Como é voar para a Europa com a Alitalia
Como é voar para a Europa com a Alitalia
Você já teve a oportunidade de voar com a companhia aérea italiana Alitalia? A avaliação de voo de hoje foi enviada pela leitora Marina Pereira, blogueira do Espelho e Passarela, que voou do Rio de Janeiro até Düsseldorf, na Alemanha, com conexão em Roma.
Para quem não conhece, a Alitalia é a maior companhia aérea da Itália e conta com uma frota total de 120 aeronaves, distribuídas entre Airbus, Boeing e os brasileiros Embraer. Hoje a companhia atua com voos para 81 destinos, 27 deles na Itália e 54 em outros países pelo mundo, em mais de 3.800 voos semanais.
Mas será que diante de tudo isso vale a pena voar com a companhia? Saiba como é voar com a Alitalia nessa avaliação completa e tire suas próprias conclusões. Lembre-se, caso já tenha voado com a companhia aérea, não deixe se nos contar através dos comentários ao final desse post, sua opinião certamente ajudará muitos outros leitores e viajantes.
Boa leitura!
Meu nome é Marina Pereira, tenho 22 anos e tenho um Blog chamado Espelho e Passarela. Graças a uma mega promoção divulgada no Melhores Destinos, voei em setembro com a companhia aérea italiana Alitalia até Düsseldorf, na Alemanha, saindo do Rio de Janeiro com conexões em Roma na ida e Milão no voo de volta.
Compra dos tickets
Comprei minhas passagens direto pelo Submarino Viagens e, mesmo com todas as taxas inclusas, o preço estava ótimo. Logo já me foi disponibilizado o código de reserva para acesso no site da Alitalia. Com o código, pude escolher meus assentos em todos os voos e escolher meu tipo de alimentação (sou vegetariana).
Check-in e Voo
O check-in foi super rápido e pontual. Ao despachar minha bagagem recebi uma notícia que me deixou bastante chateada, a Alitalia não possui etiquetas para malas com conteúdo frágil. Tive que confiar e rezar, apenas.
1º Voo
Rio de Janeiro – Roma
O avião que voamos até Roma era um conservadíssimo Airbus A330, que preferi sentar na janela. O espaço era relativamente bom, para mim foi o suficiente para ficar bem acomodada. Sou baixinha e isso é vantagem em todos os voos, claro. O sistema de entretenimento era individual e não tinha nada em português.
Um ponto negativo é que os filmes, por exemplo, já eram bem antigos. Neste voo a Alitalia disponibilizou aos passageiros um fone de ouvidos, que por sinal era muito bom mas que era recolhido no final do voo, um pequeno travesseiro e uma manta, padrão das companhias aéreas em voos internacionais.
O voo saiu pontualmente e logo já foi iniciado o serviço de bordo. O jantar veio com restrição alimentar, exatamente como havia pedido, muito completo e delicioso. A quantidade deixou um pouco a desejar, achei muito regrado.
Na parte traseira do avião encontramos apenas as bebidas disponíveis, nada de comer. Para um voo de 12 horas, isso pode ser um problema para alguns passageiros. Algumas horas após a primeira refeição foi servido um pequeno aperitivo (torradinhas com bebida a nossa escolha) e, somente 1 hora antes do pouso, foi servido o café da manhã.
2º Voo
Roma – Düsseldorf
O voo para Düsseldorf era de menor duração, claro, com cerca de 2 horas no total. O voo também saiu pontualmente e a aeronave neste caso era um A319, já não tão conservada assim. Um ponto muito negativo nesse voo foi a boa vontade das comissárias de bordo. Já eram senhoras e não foram nada simpáticas, além de não falarem inglês corretamente. O meu assento era novamente na janela mas não lembro de muita coisa além disso, dormi antes de decolarmos.
3º Voo
Düsseldorf – Milão
Já no retorno da viagem, houve um erro de comunicação no voo de Düsseldorf para Milão. O número do voo não constava nos painéis do aeroporto de Düsseldorf e nem nos de Milão (uma amiga me esperava lá e ficou doida sem informações sobre o voo). Segundo minha amiga, nem as atendentes da Alitalia sabiam se existia um voo de Düsseldorf para Milão naquele horário. Saí de Düsseldorf com 15 minutos de atraso e também não vi o serviço de bordo, pois dormi. A aeronave era um Embraer 175, também muito bem conservado.
4º e 5º Voo
Milão – Roma
Roma – Rio de Janeiro
O último voo de retorno até o Brasil, trecho Roma – Rio de Janeiro, atrasou 45 minutos. Não entendi muito bem o porquê, mas estava muito preocupada, pois poderia me atrapalhar no meu voo de volta para Minas Gerais, que era operado com a companhia aérea Azul. A aeronave era a mesma do voo de ida, Airbus A330 e também estava bem conservada. A diferença foi que o voo de volta não estava tão cheio quanto o de ida. A refeição foi um grande problema pra mim, parece que esqueceram da minha restrição alimentar e o meu café da manhã foi o mesmo do jantar.
O sistema de entretenimento estava falho e minha TV não funcionava. Na minha situação de cansaço, isso não chegou a ser um problema, pois dormi durante todo o voo. Os comissários de bordo foram muito cordiais e educados, o que, na minha opinião, foi um ponto muito positivo.
Chegando ao aeroporto do Rio de Janeiro tive outro problema. Não sei se é culpa da companhia aérea, mas havia apenas um carrinho para buscar as malas no avião. Até minha mala aparecer na esteira demorou cerca de 50 minutos e eu já estava super tensa, afinal tinha outro voo cerca de 30 minutos depois.
Conclusão
Voaria de novo com a Alitalia sim, mas consideraria levar alguns snacks comigo para o voo. Os comissários de bordo, em regra, foram muito educados e solícitos, além dos aviões estarem em muito bom estado e limpos.
Outro ponto muito positivo foi que, apesar de ser uma viagem com conexões, minha mala estava em perfeito estado quando a recebi no Rio de Janeiro. Nada quebrado e, o melhor, nada faltando.
08