Como é voar com a Aeroflot no Sukhoi SuperJet 100!
Como é voar com a Aeroflot no Sukhoi SuperJet 100!
A Aeroflot, a maior e mais tradicional companhia aérea da Rússia, já é conhecida dos leitores do Melhores Destinos graças à avaliação que publicamos da companhia. Hoje, porém, trazemos uma experiência bem diferente: como é voar em um jato Sukhoi Superjet 100 da Aeroflot! O pequeno avião, que comporta até 108 passageiros, fez seu primeiro voo comercial há apenas três anos e é uma da principais apostas da indústria russa de aviação. Será que ele tem força para competir com nossos Embraer ou com os canadenses da Bombardier? Nosso leitor Thiago Diniz Tomé de Lima foi conferir de perto e fez essa avaliação exclusiva para os leitores do MD. Confira!
Na verdade a escolha dessa empresa se deu por acaso. Compramos um pacote com uma operadora aqui no Brasil e esse voo de Moscou pra Cracóvia era pela Aeroflot. Imediatamente pesquisei no Google, achei ótimas referencias sobre a companhia e fiquei mais tranquilo.
Compra
Como disse acima, comprei um pacote direto com a operadora aqui no Brasil, mas ao entrar no site verifiquei que o site originalmente é em Russo, mas com a opção de mudar pra Inglês. Creio que não seja complicado comprar a passagem.
Check-in e embarque
Antes de entrar nos aeroportos da Rússia, seja passageiro ou não, você tem que passar por um detector de metais e sua bagagem tem que se passar por um raio-x na entrada. Com o aeroporto movimentado criam-se filas, mas que rapidamente são dispersadas devido à agilidade do pessoal da segurança do aeroporto.
Assim como nos aeroportos brasileiros, a fila do check-in estava um pouco grande e logo depois foram abertos mais guichês pra facilitar o atendimento. Como eu não sabia falar russo, na hora do check-in eu apenas falei meu nome e “hall”, pra dizer que eu queria ir no corredor e deu tudo certo.
Após isso, passamos por mais um raio-x, agora o do embarque, e depois veio a imigração. sem problema. Logo nos dirigimos ao portão de embarque pra aguardar o voo.
Avião
O voo foi feito em um Sukhoi SuperJet 100 RRJ 95B de prefixo RA-89010.
Ao entrar e ver o avião juro que fiquei com receio, uma vez que sou da teoria quanto maior o avião, mas seguro ele vai ser, impressão essa que foi mudada após o voo nessa belíssima e confortabilíssima aeronave.
Como curioso de aviação, conheço muitas aeronaves e nunca tinha ouvido falar nessa, por um momento pensei estar voando em algo da época do comunismo russo ainda, mas o voo foi perfeito.
A aeronave era novíssima, limpíssima e o espaço entre as poltronas era perfeito. Tenho 1,86 e não tenho o que reclamar desse espaço e do conforto do assento. A configuração das poltronas era 3-2, com uma classe executiva com poucas poltronas no formato 2-2.
Não havia sistema de entretenimento, mas o voo como era rápido, 1h55 nem deu pra cans
5. Serviço
Comissários de bordo simpáticos ao extremo, atenderam todos os meus pedidos e os comunicados dentro da aeronave em Russo e Inglês, eu arranho no inglês mas entendia perfeitamente os avisos de duração do voo e etc… Tanto do comandante como dos comissários. Como era um voo rápido não tinha nada de fone, mantas e etc.
6. Refeições
Essa foi a parte que mais me surpreendeu, vamos ao histórico completo.
Primeiramente os comissários passaram oferecendo refrigerante em lata, café ou chá e junto veio um lencinho úmido e um guardanapo.
Depois disso não vi mais movimentação alguma dos comissários e logo pensei: “vou beber só essa coca-cola de café da manhã e minha gastrite vai me atacar”, pois o voo saiu às 08h50.
Mas após algum tempo, eis que me surpreendo e lá vem os comissários novamente oferecendo um lanche delicioso e muito bem preparado.
As fotos falam por si: alimento bem embalado e dentro de box, acho que de acrílico. Nota 10 pra refeição a bordo, colocando qualquer empresa do Brasil no bolso.
Entretenimento
Como disse, não havia sistema de entretenimento no Sukhoi. Os avisos de segurança do avião naqueles encartes a frente do banco eram em russo e tinha uma revista de vendas e notícias, também totalmente em russo. Como não sei nada do idioma, liguei o ipod e fui curtindo uma música. O voo foi super tranquilo e sem turbulência alguma, diferente do voo GRU-FRA no B777-200 na TAM, mas isso não vem ao caso agora.
Chegada
Chegamos ao aeroporto da Cracóvia na Polônia e o desembarque foi feito com escadas, tanto pela porta dianteira como traseira.
pegamos um ônibus e fomos pra parte da imigração e depois pegar as bagagens, e tudo no conforme. O aeroporto é pequeno e aconchegante, mas sem nenhum problema pra desembarque.
Dicas
A dica boa que eu tenho é que no embarque tem wifi grátis! 😀
Conclusão
Vale a pena demais voar pela Aeroflot! Eu fiz dois voos por ela, um foi São Petersburgo – Moscou num A321 e esse que estou compartilhando com vocês. O ponto forte para mim é a limpeza dos aviões e a qualidade do serviço, não tenho nada a reclamar! Penso em voar novamente com a companhia, desde que eu pense em ir à Rússia novamente! Hehehe.. Abraços pessoal do Melhores Destinos e obrigado pela espaço!
Agradecemos ao Thiago pela brilhante avaliação, tanto da companhia quanto do Superjet 100. E você, já voou com o Sukhoi? O que achou desse pequeno jato russo? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Confira as mais de 150 avaliações de companhias aéreas que já publicamos aqui no Melhores Destinos neste post!