logo Melhores Destinos

Como é voar na Iran Air

Avatar
19/04/2016 às 8:22

Como é voar na Iran Air

Hoje o Melhores Destinos publica uma avaliação de companhia aérea bem diferente, de uma empresa que provavelmente poucos de vocês ouviram falar mas que tem uma enorme representatividade no Oriente Médio, trata-se da Iran Air.

Fundada logo após a 2ª Guerra Mundial, a Iran Air cresceu graças à geografia característica do Irã da época, onde os principais centros urbanos ficavam distantes um do outro e não havia transporte efetivo ligando as principais cidades. Com isso, a companhia conseguiu se desenvolver no decorrer dos anos, tornando-se então, uma das principais companhias aéreas do país, com uma malha que atende 28 destinos internacionais e 26 destinos nacionais.

como-voar-iran-air-report

A avaliação de hoje foi enviada pelo leitor Norton Revoredo Ventura Nobre, que voou entre Teerã e Shiraz (capital cultural do país) e nos conta com detalhes como é voar pela Iran Air.

Boa leitura!

Recentemente tive a oportunidade de ir conhecer a República Islâmica do Irã, na ocasião, o voo que fiz foi entre a capital Teerã (THR) e Shiraz (SYZ) a capital cultural do país.

Assim como outras cidades grandes pelo mundo afora, Teerã conta com dois aeroportos, o Imam Khomeini International Airport (IKA) e THR: Mehrabad International Airport. Apesar do nome dizer que é um aeroporto internacional, o THR é utilizado mais para voos nacionais e possui este nome pois antigamente era o único aeroporto da capital.

Check-In

O voo que peguei saía bem cedo, às 5:50 da manhã e, por conta do horário, o aeroporto estava sem muito movimento.

Em nosso grupo havia cidadãos dos Estados Unidos e da Inglaterra, por conta disso tínhamos que estar o tempo todo acompanhados de um guia local, que também era muito útil por causa do idioma, já que ninguém falava Farsi (Persa).

Importante destacar que eles não falam árabe, apesar de muita gente pensar assim. Semelhante ao que ocorre no Brasil de às vezes acharem que somos um país que fala espanhol.

Entregamos nossos passaportes no guichê da companhia aérea e em poucos minutos recebemos os bilhetes do voo, até aí, sem surpresas e tudo dentro do normal.

Aeroporto de Mehrabad

Sabe aqueles aeroportos estilo rodoviária, ou seja, muito pequenos e com aparência descuidada? Pois bem, Mehrabad NÃO é assim. No entanto, é um aeroporto que oferece poucas opções ao viajante, você conta o número de “lojas”, de “lanchonetes” e a soma é no máximo cinco.

como-e-voar-iran-air-01

Se sua viagem, como a minha, não for em horário de pico, dá pra se programar para chegar com 1 hora de antecedência, caso contrário é melhor considerar o trânsito (o de Teerã é bem caótico).

No Irã, poucos (ou quase nenhum) lugar tem Wi-Fi e o Facebook é bloqueado. Em geral você consegue conectar na internet nos hotéis com maior facilidade. Mesmo com pouca esperança, encontrei uma rede livre de Wi-fi no aeroporto e consegui me conectar a internet antes de passar pela segurança e entrar na sala de embarque.

O procedimento de segurança é igual a maioria dos aeroportos pelo mundo e, felizmente, não foi necessário tirar os sapatos como acontece nos EUA e em alguns outros lugares.

Na sala de embarque descobri que o Wi-Fi grátis já não funcionava mais. Era uma sala de embarque relativamente grande, poderia dizer uns 150-200 m de comprimento e uns 40 m de largura e em cada uma das extremidades uma lanchonete e banheiros.

como-e-voar-iran-air-02

Aeronave

Nosso voo estava no horário e embarcamos sem problemas no ônibus que nos levava para acessar o avião. Logo ao entrar fomos recebidos por sorrisos e cumprimentos bem sinceros de uma tripulação, que apesar do horário parecia estar de super bom humor.

O avião era um Fokker 100, que pelas instruções de “afivele o cinto” e “colete salva-vidas embaixo do assento” gravadas em ucraniano deve ter sido comprado com o fim da antiga União Soviética.

Os assentos eram velhos mas não desconfortáveis e um dos meus amigos não tinha a persiana em seu assento na janela do lado esquerdo – o que depois foi um grande incômodo pra ele por conta do sol “batendo” em seu rosto durante o todo o voo.

Serviço de Bordo

Por conta do horário eu já esperava, ou melhor, torcia por um café da manhã razoável no serviço de bordo e não fui decepcionado. Nos serviram suco de laranja de caixinha, um iogurte, algumas nozes, pepino, tomate, queijo, azeitona, pão e geleia de morango.

como-e-voar-iran-air-03

Claro que como o avião era velho não havia entretenimento algum e muito menos telas para assistir filmes. Tampouco fazia falta, uma vez que o voo era de cerca de 1 hora.

Com o serviço de bordo percebemos que a tripulação era realmente bem simpática, afinal, em qual outro lugar do mundo você veria isso acontecendo?

como-e-voar-iran-air-04

Importante ressaltar que a decolagem e o pouso aconteceram dentro do previsto, sem nenhum atraso.

Curiosidades

Vale ressaltar que cidadãos de Israel ou com carimbo de Israel no passaporte são proibidos de entrar na República Islâmica.

Esse é o fim do relato pessoal, espero que tenham gostado e com a abertura do Irã ao mercado e a desescalada das sanções, o país está entrando nos destaques do turismo internacional, um dos destinos a se conhecer enquanto ainda é bem preservado.

Agradecemos muito ao Norton por ter compartilhado conosco e milhares de outros viajantes a sua experiência de voo e algumas fotos do Irã. Caso você também tenha tido a oportunidade de viajar com a Iran Air, deixe suas impressões nos comentários abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção