logo Melhores Destinos

Comidas típicas brasileiras: os pratos mais deliciosos de cada estado eleitos pelos nossos leitores!

Thayana Alvarenga
21/02/2021 às 9:01

Comidas típicas brasileiras: os pratos mais deliciosos de cada estado eleitos pelos nossos leitores!

As comidas típicas brasileiras costumam ser inesquecíveis por diversos motivos, entre eles os temperos marcantes e a experiência diferenciada para quem prova. Não há como negar que uma das melhores partes de qualquer viagem é mergulhar nos sabores da culinária local e em um país com as dimensões continentais como o nosso há sempre novos pratos a descobrir!

Pensando nisso, o Melhores Destinos realizou uma pesquisa com seus leitores para que indicassem as melhores comidas típicas de seus estados. Foram mais de 3 mil participantes de todo o Brasil que elegeram os pratos que melhor representam a cultura e o sabor de cada parte de nosso país! Conheça os pratos eleitos de cada estado e deleite-se com esse guia maravilhoso de sabores brasileiros!

Comida acreana: Baixaria

A baixaria é a principal comida típica do Acre na opinião de nossos leitores. O prato de nome exótico é muito tradicional e servido no café da manhã em todo o estado e ficou famoso entre as comidas brasileiras. É composto de farinha de milho (conhecida também como fubá ou cuscuz em outros estados), carne moída, cheiro verde e ovo frito.

As pessoas deste estado que participaram de nossa pesquisa também citaram o tacacá, o kibe de arroz, a rabada no tucupi e o pirarucu à casaca.

A baixaria acreana (Foto: Eduardo Duarte / G1)

Comida alagoana: Sururu ao coco

O sururu ao coco é a principal comida típica do estado de Alagoas, de acordo com os próprios alagoanos. Este molusco pode se tornar um ensopado de dar água na boca e não por acaso aparece no cardápio de muitos restaurantes. A gastronomia de Alagoas, uma das mais importantes da comida brasileira, seduz os turistas pela variedade de frutos do mar, com diversos pratos preparados com peixes, moluscos, crustáceos, mariscos, camarões, e muito mais.

Além do sururu ao coco, os participantes citaram entre as comidas típicas também o pudim de tapioca, o cuscuz alagoano, o caldinho de massunim e a famosa cocada de Marechal Deodoro, que fica pertinho de Maceió.

Comida amapaense: Camarão no bafo

O camarão no bafo foi apontado como o principal prato típico do estado do Amapá, estando entre as principais comidas brasileiras. Ele é tão apreciado por ali que a capital Macapá até promove concursos para eleger qual restaurante prepara o melhor camarão no bafo da cidade. Na receita, além do camarão, há pimenta dedo de moça, cebola e tomate, com um toque também de cachaça de alambique.

Além dele, outros pratos citados como comidas típicas do Amapá foram a maniçoba, o vatapá amapaense, o tacacá e o açaí, todos muito consumidos também em outros estados da região Norte. Enquanto aqui no sudeste o açaí é uma sobremesa que acompanha itens como leite condensado e leite em pó, lá no Amapá come-se com a comida, como se fosse um feijão.

Camarão no bafo, comida típica do Amapá (Foto: Márcia do Carmo)

Comida amazonense: Tambaqui assado na brasa

O tambaqui assado na brasa é a principal comida típica do estado do Amazonas, segundo os próprios moradores, figurando entre as melhores comidas brasileiras. Trata-se de um peixe muito consumido no local, preparado direto na brasa, o que proporciona um sabor diferenciado.

Além dele, foram citados também o x-caboquinho, o pirarucu à casaca, o tacacá e o pato no tucupi, também muito apreciados pelos nativos.

Comida baiana: Acarajé

O acarajé foi apontado pelos leitores como a principal comida típica do estado da Bahia, muito famosa entre as comidas brasileiras. Facilmente encontrada na capital Salvador, é um bolinho frito no azeite de dendê, feito com feijão fradinho, sal, alho, gengibre, cebola e recheado com camarão. Se te perguntarem se você prefere “quente ou frio” na verdade é referente ao nível de pimenta. Quanto mais “quente” mais apimentado será o seu acarajé.

Outros pratos típicos que foram citados pelos baianos são a moqueca, o escondidinho de carne de sol, o abará e o vatapá. Não esqueça de colocá-los em sua lista!

Comida cearense: Baião de dois

O baião de dois é o grande prato típica do estado do Ceará, de acordo com nossos leitores. É um prato feito de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho, uma boa mistura da comida brasileira. Há quem diga que a origem do nome é pela dança típica nordestina, o baião. Também ganhou popularidade com a música “Baião de Dois”, em parceria com o compositor cearense Humberto Teixeira e o pernambucano Luiz Gonzaga, o rei do baião!

Outros pratos bastante citados pelos cearenses são a panelada, caranguejo (de todos os jeitos), carne de sol com macaxeira e buchada de bode.

Comida brasiliense: O grande misto de sabores

“Brasília não tem uma comida típica específica, aqui temos influência da gastronomia de várias regiões do Brasil. Para a construção de Brasília, vieram pessoas das 5 regiões do Brasil, cada um trouxe a comida típica e o tempero da sua região”, disse a leitora Vanda Ferreira da Silva.

A mesma opinião é compartilhada por diversos brasilienses que participaram de nossa pesquisa. “Como temos pessoas de todos os estados há uma grande variedade. Entretanto predominam a comida nordestina e a goiana”. Como o Melhores Destinos nasceu em Brasília, nós concordamos com nossos leitores!

Ainda assim, não deixe de experimentar as versões do Distrito Federal de arroz com pequi e o pastel da Viçosa.

Comida capixaba: Moqueca

A moqueca capixaba foi escolhida como a principal comida típica do estado do Espírito Santo, sendo muito famosa entre as comidas brasileiras. Muito consumida também na Bahia, no Espírito Santo a moqueca tem um preparo totalmente diferente. Ela não leva, por exemplo, leite de coco ou azeite de dendê, substituídos por urucum e tomates para dar cor ao cozido. Em geral, é um prato preparado em uma panela de barro e consiste em peixe cozinho (pode ser cação) com outros frutos do mar como camarão, além de temperos.

Além da moqueca capixaba, não deixe de provar também a torta capixaba, o bolinho de aipim de Guarapari, o peixe peroá frito e a muma de siri.

Moqueca Capixaba do Restaurante Atlântico, no ES

Comida goiana: Empadão

O empadão goiano é considerado o grande prato típico do estado de Goiás. É uma torta salgada típica com variados recheios e muito apreciado na capital Goiânia e uma deliciosa comida brasileira. O prato regional é bastante conhecido no Brasil e está em processo de reconhecimento como Produto de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Além dele, foram citados também como comidas mais típicas “do Goiás” a pamonha, o arroz ou frango com pequi, pit dog, e chica doida, que é tipo um mingau.

(Foto: Arisco / Divulgação)

Comida maranhense: Arroz de cuxá

O arroz de cuxá é o principal prato típico do Maranhão, segundo os nativos. Trata-se de um arroz branco acompanhado de um molho conhecido como cuxá na culinária local, feito com vinagreira, gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca – base da alimentação do índio – e pimenta-de-cheiro, ingredientes encontrados com fartura na região.

Além dele, foram lembrados também a peixada maranhense, sururu, doce de espécie e a juçara, como é chamado o açaí por lá, outras famosas comidas brasileiras.

(Foto: Instituto Brasil a Gosto / Divulgação)

Comida mato-grossense: Arroz Maria Isabel

O arroz Maria Isabel é o prato mais tradicional do Mato Grosso e está entre as melhores comidas brasileiras. Preparado com carne de sol, a comida é muito consumida no café da manhã e é tão farta que até lembra um almoço.

Outros pratos típicos locais são a farofa de banana da terra, o furrundu, o churrasco pantaneiro e o pacu assado com farofa de couve.

(Foto: Pantanal Nature)

Comida sul-mato-grossense: Chipa

A culinária do Mato Grosso do Sul traz influências dos vizinhos Bolívia e Paraguai. Não por acaso um dos pratos típicos mais consumidos por lá é a chipa, um tipo de pão de queijo em formato de ferradura muito consumido também nestes países.

Além da chipa, há também a sopa paraguaia, que é na verdade um tipo de bolo, o pintado ao urucum, o arroz boliviano e o sarravulho, entre as deliciosas comidas brasileiras.

Comida mineira: Frango com quiabo

Uai gente, não foi o pão de queijo? Segundo nossos leitores mineiros o saboroso frango com quiabo é o prato que melhor representa a maravilhosa comida típica do estado de Minas Gerais. O prato é muito encontrado no Brasil inteiro, figurando entre as melhores comidas brasileiras, e está na lista da preferência de muita gente.

Mas claro que o clássico pãozim de queijo entrou na lista, assim como o feijão tropeiro, o tutu e o angu, que tem variações no preparo em alguns outros estados brasileiros. Não deixe de se deliciar com a versão original quando estiver viajando por Minas Gerais!

(Foto: Reprodução / Gshow)

Comida paraense: Maniçoba

A maniçoba é a principal comida típica do estado do Pará, segundo os leitores. De origem indígena, tem como principal ingrediente a maniva e a folha da mandioca moída. É conhecida também por ser a feijoada dos paraenses, aparecendo entre as principais comidas brasileiras.

Além da maniçoba, não deixe de experimentar também o pato no tucupi, o caruru, o tacacá paraense e o vatapá paraense, outras delícias encontradas no estado.

(Foto: Instituto Paulo Martins – Pará)

Comida paraibana: Carne de sol

A carne de sol é muito consumida em toda a região nordeste do Brasil, sendo a comida típica principal do estado da Paraíba de acordo com os paraibanos e aparecendo entre as saborosas comidas brasileiras. O prato tem esse nome porque é, de fato, levado ao sol, técnica típica do sertão nordestino para aumentar o tempo de conservação da carne.

Além dela, outros pratos muito encontrados na Paraíba são a buchada de bode, o rubacão, o arrumadinho e o cuscuz.

Comida paranaense: Barreado

O barreado é a principal comida típica do Paraná, segundo os próprios paranaenses, sendo lembrada entre as principais comidas brasileiras. O prato é muito consumido principalmente no litoral do estado e trata-se de um ensopado de carne cozido em fogo muito baixo numa panela de barro lacrada com pirão de farinha – para evitar que o vapor escape durante o processo. Seu preparo demora horas!

Além dele, outras comidas típicas deste estado são a carne de onça, o carneiro no buraco, o pierogi e o famoso pinhão, muito consumido em outros lugares do Brasil em época de festas juninas.

Comida pernambucana: Bolo de rolo

O bolo de rolo foi apontado como a comida típica mais representativa do estado de Pernambuco. É na verdade um doce que faz lembrar um rocambole, com a massa enrolada com camadas bem fininhas de goiabada derretida, tendo tudo para estar entre as melhores comidas brasileiras.

Além desta deliciosa sobremesa, não deixe de provar também os clássicos sarapatel, buchada, dobradinha e a tapioca.

(Foto: Leo Motta/ JC Imagem)

Comida piauiense: Paçoca de carne de sol

A paçoca piauiense é a principal comida típica do estado do Piauí segundo os leitores. Ela é feita de farinha, carne de sol pisada no pilão, coentro e uns pedacinhos de banana para dar um toque a mais, bem comida brasileira mesmo.

Além dela, há também outros pratos muito característicos do local, como também o arroz Maria Isabel, carne de bode, arroz de capote e a bebida cajuína, que é considerada Patrimônio Cultural do Estado e símbolo cultural da cidade de Teresina.

(Foto: Aureliano Muller)

Comida carioca: Feijoada

A feijoada é a principal comida típica do Rio de Janeiro na opinião dos nossos leitores e dispara entre as principais comidas brasileiras. Consumida e amada em todo o Brasil, é fácil de encontrar o prato em qualquer bairro carioca. Os ingredientes seguem as receitas tradicionais, com pedaços de linguiça, carne seca, paio e costelinha. Há quem goste de outros itens como orelhas e pés de porco. Arroz, torresmo, couve e uma farofinha acompanham o prato, tornando ainda mais saboroso.

Além deste delicioso prato, outras comidas típicas do Rio de Janeiro são o filé à Oswaldo Aranha, picadinho carioca, churrasco e os famosos biscoitos Globo, que podem ser encontrados facilmente em qualquer praia.

Comida potiguar: Ginga com tapioca

A principal comida típica do estado do Rio Grande do Norte é a ginga com tapioca, estando entre as comidas brasileiras mais lembradas pelos nossos leitores. O prato é bem simples e é feito basicamente da combinação de tapioca recheada com ginga, um pequeno peixe espetado e frito em óleo com azeite de dendê. Tem até uma lei que considera essa comida um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.

Outros pratos que também são muito encontrados por lá são o baião de dois, paçoca, feijão verde, e o bobó de camarão, assim como outros frutos do mar.

