Como é voar na Portugália, a companhia regional da TAP

Marcel Bruzadin
17/04/2015  ·  8:2717 · abr · 2015  ·  8:27

Como é voar na Portugália, a companhia regional da TAP

Recebemos uma avaliação muito interessante do nosso leitor Daniel Rennó, que voou pela companhia Portugália em setembro de 2014, no trecho Barcelona – Porto. A companhia  iniciou suas operações em 1990, fazendo o trecho Lisboa – Porto. Desde então a companhia se destacou nos voos regionais de Portugal, no entanto, desde 2007 a companhia integrou o grupo TAP, realizando também voos internacionais no continente europeu. Hoje a Portugália conta com uma frota total de 14 aeronaves, variando entre modelos Embraer 145 (8 unidades) e Fokker 100 (6 unidades). Leia a avaliação completa do Daniel e saiba mais em como voar com essa companhia portuguesa.

Compra da passagem

Realizei a compra da minha passagem aérea pela internet ainda no Brasil, diretamente no site da TAP, junto com outros trechos na minha viagem. A Portugália não possui canal de vendas próprio para consumidores finais, ou seja, toda a venda é feita pela TAP. Não tive nenhum problema ou enfrentei qualquer dificuldade. Uma das vantagens de voar pela companhia é que o bilhete voado dá direito a milhas no programa Victoria.

avaliacao-portugalia

Aeroporto de Barcelona

O aeroporto de El Prat é grande, tem conexão com o transporte público da cidade e oferece diversas opções de compra, alimentação e lazer. Devido ao seu tamanho e a distância entre os terminais, cheguei ao local com uma antecedência maior. O metrô é interligado ao Terminal 2 e a maioria das companhias, entre elas a TAP e Portugália, estão no Terminal 1. A viagem no ônibus que liga os dois terminais leva cerca de 10 há 15 minutos, além do tempo de espera. O check-in foi feito no guichê da própria TAP, sem fila e de forma bastante rápida.

O voo

???????????????????????????????

Me sentei na poltrona 19A, a última fileira antes do banheiro. Na esquerda havia uma única fila de assentos e do outro lado havia duas. Apenas na fila da direita havia espaço disponível para colocar a bagagem de mão.

???????????????????????????????

O voo saiu com 50 minutos de atraso aproximadamente. Os passageiros foram avisados pelo sistema de som que havia 16 aeronaves na nossa frente para a decolagem, o que causou parte deste atraso.

???????????????????????????????

Durante o voo foi servido um lanche, refrigerante, suco e água (sem custos), nada além do que as demais companhias também oferecem. Quanto ao entretenimento a bordo, a única opção era a revista Up, também presente nos voos da companhia TAP.

???????????????????????????????

O voo até a cidade de Porto durou menos de duas horas e não pegamos turbulência em nenhum momento.

???????????????????????????????

Aeroporto do Porto

O aeroporto Francisco Sá Carneiro é o segundo mais movimentado de Portugal e já ganhou alguns prêmios na Europa na categoria “Aeroportos até 5 milhões de passageiros/ano”.  Peguei minha bagagem rapidamente e me dirigi ao saguão para pegar informações sobre a cidade e o transporte público. No saguão havia um stand com totens eletrônicos divulgando os pontos turísticos e as rotas do moderno metrô da cidade, que liga o aeroporto ao centro. Muito fácil e prático, principalmente para quem é recém chegado à cidade.

???????????????????????????????

Conclusão

Não vi problema nenhum em voar com a Portugália e voaria novamente devido ao bom atendimento, superior a outras companhias europeias em que já voei.

Muito obrigado ao Daniel Rennó pelo ótimo relato de viagem com a Portugália. Se você também já teve a oportunidade de voar pela companhia, deixe sua opinião nos comentários, ela servirá para ajudar outros viajantes.