Governo americano pressiona para que companhias aéreas deixem pais se sentarem com os filhos de graça
Governo americano pressiona para que companhias aéreas deixem pais se sentarem com os filhos de graça
Diante de tantas taxas extras cobradas dos passageiros, o Departamento de Transportes (DOT) dos Estados Unidos decidiu adotar algumas medidas para oferecer mais transparência aos clientes – e pressionar as companhias aéreas.
O órgão começou a divulgar em um site oficial quais são as principais companhias aéreas do país que fazem cobranças adicionais para permitir que membros da mesma família (com crianças) sentem juntos durante o voo.
Além disso, também passou a mostrar as poucas empresas que garantem o assento dos pais ao lado dos filhos pequenos sem taxas extras. Confira a lista completa a seguir.
Companhias que cobram taxas dos pais e familiares
- Delta Air Lines
- United Airlines
- Southwest Airlines
- Allegiant Air
- Hawaiian Airlines
- JetBlue Airways
- Spirit Airlines
Companhias que oferecem poltronas para famílias sem custo adicional
- Alaska Airlines
- American Airlines
- Frontier Airlines
Dependendo da companhia, os pais que querem sentar com seus filhos podem ter que desembolsar de US$ 10 a US$ 50 (cerca de R$ 50 a R$ 260) extras por assento escolhido, além do custo das passagens. Algumas companhias aéreas cobram até US$ 100 a mais por um assento.
As discussões sobre as cobranças de serviços aéreos aumentaram após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticar várias taxas das companhias aéreas. Depois disso, as empresas começaram a adotar algumas medidas mais flexíveis.
Leia também
Transparência a favor do consumidor
Ao acessar o painel do departamento com informações sobre as empresas, a plataforma mostra uma comparação clara dos serviços que as companhias aéreas se comprometem a fornecer.
No site oficial, a empresa recebe uma indicação verde quando oferece assentos adjacentes para crianças de até 13 anos e um adulto acompanhante sem custo adicional. Quando não oferta, as transportadoras que cobram taxas recebem um X em vermelho.
O DOT também mostra comparações do que cada companhia aérea oferece aos clientes em caso de atraso ou cancelamento de voo – quando os problemas são causados por falhas técnicas ou falta de pessoal.
O que achou da medida do departamento? Já precisou pagar mais caro para sentar com seu filho? Será que a Anac poderia fazer algo assim no Brasil? Participe nos comentários!