logo Melhores Destinos

Como comprar pacotes de viagem usando o PIX?

Daniel Gadelha
03/01/2021 às 17:44

Como comprar pacotes de viagem usando o PIX?

Quando precisamos comprar um pacote de viagem, o primeiro meio de pagamento que nos vem em mente é o cartão de crédito. Ele permite o parcelamento da compra e ainda pode acumular pontos ou milhas. No entanto, por mais que o mercado ofereça cartões de crédito sem anuidade e fáceis de serem aprovados, uma parte da população ainda não tem acesso a esse produto. Além disso, são comuns os casos em que o limite disponível não é suficiente ou que a compra é bloqueada por suspeita de fraude.

Algumas agências de viagem como Submarino Viagens, Viajanet, etc também oferecem outras formas de pagamento como transferência bancária ou boleto. Porém, essas opções levam mais tempo para serem processadas e, no caso de um pacote em promoção ou para viajar em datas de muita procura como em feriados ou datas comemorativas, pode não haver tempo suficiente para que o pagamento seja compensado e as reservas confirmadas. Mas com a chegada do PIX, esse tipo de situação está com os dias contatos.

O que é o PIX?

O PIX é uma ferramenta de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central. O recurso surgiu devido à demanda dos usuários em realizar transferências de valores de forma rápida, barata e segura.

Diferente dos meios de transferência atuais, o PIX permitirá que os usuários transfiram dinheiro entre contas sem limite de horário, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana e com prazo máximo de 10 segundos para liquidação, ou seja, em tempo real se comparado as modalidades de transferências que temos hoje.

pix

Com o novo meio de pagamento será possível transferir dinheiro ou fazer pagamentos usando informações simples, como e-mail, número de telefone ou CPF/CNPJ ou uma chave aleatória (combinação de letras, números e símbolos) a escolha do usuário, ao invés de dados de agência e conta. O PIX deve oferecer também possibilidade de pagamentos através de QR Code para ser usado para o pagamento de compras e serviços.

Quais as vantagens do PIX?

A principal vantagem de comprar um pacote de viagem com o PIX é que, assim como o cartão de crédito, a transação é aprovada na hora, independentemente do horário ou dia da semana. Não há necessidade de aguardar compensação bancária. Depois de aprovado, o cliente receberá na hora o código da sua reserva e, dependendo da antecedência da viagem, já poderá realizar o check-in do voo.

Além disso, o PIX será inclusivo e estará disponível para um maior número de pessoas, incluindo os chamados “desbancarizados”. Para se ter uma ideia, aproximadamente 45 milhões dos brasileiros sequer possuem conta em banco.

Outra vantagem é que, assim como as empresas aéreas receberão o pagamento de forma instantânea, a lógica é de que o reembolso de reservas de hotéis, passagens aéreas e outros serviços contratados pelos passageiros também possam processados da mesma forma, evitando longas esperas. Ou, pelo menos, assim esperamos!

Quais as desvantagens do PIX?

O principal ponto negativo do PIX é que, assim como as compras com cartões de débito, o cliente precisa ter o valor total da compra disponível em sua conta corrente ou carteira digital. Pelo menos por quanto, não será possível comprar “a prazo” com o PIX. Além disso, a compra não poderá ser parcelada. Por outro lado, existe a previsão de, em um segundo momento, ser disponibilizada uma versão de pagamento pre-datada do PIX, inclusive com parcelamento. Essa nova modalidade deve chegar em julho de 2021 e vai acertar em cheio o mercado de cartões de crédito.

Como o PIX é uma transação de baixo custo para o recebedor, existe uma grande possibilidade dos bancos oferecerem pouco ou nenhum benefício de incentivo para os clientes o que utilizem como pontos, milhas ou cashback. Ou seja, má notícia para os viciados em programas de fidelidade.

pix

Como comprar pacotes de viagem com PIX?

Como o sistema ainda está sendo implementado, a nova forma de pagamento ainda não é aceita pelas agências. Porém, seguindo os conceitos do PIX, acredito que em pouco tempo cada agência de viagens terá uma “Chave PIX” que o comprador deverá inserir no aplicativo do seu banco para realizar o pagamento para a empresa.

Outra opção, ainda mais prática, é através de QR Code. A empresa gera um código único no momento do pagamento que deve ser lido pela câmera do celular do comprador. Os dados da transação como dados da reserva e valor da compra serão identificados na hora. Nessa situação, o processo de compra seria muito similar ao da compra de uma passagem aérea da GOL, que já aceita pagamentos utilizando PIX e as carteiras digitais PicPay, Mercado Pago e Atar Pay, todas através de QR Code.

Como se cadastrar no PIX?

Os bancos a carteiras digitais começaram a cadastrar a “Chave PIX” de seus clientes. Quem tem conta em uma dessas instituições já deve ter recebido alertas no celular estimulando o cadastro. Em alguns casos, as empresas estão oferecendo pontos ou participação em sorteios para que o cliente faça o registro. Para se cadastrar, basta acessar sua conta e procurar a opção “Cadastrar Chave PIX”. O cadastro é gratuito e descomplicado.

Qual o valor máximo das transações com PIX?

O Banco Central não estabeleceu nenhum limite máximo, mas a tendência é de que os bancos sigam valores similares aos praticados atualmente nas operações de DOC e TED. O limite pode variar de acordo com o perfil do usuário e será uma forma dos bancos de diminuir o risco de fraudes.

Preciso ter uma conta corrente para usar o PIX?

De acordo com o Banco Central, não será preciso. O usuário poderá depositar valores em sua carteira digital do PIX, uma espécie de conta digital, de onde poderá fazer pagamentos e transferências. Mas o mais comum serão usuários de instituições financeiras como bancos, cooperativas e fintechs façam adesão à ferramenta.

Quanto custa o PIX?

Pelo menos por enquanto o PIX é grátis! Os bancos serão impedidos de cobrarem pelo serviço quando a transação for realizada entre pessoas físicas e microempreendedores (MEIs). No entanto, as transações que envolvam empresas poderão ser cobradas a critério do banco.


E você, já cadastrou sua Chave PIX? Está animado com a novidade?

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção