logo Melhores Destinos

15 dicas infalíveis para comprar passagens aéreas baratas

Leonardo Marques
Leonardo Marques
23/08/2021 às 12:33

15 dicas infalíveis para comprar passagens aéreas baratas

Comprar passagens aéreas baratas é a meta de todo viajante. Quem não sonha em aproveitar uma super promoção e garantir aquela viagem internacional com um preço excelente ou uma passagem promocional para voar pelo Brasil pagando muito pouco?

Há 13 anos o Melhores Destinos acompanha o mercado aéreo como o maior site de promoções de passagens do Brasil e neste post vamos revelar a você 15 dicas essenciais para comprar passagens baratas!

1. Passagens aéreas baratas existem e não são raras!

Sempre que postamos uma super promoção, corre-se o risco de ela esgotar rapidamente. Nestes casos, é bem frequente aparecer alguém nos comentários do post dizendo que não encontrou a tarifa em promoção e, por isso, nos acusando de propagar informação falsa. Bem, nós não nos irritamos mais com isso. Até porque os mesmos que hoje acusam e reclamam, se forem pacientes, amanhã estarão postando comentários de agradecimento porque conseguiram comprar uma passagem muito barata por meio de uma dica nossa. Já vimos isso acontecer milhares de vezes! Por isso, mesmo que não consiga nas primeiras vezes – e sabemos que isso pode ser muito frustrante – insista! Logo você conseguirá comprar suas passagens aéreas promocionais!

2. Baixe o aplicativo do Melhores Destinos 

Bem direto ao ponto: nós estamos 24 horas por dia monitorando os preços e informamos vocês sempre que encontramos alguma passagem barata. Quem tem o aplicativo do Melhores Destinos recebe as dicas em tempo real e de graça! Você pode receber nossos conteúdos pela nossa Newsletter, Instagram, Telegram, Twitter, Facebook, TikTokYoutube! Mas tenha em mete: o app é a forma mais eficiente de receber nossos alertas!

Clique aqui e baixe agora o o aplicativo do Melhores Destinos!

3. Leia as regras das promoções de passagens aéreas

Toda promoção tem regras e é muito importante ler estas informações para conseguir encontrar as menores tarifas. Pode ser que os bons preços sejam somente saindo de determinada cidade ou então valem somente para viajar em meses específicos, incluem bagagem ou não… e por aí vai! É por isso que, quando postamos uma promoção, sempre escrevemos um textinho inicial, bem resumido, com estes detalhes. E recomendamos que você leia esta introdução antes de seguir para os links no fim do post!

4. Não encontrou, procure mais!

Em todas as promoções o Melhores Destinos monta uma lista de links com origens, destinos e datas que encontramos com os bons preços. Aí é fácil: basta clicar e garantir as passagens aéreas promocionais. No entanto, pode ser que a passagem com datas de ida e de volta exatamente nos dias em que você deseja não esteja nesta lista de links. Não desista de primeira! Acesse algum dos links e, manualmente, altere as datas dos voos de ida e volta para conferir o preço final. Pode ser que também esteja valendo a pena!

5. Os preços das passagens mudam bastante

O preço das passagens aéreas pode mudar muito de um dia para o outro, ou mesmo de uma hora para outra! Isso pode ser decepcionante – principalmente para aqueles que ainda estão acostumados com os valores fixos, como o das passagens de ônibus. No entanto, é justamente este preço dinâmico que permite, por outro lado, encontrar passagens aéreas tão baratas, às vezes inclusive com preço menos do que as tarifas de uma viagem de ônibus!

A lógica das passagens aéreas se baseia na oferta e na procura. As empresas precisam preencher pelo menos 60% da capacidade de ocupação do avião. Se o voo está vazio, as promoções aparecem. À medida que o voo vai ficando lotado, as companhias acabam não fazendo mais “tanta questão” de mais passageiros e os preços vão ficando mais altos.

A dica, portanto, é estar sempre de olho nas tarifas! E  não se esqueça que promoções podem acontecer a qualquer momento! Daqui a pouco falaremos mais sobre isso!

6. Tente ser flexível nas datas

Pode ter certeza: não é só você que quer viajar na sexta à noite e voltar na segunda bem cedinho! Então, é bem possível que você não encontre as melhores tarifas exatamente nestes dias e horários. Se tiver flexibilidade na agenda, tente datas que caiam na segunda, terça, quarta e sábado. Vai passar um feriado prolongado? Negociar um ou dois dias de folga a mais com a empresa pode representar uma economia incrível nas passagens!

7. Promoções de passagens ocorrem a qualquer momento

Existe um mito de que é melhor procurar passagens de madrugada ou em determinado dia da semana. Nós acompanhamos as promoções de passagens há 13 anos e podemos garantir: elas podem aparecer a qualquer momento! Pode ser de madrugada, à tarde, de manhã ou à noite.

Não há nenhuma lógica. Então como ficar sabendo? Das duas uma: ou você começa a monitorar os preços das passagens o tempo todo ou deixa este trabalho com a gente, baixa o nosso app e recebe tudinho sem esforço nenhum! Só esteja avisado: se surgir uma super promoção na madrugada, você será sim acordado… e não vale reclamar! 🙂

8. Fique atento às promoções de passagens da Latam, Gol e Azul

As companhias aéreas nacionais não costumam fazer grandes promoções de passagens aéreas toda semana, mas vez que outra ao longo do semestre surgem ofertas muitos boas. Fique atento a quando nós avisarmos sobre a Megapromo Latam ou o Feirão da Gol, que costumam ser as melhores promoções dessas companhias aéreas. A Azul não tem uma promoção mais destacada, por outro lado costuma ser bem agressiva na resposta às ofertas das outras companhias. A novata Itapemirim tem divulgado algumas promoções, mas ainda não sabemos como vai se comportar nesse quesito.

Vale a pena ficar atento e pesquisar suas passagens aéreas durante as promoções! Mas fique atento às regras de datas e detalhes das tarifas promocionais, especialmente se elas incluem bagagem despachada ou apenas bagagem de mão.

9. Saiba a hora certa de comprar suas passagens aéreas

Algumas companhias dizem que quanto antes você comprar as passagens, mais vai economizar. Não é bem assim. Lembra do que dissemos sobre a lógica das passagens aéreas? Quanto mais perto do voo, se ele não tiver alcançado pelo menos 60% de ocupação, maior é a chance da companhia fazer promoção. Se você compra antes, perde a chance de aproveitar se o preço cair. Então, quando comprar? Pela nossa experiência temos visto que comprar passagens nacionais de 60 a 30 dias antes da data da viagem costuma ser mais barato. Nos voos internacionais de 90 a 30 dias. Se for voar na alta temporada ou feriados, aumente este prazo.

10. Nunca deixe para comprar as passagens na última hora

Nunca mesmo! Sabe aquela história dos filmes, que o personagem vai para o aeroporto para esperar as passagens aéreas baratas de última hora? Pois é, no Brasil isso não existe! Os voos de última hora, pelo contrário, costumam custar bem caro e ficam com os executivos, pessoas que precisam viajar por alguma emergência – e para os desavisados. Essas pessoas vão pagar muito mais e ter o mesmo serviço de quem comprou antes ou aproveitou uma promoção. Pode parecer injusto, mas é isso que permite que nós encontremos passagens aéreas baratas para nossas viagens programadas!

11. Encontrou uma boa promoção? Compre!

Já dissemos, mas vale reforçar: os preços das passagens aéreas mudam o tempo todo! Se você encontrar um valor promocional, nada garante que ele vai continuar lá se você deixar para comprar depois ou esperar para pensar melhor! A regra é: encontrou uma passagem aérea barata perfeita para as suas férias, compre!

Atenção: No caso das superpromoções relâmpago de preços arrasadores, essa regra é ainda mais importante. Muitas vezes você terá poucos minutos para fechar a compra antes que todos os sites fiquem congestionados. Por isso, entre assim que receber nosso alerta no app e garanta suas passagens. Vale já deixar tudo combinado com família e amigos e ter os números de documentos e datas de nascimento de todos à mão para facilitar!

12. Emita passagens com pontos ou milhas ou compre na MaxMilhas

Os pontos ou milhas são grandes aliados de quem procura passagens aéreas baratas. Você pode acumular seus pontos no cartão de crédito ou assinar um clube de milhas e depois emitir as passagens pagando apenas a taxa de embarque. Aqui no MD te ensinamos como fazer isso e sempre postamos as melhores promoções. Mas tem outra forma de aproveitar: pesquisando em sites como a MaxMilhas, que compram pontos e milhas e usam para emitir passagens mais baratas em seus sites! Nós também acompanhamos os preços na MaxMilhas e já postamos muitas promoções arrasadoras deles com exclusividade.

13. Pesquise em agências como Submarino e Viajanet

As agências de viagem online, como o Submarino Viagens e Viajanet, são ótimas ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas. Isso porque no mesmo lugar você encontra as passagens de todas as companhias aéreas naquela data e rota, facilitando bastante a busca! Essas agências também estão sempre negociando promoções exclusivas de passagens aéreas e pacotes que podem sair muito mais barato que comprar no site da companhia aérea, além de permitirem o parcelamento do valor.

Não se preocupe: no Melhores Destinos nós sempre comparamos os preços de todos os sites e mandamos para você a agência que está oferecendo o menor valor no momento.

14. Fique atento a aeroportos alternativos

Um segredo pouco comentado é que nem sempre você precisa comprar passagens para um destino para ir até ele! Confuso? Já explicamos! Existem aeroportos próximos a grandes cidades que podem ser uma boa alternativa para encontrar passagens aéreas mais baratas. É o caso de Fort Lauderdale, que fica ao lado de Miami e é uma ótima opção alternativa. Há muitos casos assim e nós sempre acompanhamos e te informamos quando encontramos passagens mais baratas.

15. Aproveite a Black Friday!

Tem uma data no ano em que é quase certo que teremos promoções de passagens aéreas: a Black Friday! Ela sempre acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e costuma ter boas oportunidades tanto de voos nacionais quanto internacionais.

Dicas para comprar passagens baratas na Gol

Como dissemos, a melhor promoção da GOL costuma ser o Feirão de Passagens. Fique atento pois ele costuma começar na sexta-feira e durar o fim de semana todo, com ótimas ofertas de passagens aéreas nacionais ou para a América do Sul. Às vezes a companhia oferece as passagens de volta a preço fixo, como qualquer voo de volta por R$ 49,90. É uma grande oportunidade de pagar barato, especialmente em rotas longas e que geralmente ficam de fora das promoções. Só fique atento pois nesse caso as ofertas costumam ser apenas para voos diretos.

A GOL é uma ótima opção de voos para destinos nacionais e América do Sul e costuma ter preços bem competitivos mesmo fora dos feirões. Fique de olho em ofertas relâmpago de passagens no site, como o MadruGOL, que dura apenas uma noite!

Dicas para comprar passagens baratas na Latam

A Latam é a maior companhia aérea da América Latina e costuma fazer boas promoções de passagens aéreas. Como dissemos, a Megapromo costuma ser a melhor oferta da companhia. Com início na quinta-feira ou sexta-feira, ela dura a semana toda e geralmente vale para muitas rotas nacionais e algumas internacionais –  em especial para a América do Sul, Europa, Estados Unidos ou África do Sul.

Além da Megapromo, a companhia costuma fazer promoções interessantes de passagens aéreas internacionais. A Latam costuma ser a favorita de muitos passageiros devido à facilidade do sistema de entretenimento em português e dos comissários brasileiros da companhia.

Dicas para comprar passagens baratas na Azul

A Azul não tem uma promoção especial como a Latam e a GOL, mas costuma oferecer boas ofertas, com nomes diferentes. Além disso, a companhia sempre responde quando aparece uma Megapromo ou Feirão e também baixa seus preços, o que é ótimo para os passageiros, já que quanto mais competição melhores as promoções de passagens aéreas!

A Azul também costuma oferecer códigos promocionais e cupons de desconto em seu site. Importante destacar que na maioria das vezes não é preciso comprar no site da companhia e usar o código promocional para conseguir o desconto: o mesmo valor, já reduzido, aparece em sites de viagem como Viajanet e Submarino Viagens. Se for comprar pelo site da Azul tome cuidado com a taxa de conveniência que eles cobram! Prefira comprar pelo app ou em sites parceiros para evitar a cobrança.


Gostou das dicas de passagens? Tem mais alguma para compartilhar? Deixe nos comentários!