(Foto: Canindé Soares/G1)

Comida gaúcha: O bom e tradicional churrasco

Ir para o Rio Grande do Sul e não experimentar um verdadeiro churrasco é o mesmo que não ir. Como o estado foi a maior área de criação bovina do Brasil, o gado faz parte da vida dos gaúchos desde sempre, se tornando o prato mais tradicional da região – “e no espeto, nada de grelha!”, lembrou muito bem o nosso leitor Rafael Chagas.

Além do churrasco, quem visitar o estado precisa experimentar também o arroz carreteiro, bem como tainha na taquara, queijo de colônia e, claro, tomar o famoso chimarrão, ótimo para os dias frios, tchê! Todos esses itens fazem parte da nossa culinária brasileira de dar água na boca!

Comida rondoniense: Pirarucu rondon

Graças à abundância de pescados nesta região, os peixes figuram entre os pratos típicos de Rondônia. O principal deles é o pirarucu rondon, prato composto de pirarucu, jambu, macaxeira, batata doce e tucupi. Essa comida foi reconhecida oficialmente como o prato culinário de Rondônia para incentivar a utilização do pirarucu dentro gastronomia rondoniense, sendo considerado um peixe exótico no Brasil e no mundo.

Além dele, você precisa provar também a caldeirada de tambaqui, caldeirada e a torta de cupuaçu, uma deliciosa sobremesa, todas comidas brasileiras.

(Foto: Matheus Henrique/ G1)

Comida de Roraima: Paçoca de carne com banana

A paçoca de carne com banana é considerado a principal comida típica do estado de Roraima e uma das principais brasileiras. Preparada com farinha, banana e carne bovina seca ou charque batido no pilão, é indicada pelos roraimenses como algo ideal para levar nas viagens, já que se conserva por dias fora da geladeira.

Não deixe de experimentar também outros pratos que tem suas versões em Roraima, como o tambaqui feito de diversas formas, além de caldeirada de peixe e damorida, um cozido de peixe dos indígenas.

Comidas catarinenses: Polenta no fio

A polenta no fio é a principal comida típica de Santa Catarina. O prato na verdade foi trazido pelos italianos e ficou muito conhecido na região sul pelos colonos que foram morar no estado. Por aqui a polenta é mais firme e cozida por mais tempo, diferente de outros estados brasileiros. A receita leva este nome pois dizem que ela pode ser cortada com um fio de algodão.

A tainha assada também é muito consumida no litoral catarinense, bem como o joelho de porco à pururuca e o marreco recheado, famosos entre as comidas brasileiras.

Comidas paulistas: Virado à paulista

O virado é um prato muito consumido no Brasil, porém em São Paulo seu preparo é diferenciado. No tradicional cardápio paulistano, por exemplo, ele costuma ser encontrado às segundas, quando é mais tradicionalmente servido nos restaurantes. Seu preparo vai feijão cozido, refogado em cebola e alho, e é servido acompanhado de bisteca, linguiça frita, banana empanada e frita, ovo com a gema mole, couve em tiras, torresmo crocante e arroz.

Além desta delícia, o estado de São Paulo oferece outras comidas típicas saborosas como o pastel de feira com vinagrete, o sanduíche de mortadela, o cuscuz paulista e a pizza, considerada uma das melhores do mundo! Todos fazem parte das saborosas comidas brasileiras!

(Foto: Rivaldo Gomes / Folhapress)

Comida sergipana: Caranguejo

O caranguejo é considerado a principal comida típica da culinária sergipana, sendo encontrado em qualquer canto e aparecendo entre as melhores comidas brasileiras. Para os aracajuanos, comer este petisco é quase uma terapia, já que é necessário ter paciência e atenção para encontrar a pouca carne que o crustáceo tem. O caranguejo costuma ser servido junto com um martelo para quebrar a casca e comer.

Cuscuz, amendoim cozido e aquela fruta mangaba são outras comidas características do estado de Sergipe que merecem ser provadas.

Comida do Tocantins: Chambari

A comida do Tocantins recebe influências indígenas e africanas. O chambari é o prato que mais representa o estado, e consiste no músculo bovino com o osso, condimentado e cozido. É conhecido em outros estados como ossobuco, estando entre as melhores comidas brasileiras.

Além dele, outros pratos típicos no Tocantins são o tucunaré na folha de bananeira, frango caipira com pequi, panelada e arroz Maria Isabel.


E você, já provou algum destes pratos? Tem outras sugestões imperdíveis? Comente abaixo e ajude outros leitores! 

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção