Sentar no fundo do avião pode render um upgrade de cabine?
Sentar no fundo do avião pode render um upgrade de cabine?
O vídeo de uma comissária de bordo viralizou este mês numa rede social e na imprensa internacional por conta de uma suposta relevação: sentar no fundo do avião seria a melhor estratégia para ganhar um upgrade para a primeira classe ou classe executiva. Será mesmo?
Cierra Mistt, comissária de uma companhia aérea nos Estados Unidos, ganhou fama por compartilhar dicas e bastidores do setor aéreo nas redes sociais. Num dos vídeos, ela deu recomendações para conseguir um upgrade de cabine grátis e afirmou, entre outras coisas, que é mais provável que você seja levado para a primeira classe de graça se sentando no fundo do avião: “Se nosso voo não estiver cheio, temos que mover as pessoas para o balanceamento do avião. Normalmente todas as aeronaves têm cauda pesada. Então, se tivermos que mover as pessoas para a frente, de onde você acha que vamos levá-las? De trás!”
A comissária também disse que uma das maneiras mais fáceis de mudar de cabine era apenas ser gentil com as equipes dos aeroportos e com os comissários. E, acrescentou: “é incrível os milagres que eles podem fazer quando recebem uma bebida da Starbucks ou uma caixa de chocolates”.
Com 2,8 milhões de seguidores no TikTok (@cierra_mistt) e quase 70 mil no Instagram (@cierra_mistt), a comissária está fazendo sucesso mostrando as curiosidades e bastidores da sua profissão, além de vídeos engraçados.
Será que funciona?
Com todo o respeito à Sra. Mistt e aos diversos veículos de imprensa que repercutiram o vídeo, esse tipo de upgrade, também chamado de upgrade operacional, é cada vez mais raro e difícil de acontecer. Desculpa diminuir a esperança de você que chegou até aqui, mas o que vai acontecer se você marcar assento no fundão do avião com quase 100% de certeza será que você vai viajar no fundão do avião! Simples assim…
Isso acontece porque as companhias aéreas dos Estados Unidos, do Brasil e da maioria dos países passaram a definir regras bem rígidas para a venda ou a concessão de upgrades de cabine. Seja através de leilões, uso de milhas ou de cupons do programa de fidelidade ou de cartões de crédito, existem critérios que devem ser respeitados pelos funcionários das empresas. Há inclusive com a divulgação pública da fila de upgrade pela Delta, United, American e Latam, por exemplo.
Além disso, quando é necessário o balanceamento de peso da aeronave, são adotados procedimentos de adequação da carga nos porões e a movimentação de passageiros dentro da mesma classe de serviço, sem essa de pegar alguém da última fileira e mandar para a primeira classe. Se houver overbooking na classe econômica ou algo que demande upgrades, o mais comum é convidarem os passageiros frequentes com status que estejam no voo, quase sempre no check-in ou antes do embarque, com raras exceções.
Claro que não é impossível que exista um voo sem nenhum passageiro frequente ou alguém disposto a pagar pelos upgrades que deixe os comissários livres para uma ação espontânea. Ou até ações voluntárias fora das políticas formais das empresas… Mas isso é raro e pouco provável de acontecer. Especialmente em voos internacionais e de longa duração.
De todo modo, não custa nada ser gentil e tratar bem todos os funcionários. Sempre! Isso pode te render um assento melhor, e, quem sabe, até um upgrade. Mas faça de coração, estando preparado para receber em troca apenas um sorriso ou um “muito obrigado!”.
Não sei se foi só uma jogada de marketing para se promover, um exagero, ou se a comissária tem algum segredo que nós desconhecemos. Mas o fato é não fácil como pareceu ser.
Como conseguir um upgrade?
Se você quiser entender melhor como funciona a política de upgrades das principais companhias aéreas que voam para o Brasil, confira esse post: Upgrades: Guia completo para viajar na executiva ou primeira classe com passagem de econômica ou assista ao nosso vídeo:
Caso seja vítima de overbooking ou tenha tido algum problema sério em seu voo, procure gentilmente um funcionário, relate o ocorrido (lembrando que ele não tem culpa pelas falhas da empresa) e verifique se é possível alguma compensação, como um upgrade ou assento melhor. Suas chances aumentam consideravelmente.
Com informações do The Mirror
Veja também: