logo Melhores Destinos

Posso usar a CNH digital para alugar um carro?

Rafael Castilho
Rafael Castilho
27/09/2021 às 9:14

Posso usar a CNH digital para alugar um carro?

A tecnologia está aí para nos ajudar e os documentos digitais podem facilitar a nossa viagem. A maioria das companhias aéreas aceita CNH-e, e-Título (com foto) e DNI como documento de identificação. Veja como usar documentos eletrônicos para embarcar em voos dentro do Brasil apenas com o celular. Entretanto, será que as locadoras de veículos no Brasil aceitam a CNH digital? E nas viagens internacionais? Fomos atrás destas respostas.

CNH digital é aceita na locação de veículos no Brasil?

A CNH-e começou a ser emitida há cerca de 4 anos. Antes dela só era possível utilizar a tradicional de papel, que ainda continua sendo emitida pelos Estados. A Carteira Nacional de Habilitação Digital tem o mesmo valor jurídico do documento impresso.

De acordo com a locadora Movida, “é possível locar com a CNH digital seguindo os requisitos disponíveis no site.” A Localiza e a Unidas também aceitam a CNH digital.

Procuramos a Rentcars, a empresa líder no mercado de aluguel de carros no Brasil e na América Latina e que reúne em seu site mais de 100 locadoras pelo mundo. “Atualmente algumas locadoras nacionais aceitam a apresentação da CNH digital diretamente no APP DETRAN, entre elas estão nossas principais parceiras: Movida, Localiza e Foco”, respondeu a Rentcars.

Fica a dica: a maioria das empresas aceita a CNH-e, pois é um documento oficial. Mas se tiver alguma dúvida não deixe de contactar a própria locadora.

CNH digital é aceita na locação de veículos no exterior?

Apesar de ser um documento oficial brasileiro, o uso da CNH-e em locações no exterior é mais complicado. Segundo a Rentcars, “é indispensável apresentação do documento com foto impresso, não sendo possível a locação internacional com a CNH digital.”

Sabemos que quando alugamos carro no exterior sempre nos é pedido o passaporte, a CNH impressa e um cartão de crédito no nome do titular. Sendo assim, infelizmente, teremos que sempre portar o nosso tradicional documento de habilitação numa viagem internacional.

Sempre que for viajar fique atento às regras das locadoras e veja as dicas para não cair em roubadas na hora de alugar um carro.

Como emitir a CNH-e

Para criar a CNH digital é preciso ter o aplicativo para Android ou iOS. Ela é opcional e, na maioria dos estados, pode ser obtida sem custo adicional. No entanto, se seu documento não tiver o QR Code no verso, você precisará solicitar uma segunda via. O valor de segunda via varia de acordo com o estado onde o documento foi emitido.

Depois disso, você precisará acessar ou criar uma conta de acesso única do Governo para poder acessar o app e adicionar sua CNH digital ou documento do veículo.

O App solicitará uma senha de quatro dígitos, que será usada sempre que você acessar a CNH digital. Nos aparelhos que possuem leitor de digital o acesso poderá ser feito dessa forma. O documento ficará disponível mesmo que você esteja sem internet.