logo Melhores Destinos

Vai pra onde? Conheça as 10 cidades mais visitadas do mundo em 2019!

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
19/12/2019 às 4:59

Vai pra onde? Conheça as 10 cidades mais visitadas do mundo em 2019!

Quais são as cidades mais visitadas do mundo? O relatório da empresa de pesquisa estratégica Euromonitor International traz as 100 cidades que mais receberam mais estrangeiros em 2019, além de análises de tendências de turismo para cada região do planeta.

Elaborado anualmente, o Top 100 City Destinations Ranking considera as 100 cidades que receberam mais visitantes estrangeiros com estadia mínima de 24 horas. Confira!

1. Hong Kong

Nem mesmo os recentes protestos foram capazes de diminuir o número de visitantes em Hong Kong. Figurinha-carimbada na liderança do ranking, Hong Kong foi eleita pelo 10º ano consecutivo a cidade mais visitada do mundo!

Com mais de 50% dos turistas vindo da China, a cidade-Estado é um dos destinos de compra preferidos na Ásia, embora haja muito mais para fazer. Com paisagens montanhosas, trilhas, praias paradisíacas (e ainda desconhecidas), a cidade vem atraindo mais visitantes interessados na sua natureza, um lado pouco divulgado da cidade mais visitada do mundo.

Leia também:
Guia de Hong Kong

Hong Kong: pelo 10º ano consecutivo a cidade mais visitada do mundo!

2. Bangkok

A capital da Tailândia está longe das praias que fizeram o país famoso, mas serve como porta para elas e muitas outras atrações. Bangkok surpreende com seus templos budistas, shoppings modernos, cultura exótica e inúmeras opções baratas de entretenimento, mesmo com a recente valorização da moeda.

A cidade se beneficia de sua localização estratégica, recebendo muitos visitantes da Índia e China. Além do potencial regional, a cidade é referência para europeus e norte-americanos, atraindo também cada vez mais brasileiros, que não precisam de visto para a Tailândia por até 90 dias!

Leia também:
20 coisas (quase de graça) para fazer em Bangkok
Qual a melhor época para visitar a Tailândia?
Como é viajar para a Tailândia? Dicas e roteiro muito além das praias
Os 10 erros mais comuns em uma viagem à Tailândia – e como evitá-los!

Bangkok: turismo de baixo custo, mesmo com a valorização da moeda.

3. Londres

A capital da Inglaterra e do Reino Unido nunca perde seu charme. Mesmo com todas as complicações do Brexit e incertezas em relação às restrições de imigração, Londres ainda é um dos destinos mais procurados do mundo.

Leia também:
O que fazer em Londres – dicas para a sua viagem à capital do Reino Unido

Vibrante, moderna, elegante, movimentada, riquíssima em cultura e opções de entretenimento, a sede da monarquia britânica abriga o Big Ben e tantos outros cartões-postais famosos, como a ponte da Torre de Londres, o palácio de Buckingham; a Abadia de Westminster, além de vários museus interessantíssimos.

Londres: um dos destinos mais procurados do mundo.

4. Macau

Última colônia europeia na Ásia, Macau esteve sob domínio português até 1999, quando finalmente retornou para a soberania chinesa. Desde então, vem experimentando um crescimento na economia e no turismo, liderado pela indústria de cassinos que já faz Macau ser reconhecida internacionalmente como “a Las Vegas do Oriente”.

A proximidade com Hong Kong também ajuda. Macau está acessível a pouco mais de 50 minutos de ferry boat, sendo um ótimo passeio de um dia.

Leia também:
O que fazer em Macau – Roteiro e dicas de viagem para a China portuguesa

Macau: ex-colônia portuguesa conhecida como a “Las Vegas” do Oriente.

5. Singapura

Uma gigante em um pequeno espaço. Moderna e dinâmica, Singapura é uma cidade-estado e um dos Tigres Asiáticos. Segura, super limpa e com ares perfeccionistas, a cidade se reinventa constantemente e muitas vezes é exemplo para outras nações. O crescimento do turismo regional e do setor de cruzeiros empurram o destino para as primeiras posições — e deve continuar assim pelos próximos anos.

Leia também:
O que fazer em Singapura – dicas de uma das cidades mais modernas do mundo!

Singapura: (des)complicada e perfeitinha, cada vez mais competitiva.

6. Paris

A capital francesa será a primeira a se beneficiar das eventuais mudanças do Brexit, que possivelmente diminuirá o número de turistas em Londres. As oportunidades serão não só para o turismo de lazer, mas também corporativo.

Leia também:
Guia completo de Paris
O que fazer em Paris
Pontos turísticos de Paris

Enquanto isso, Paris vem melhorando seus protocolos de segurança e investindo em campanhas publicitárias para atrair millenials americanos. Com as diárias de hotel mais caras da Europa, a cidade começa a ver a demanda por acomodações baratas crescendo, com o aumento exponencial de aluguéis de curta duração no AirBnb.

Apesar do otimismo, Paris voltou atrás nas previsões de receber 100 milhões de visitantes em 2020, preferindo pensar mais à frente: os Jogos Olímpicos de 2024.

Paris: eterna Cidade Luz e sede das Olimpíadas de 2024.

7. Dubai

Dubai continua liderando na lista de cidade mais visitada do Oriente Médio, com novas políticas de visto que ajudaram a aumentar o número de visitantes. Parte integrante dos Emirados Árabes Unidos, a cidade recentemente suspendeu o projeto de maior aeroporto do mundo devido à instabilidade econômica. Ainda assim, esse é um dos destinos mais populares e desejados do mundo.

Leia também:
Stopover em Dubai! Dicas de roteiro para curtir a cidade em até 96h!

Dubai: exótica e extravagante.

8. Nova York

A cidade mais populosa dos Estados Unidos é cenário de centenas de filmes e um destino capaz de agradar os mais diferentes tipos de visitantes. Apesar das restrições na liberação de vistos e políticas anti-imigração, o impacto no número de turistas foi mínimo. A cidade almeja receber 67 milhões de visitantes em 2021.

Com as atuais tensões diplomáticas entre EUA e China, é possível que o enorme contingente de turistas chineses diminua. A oferta de acomodações de baixo custo cresceu rapidamente nos últimos anos, mas vem enfrentando desafios para se manter dentro da lei.

Leia também:
Guia de Nova York
50 dicas para a sua primeira viagem a Nova York

Nova York: simplesmente a capital do mundo.

9. Kuala Lumpur

A capital da Malásia pode soar como um “estranho no ninho” para os turistas brasileiros, mas tem sua posição justificada pela conectividade de seu aeroporto — um importante hub na região. Além disso, a Malásia tem vizinhos ilustres no Sudeste Asiático, como Singapura e Tailândia, que ajudam a trazer turistas, mesmo durante um stopover.

Leia também:
Guia de Kuala Lumpur

De maioria muçulmana, a Malásia também facilita a entrada de visitantes de países “indesejados”, como Irã e Paquistão, atraindo turistas com passaportes considerados fracos e que teriam dificuldades de visitar outros destinos.

Kuala Lumpur: hub bem conectado no Sudeste Asiático.

10. Istambul

A maior cidade da Turquia é um destino turístico consolidado e que encanta viajantes de todo o mundo com sua rica cultura e atrações de qualidade. Em 2019 Istambul marca seu retorno para o Top 10, após instabilidades políticas e de segurança que afetaram seu desempenho nos últimos anos.

Com a melhora na segurança e a desvalorização da moeda, os olhos do turismo mundial se voltaram novamente para Istambul. Sua proximidade com a Europa faz com que mais de 70% dos visitantes venham do continente. A inauguração do novo aeroporto em 2018, um dos maiores do mundo, ambiciona expandir ainda mais esse número.

Leia também:
Guia de Istambul

Istambul: de volta ao páreo após um período turbulento.

Ásia domina, Europa sente impacto

O relatório mostra a consolidação das cidades asiáticas como destino favorito dos turistas. Em 2010, 34 das 100 cidades mais visitadas estavam localizadas na Ásia. A Euromonitor projeta que esse número chegue a 47 em 2025.

A Europa continua como a segunda região preferida dos viajantes, com 32 cidades no ranking. Contudo, o desempenho das cidades europeias vem sendo impactado pela crise imigratória, ataques terroristas e os desdobramentos do Brexit. Londres permanece como uma das cidades mais visitadas do mundo, embora tenha sofrido um leve declínio em comparação com o ano anterior. É esperado que a capital britânica caia da 3ª para a 5ª posição já no próximo ano.

E as cidades brasileiras e sul-americanas?

O Rio de Janeiro é a única cidade brasileira no ranking global, ocupando a 98ª posição. A cidade chegou a ter um bom desempenho em 2016, com o aumento de turistas devido aos Jogos Olímpicos. No entanto o número não se manteve, apresentando a maior queda entre todas as cidades das Américas.

“Cidade Maravilhosa”, mas não tão visitada.

Na América do Sul, a cidade com a melhor posição é Buenos Aires (85ª), na Argentina, seguida de Lima (89ª), no Peru.

Cidades para ficar de olho em 2020

Em 11º lugar, Délhi pode surpreender ano que vem. A estimativa é que a capital da Índia suba para o 8º lugar, graças ao rápido desenvolvimento da infraestrutura turística no país. Hurgada, cidade litorânea do Egito, saltou impressionantes 45 posições em um ano. Popular entre os turistas europeus, a cidade se beneficia de um aeroporto renovado e investimentos no setor hoteleiro, o que deve garantir um crescimento estimado de 40% de visitantes.

Delhi, Índia: Projetada para chegar no TOP 10 em 2020.

Ainda na Ásia, Singapura continua crescendo enquanto diversifica suas estratégias. O aumento no número de turistas chegando de cruzeiro tornaram o destino ainda mais competitivo. Já Fukuoka, no Japão, faz sua estreia nos TOP 100, sendo a 5ª cidade mais visitada do país e com potencial para crescer ainda mais.

Para conferir a lista completa de cidade, acesse o ranking completo.


E você, visitou alguma das cidades mais visitadas do mundo em 2019? Conte pra gente nos comentários!