Colômbia suspende temporariamente voos vindos do Brasil


Colômbia suspende temporariamente voos vindos do Brasil
O presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, anunciou nesta quarta-feira (27) que vai suspender temporariamente os voos vindos do Brasil. A restrição valerá pelo período de um mês, como medida preventiva para conter a nova variante da Covid-19. Confira todos os detalhes da nova mudança:
Colômbia suspende voos do Brasil
“Como medida preventiva e por um período de 30 dias, enquanto se fazem todas as observações, são tomadas (…) as medidas de restrição de voos da Colômbia para o Brasil ou do Brasil para a Colômbia”, disse o presidente em seu programa diário de televisão.
Além disso, o governo colombiano informou que o monitoramento da fronteira amazônica entre os dois países será intensificado. Com a nova medida, a Colômbia se soma a Portugal, Turquia, Marrocos e Peru entre os países que recentemente proibiram a entrada de passageiros vindos do Brasil.

San Andrés: passageiros com voos pela Avianca Colômbia serão afetados
Atualmente, a Colômbia enfrenta uma segunda onda de contágios de Covid-19, relacionada às festas de fim de ano, com hospitais à beira do colapso. O país soma mais de dois milhões de contágios e 52 mil mortes.
Brasileiros podem entrar na Colômbia?
A nova restrição de entrada na Colômbia suspende os voos provenientes do Brasil, sem exatamente proibir brasileiros — ou qualquer outra nacionalidade — de viajar ao país. Isto é, caso seu voo parta de outro país que não seja o Brasil, sua entrada na Colômbia pode ser permitida — respeitando as regras da Imigração local e a exigência do teste PCR negativo de Covid-19 emitido até 96 horas antes do embarque.
A restrição afeta apenas os voos de passageiros, já que o transporte de carga permanecerá intacto. Viajantes procedentes do Brasil que chegaram entre 18 e 27 de janeiro terão que fazer quarentena por 14 dias.
Confira a lista com mais de 90 países para onde brasileiros podem viajar.
Fechamento e reabertura da Colômbia
A Colômbia foi um dos primeiros países da América do Sul a fechar as fronteiras para brasileiros, ensaiar uma reabertura, e agora a suspender os voos. Confira a linha do tempo:
- 23/03: Avianca Colômbia suspende todas as rotas internacionais
- 19/09: Colômbia anuncia retorno dos voos internacionais, inclusive para o Brasil
- 05/11: Colômbia não exige mais teste de Covid-19 para turistas
- 12/01: Colômbia volta a exigir PCR negativo para entrar no país
- 27/01: Colômbia suspende voos vindos do Brasil
Com informações do G1