Como é voar na classe premium da AirAsia, a melhor low cost do mundo
Como é voar na classe premium da AirAsia, a melhor low cost do mundo
A AirAsia já uma velha conhecida dos leitores do Melhores Destinos, com duas avaliações no site – aqui e aqui. Eleita várias vezes a melhor companhia de baixo custo do mundo, a empresa com sede na Malásia volta a ser destaque no MD, mas desta vez com uma avaliação da sua executiva, a classe Premium. Acompanhe o relato do nosso leitor Luiz Godinho e conheça o que a companhia oferece na classe superior:
Precisava comprar uma passagem de Kuala Lumpur para a China e fui buscar pela AirAsia, companhia low cost que possui sede na Malásia. Já havia viajado com eles em 2012 e achei uma boa relação custo benefício.
No momento da compra descobri que eles agora estão operando a chamada classe Premium. Um equivalente a classe executiva em outras cias. Como o meu voo era de aproximadamente 7 horas e o preço era o mesmo da classe econômica de cias “normais”, resolvi testar.
Compra e check-in online
A compra pelo site e tranquila. Esta tarifa da direito a embarcar uma bagagem de até 25kg, além de permitir a reserva de uma refeição e do assento. Compra efetuada de forma rápida e tranquila.
O check in pelo site e extremamente fácil e dispensa comentários.
LCCT
Em uma das minhas passagens pela estação KL Sentral, vi um ônibus executivo com a inscrição “LCCT (AIR ASIA)”. A principio fiquei assustado porque achei que eu tinha comprado uma passagem de outro aeroporto que não o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA), mas depois descobri que LCCT vem de Low Cost Company Terminal, um terminal exclusivo para empresas low cost.
Os caras pegaram uma espécie de galpão próximo ao (gigante) terminal de carga do KLIA, a uns oito quilômetros do terminal principal, e transformaram no LCCT. Um terminal mais simples, sem as mordomias do terminal principal.
Por mordomias, leia-se fingers, temperatura controlada, trem direto no terminal, entre outras coisas. Tirando o ar condicionado – quem já visitou a Malásia sabe que não da para viver sem -, que ficou devendo, não senti falta de muita coisa. Diversos aeroportos no Brasil são muito piores que o LCCT. Tem freeshop e lanchonetes e o ônibus da KL Sentral custa 10MYR (R$ 7), e a viagem dura aproximadamente uma hora.
Check-in e imigração
O voo era às 19h25, mas por segurança cheguei às 17 horas. Depois de andar um pouco para entender como funcionava o terminal, fui fazer o check. A área do check-in era grande e possuía uma posição exclusiva para os passageiros da classe Premium. Em menos de três minutos estava com a bagagem etiquetada.
A imigração foi rápida. A fila era grande, mas vários agentes davam conta do recado, em menos de dez minutos estava com tudo OK.
Terminal de embarque
Como dito anteriormente, o terminal é como um grande galpão. Os portões são um ao lado do outro e os passageiros vão direto para a aeronave. Quando os voos são em aeronaves maiores, com maior número de passageiros, há alguns portões que possuem uma sala de pré embarque, ou seja, a conferência da documentação é feita e os passageiros aguardam a chamada dos voos nestas salas.
Como o avião que iria fazer a rota era um A330-300, o pré embarque começou às 18 horas. Às 18h40, começou a chamada do voo, começando pelos clientes Premium, os demais em seguida.
A classe Premium
A classe Premium era composta por duas fileiras com seis assentos, 2 x 2 x 2. Os assentos Premium nada mais são que assentos de classe executiva, daqueles que ficam retos, mas com um angulo. No assento havia uma manta enorme e um travesseiro macio, sem as telas de TV, nem mesmo as coletivas.
Fomos recepcionados por uma tripulação muito simpática e com uma garrafa de água mineral. A temperatura na aeronave estava alta – provavelmente, a APU (auxiliary power unit, que mantém os sistemas ligados quando a turbina não esta funcionando) estava desligada, por economia… Para compensar, foi oferecida uma toalhinha gelada antes da decolagem. O push back começou às 19h20, e às 19h35 já estávamos no ar.
Voo
Logo apos a decolagem, começou o serviço de bordo. Recebi uma bandeja com o prato selecionado previamente – lasanha de frango -, uma torta de chocolate e um bolinho de framboesa, um suquinho de laranja e um de maçã, além de uma saladinha, sem molho algum, e outra garrafa de água. De talheres, só tinha garfo e faca, e de plástico, obviamente.
Observei que nos bolsões estava um cartão que anunciava que eles alugavam tablete com opções de filmes, músicas e seriados. Nem cogitei a possibilidade. Transformei meu assento em cama e descansei um pouco.
Um pouco antes da aterrisagem, as comissárias recolheram o travesseiro e as mantas. O pouso no aeroporto de Shanghai – Pudong foi tranquilo, à 0h20.
A imigração foi rápida e tranquila e, ao chegarmos à esteira logo começou a entrega das malas. E o que me deixou mais feliz é que as bagagens da classe Premium, etiquetadas como prioritárias, foram realmente as primeiras a sair.
Conclusão
Pra quem vai fazer um voo mais longo e não se importa de pagar um pouco mais que o valor de uma passagem econômica low cost, vale muito a pena a classe Premium da AirAsia. Eu recomendo.
Agradecemos ao Luiz por este fantástico relato, que certamente será de grande utilidade a todos os leitores que viajarão pela Ásia e poderão optar pela companhia. E você? Já voou com a AirAsia? Deixe sua opinião nos comentários e participe!