aspecto parecido com as aeronaves de meia idade da GOL. Não se destaca nem pelo grande espaço e muito menos pelo aperto. Foi OK pelo tempo de voo de pouco mais de 2 horas. O que pegou mesmo foi o atraso, a saída estava marcada para as 14:40, mas ocorreu apenas às 15:15.

avaliacao-pegasus-airline32

Sem nenhum pedido de desculpas pela demora em partir, decolamos. Os avisos na cabine são feitos em turco e inglês, comissárias simpáticas e sorridentes. Ao atingir a altitude de cruzeiro, teve início o serviço de bordo pago. As comidas estavam com cheiro de marmita antiga, não foi muito agradável.

avaliacao-pegasus-airline37

Chegada a Istambul

A chegada a Istambul foi tranquila, prometia ser ótima, já que o aeroporto Sabiha Gökçen é grande, conservado e organizado. Nos enganamos! A imigração estava super tumultuada. Lotada de tal forma que faria a imigração de Guarulhos parecer uma fila de caixa rápido.

avaliacao-pegasus-airline04

As pessoas que estavam no aeroporto culpavam o fato do voo vir da Itália e fazia parte da reciprocidade entre os países uma série de burocracias. Em resumo, se é complicado para um turco entrar na Itália, vai ser barra pesada para um italiano entrar na Turquia.

avaliacao-pegasus-airline08

Após 40 minutos de crianças chorando, ar-condicionado funcionando mais ou menos e muito tumulto, tivemos nosso passaporte carimbado. Nossa guia de Istambul nos disse que foi uma situação isolada e que normalmente o aeroporto é tranquilo na hora do desembarque.

Malas

Chegamos até a esteira e nossas malas estavam nos esperando. Como ficamos muito tempo presos na fila, não deu pra saber se o serviço de entrega de bagagem é rápido ou não. De toda forma, nossas malas estavam intactas e sem estragos. Aprovado.

avaliacao-pegasus-airline09

Saída do aeroporto

O aeroporto Sabiha Gökçen fica na parte asiática de Istambul. De lá até a parte europeia é uma bela viagem, especialmente em dias de trânsito cheio. Para irmos até o nosso hotel em Sultanahmet contratamos um serviço de transfer. No desembarque um homem nos aguardava com uma placa com meu nome e fomos para a cidade sem sustos, mas com muito trânsito.

avaliacao-pegasus-airline40

Conclusão

A conclusão é que a empresa aérea atende sem grandes novidades. É segura, os aviões são modernos e dá pra pensar em voar novamente. Mas um ponto certo é que não voaria se os preços da Turkish estivessem melhores

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção