logo Melhores Destinos

Quais as cidades mais bonitas do mundo? Pesquisa aponta as mais admiradas

Bruna Scirea
Bruna Scirea
26/01/2020 às 7:29

Quais as cidades mais bonitas do mundo? Pesquisa aponta as mais admiradas

Quais são as cidades mais bonitas do mundo? O site Flight Network fez uma pesquisa com mais de mil jornalistas, blogueiros, escritores de viagem e agências de turismo de vários países quais seriam as mais belas cidades do planeta. O resultado foi um ranking com os 50 destinos mais bem votados, em que o Rio de Janeiro aparece na 15ª colocação, atrás de cidades como Barcelona, Londres e Cidade do Cabo – e na frente de Buenos Aires, a única outra vizinha da América do Sul que configura na relação.

O divertido das listas é poder concordar e discordar à vontade, não é? Então tomei a liberdade de ir apresentando os destinos elencados pela pesquisa da Flight Network já dando alguns pitacos próprios. Convido você a fazer o mesmo e comentar no fim do post: qual seriam as 20 cidades mais bonitas do mundo na sua opinião?

Leia também:
Viagens baratas! Os 10 melhores destinos no Brasil para viajar pagando pouco!

1° – Paris

A capital francesa tem um charme inconfundível. E não tem problema em dizer que a cidade não é privilegiada por sua beleza natural, mas sobretudo por seu conjunto arquitetônico, imponentes avenidas largas e também simpáticas ruelas que convidam a caminhadas sem rumo. São vários os pontos turísticos e indiscutível é o seu legado histórico: a cidade das artes, da boemia, da alta gastronomia, da moda…

Enfim, Paris emociona e marca quem a visita. E não à toa conquistou ou primeiríssimo lugar de cidade mais bela do mundo no ranking da Flight Network. Gosto é um lance pessoal, mas não faltam motivos para a Cidade Luz merecer sim um lugar de destaque entre as mais-mais. Para entender o porquê, veja nosso post “O que fazer em Paris” com dicas para quem vai visitar a cidade pela primeira vez, além de Onde ficar em Paris e Onde comer bem e barato em Paris.

2° – Nova York

Cenário de centenas filmes e um destino capaz de agradar pessoas com gostos completamente distintos: assim é Nova York. Um inverno de paisagem branquinha, o outono com cores bem características, os arranha-céus a perder de vista e os parques extremamente arborizados certamente compõem o conjunto que fez com que a cidade norte-americana levasse a medalha de prata na avaliação dos consultados pela Flight Network. Não há como negar: não importa quanto tempo você passar em Nova York, é quase certo que ela vai roubar o seu coração. Veja o nosso post com 50 dicas para a sua primeira viagem para Nova York e confira também nosso guia de Nova York.

3° – Londres

O Top 3 fecha com Londres, a elegante capital da Inglaterra e do Reino Unido. Sede da monarquia britânica, a cidade abriga o Big Ben e tantos outros cartões-postais famosos, como a ponte da Torre de Londres, que fica às margens do rio Tâmisa; o palácio de Buckingham; a Abadia de Westminster, além de vários museus interessantíssimos. Somam ainda mais beleza à cidade os parques super verdes, como o Hyde Park.

Fica minha pergunta para você: acha que Londres merece mesmo estar no pódio? Entendo que ela tem seu charme, o clima e os dias cinzas podem até conferir elegância e um certo ar sofisticado, pra não dizer blasé. Mas seria suficiente para estar entre as três mais bonitas do mundo? Aí já não sei…

Confira nosso guia de Londres e também o post o que fazer de graça em Londres.

4° – Veneza

É impossível ficar indiferente às ruas estreitas, canais, pontes e todo o charme e a história de Veneza. É fantástico se perder pelas ruelas e descobrir, ao longo do caminho, praças que se revelam do nada, grandes obras arquitetônicas, marcas do tempo e cantinhos surpreendentes. O nosso guia de Veneza diz: “É uma das poucas cidades do mundo onde ninguém se importa em se perder, pois cada caminho é uma descoberta”. E, na minha opinião, ele tem toda razão.

5° – Vancouver

Talvez seja a mistura de centro urbano e natureza exuberante que torna Vancouver tão especial. Cercada pelo mar por um lado e pelo outro por montanhas cheias de florestas que ganham o branco da neve durante o inverno, Vancouver atrai aos seus visitantes pelas fotos, pela fama e pela qualidade de vida. Veja nosso guia completinho de Vancouver.

6° – Barcelona

É certo que Barcelona chama atenção pela sua imponência arquitetônica, a graças das obras de Gaudí, o charme na escuridão do Bairro Gótico, as largas avenidas e os surpreendentes cantinhos que surgem do nada. Para completar, ainda tem o mar ali, pertinho, pronto para refrescar moradores e turistas em dias mais quentes. Mas estar entre as cidades mais belas à frente do Rio de Janeiro, Praga, Budapeste, Istambul, Lisboa e tantas outras? Na minha lista pessoal a capital da Catalunha talvez até tivesse um lugar, mas certamente não configuraria no top 10…

 

7° – Cidade do Cabo

É comum a comparação da Cidade do Cabo com o Rio de Janeiro. Isso se deve ao verde, às montanhas, praias e mar estonteante. A geografia da região é privilegiada (isso é incontestável) e você pode acabar encontrando por lá coisas que não imaginava, como pinguins, focas e tubarões. Para completar as belezas da Cidade do Cabo, tem ainda a Table Mountain, a montanha tem cerca de 3km de extensão e é um dos grandes símbolos da África do Sul – admirável quando observada de baixo e com uma vista espetacular também no topo. Confira nosso guia da Cidade do Cabo e saiba mais sobre essa incrível cidade.

Quem aí já visitou a cidade sul africana pode me dizer: qual a mais bela, Cidade do Cabo ou Rio de Janeiro?

8° – San Francisco

“É uma cidade apaixonante”, assim resumiu a nossa editora de destinos Monique Renne no guia que escreveu sobre San Francisco. As belas paisagens espalhadas pela cidade, que conta com colinas e mar ficam ainda mais charmosas sob o constante nevoeiro. O destino californiano é repleto de parques e entre seus pontos turísticos mais famosos estão a ponte Golden Gate, a Lombard Street, o conjunto de casas vitorianas Painted Ladies, o Pier 39 e a vista sobre o Twin Peaks. Quer saber mais? Não deixe de ler nossas 35 dicas do que fazer em San Francisco.

9° – Sydney

A cidade mais visitada da Austrália é vibrante, moderna e segura. Sydney é uma urbanizada, com escritórios de multinacionais, edifícios altos, movimento constante de pessoas e veículos… e também muitas praias próprias para banho. Entre alguns dos cartões postais mais clássicos da cidade estão a Opera House e a Harbour Bridge. Confira estas e outras atrações no nosso guia de Sydney.

10° – Roma

Uma cidade agitada, com trânsito quase caótico, muita gente caminhando por todas as ruas e um patrimônio histórico riquíssimo, que leva os visitantes a um passeio a centenas de anos atrás. Roma é apaixonante em todos os seus contrastes. São inúmeros os cartões postais da Cidade Eterna: Coliseu, Vaticano, Fontana di Trevi, Panteão e a Piazza di Spagna são só alguns deles. Roma é mesmo uma cidade inesquecível e merece, ao meu ver, estar entre as 10 cidades mais bonitas do mundo. Veja nosso guia completo de Roma.

11° – Singapura

Primeira representante da Ásia no ranking, Singapura é sofisticada, moderna, high tech e tem ares que beiram o perfeccionismo. Parte da beleza da cidade estão em atrações como o parque Gardens by the Bay, que abriga duas enormes estufas que reproduzem climas de outras partes do mundo, o Jardim Botânico de Singapura, a Singapore Flyer, uma roda-gigante enorme e com linda vista da cidade, a divertida ilha de Sentosa e o hotel Marina Bay Sands, que muito mais do que um simples hotel se tornou um grande complexo de entretenimento, com shoppings, restaurantes e uma piscina incrível em sua cobertura. Leia mais sobre Singapura no Guia Melhores Destinos.

12° – Lisboa

Oh, querida Lisboa! A capital de Portugal é uma cidade charmosa, colorida, com uma luz única e mais do que hospitaleira. Com certeza Lisboa merece uma boa colocação na lista das cidades mais belas do mundo – na minha opinião, viria inclusive na frente de outras melhores colocadas, como Londres, Barcelona e Singapura (o que vocês acham?). Além das construções, históricas ou erguidas após o terremoto de 1755, a cidade conta com diversas colinas e mirantes, de onde é possível admirar a beleza geográfica, arquitetônica e o Rio Tejo.

Buscando ofertas de passagens aéreas para Lisboa? Instale agora mesmo nosso app e não perca nenhuma oferta!

Para nós, brasileiros, a facilidade com o idioma e proximidade com nossa cultura pesam ainda mais nos nossos sentimentos em relação à capital lusa. E eu não tenho problema em dizer: tenho uma queda fortíssima por Lisboa. E vocês que já visitaram a cidade, o que acham? Veja nosso post com várias dicas do que fazer em Lisboa e confira todas as informações no nosso guia de Lisboa.

13° – Amsterdã

As construções antigas, rodeadas por canais, pontes, ciclovias e paisagens de tirar o fôlego explicam o porquê de Amsterdã ser considerada uma das cidades mais belas do mundo. Museus, muita vida na rua, ótimas opções de bares e restaurantes certamente endossam a beleza da cidade – que na primavera fica ainda maior, com os campos repletos de tulipas. Leia mais no nosso guia de Amsterdã.

14° – Praga

Um verdadeiro museu a céu aberto: Praga impressiona seus visitantes à primeira vista e isso se deve à sua grande quantidade de monumentos e construções de valor histórico imensurável. Além da Ponte de São Carlos, tem ainda igrejas e sinagogas belíssimas e cheias de história espalhadas pelos quatro cantos da cidade (entre elas a gótica catedral de São Vitus, no castelo de Praga, e a catedral de nossa Senhora de Tyn, um dos monumentos que dominam o horizonte e também um dos mais fotografados da cidade). Confira tudo sobre Praga no Guia Melhores Destinos.

15° – Rio Janeiro

E tem representante brasileira no TOP 20 da Flight Network: Rio de Janeiro ficou com a 15° posição entre as cidades mais bonitas do mundo. Sou bem suspeita em falar, porque acho o Rio de uma beleza imbatível… mas, vamos lá: deveria estar no TOP 5! Claro que, tirando algumas regiões do centro da cidade, o valor arquitetônico não é bem o que confere beleza à capital fluminense (diferentemente de outras cidades europeias, por exemplo). Mas a combinação de montanhas, mar, um verde intenso e exuberante e todos os recortes e cantos da cidade dão a ela o adjetivo já batido, mas que segue perfeito:

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A.

O Rio de Janeiro é único. Quem está comigo nessa? #teamrio 

16° – Budapeste

Considerada um verdadeiro cartão-postal, a capital da Hungria é uma cidade de dois lados, dividida pelo famoso rio Danúbio: na margem oeste está Buda e na margem leste está Peste. Com uma arquitetura de deixar qualquer um de queixo caído, Budapeste está cheia de construções imponentes, nos mais diversos estilos: barroco, neoclássico e Art Nouveau. Também não podemos deixar de ressaltar aqui uma das atrações principais da cidade: o pôr do sol visto do Rio Danúbio, um dos mais bonitos do planeta. Veja nosso guia com todas as dicas de Budapeste.

17° – Istambul

Antigamente chamada de Constantinopla, a cidade foi capital dos três maiores impérios que o mundo já viu: Romano, Bizantino e Otomano. Só com isso já dá para se imaginar a riqueza histórica, cultural e arquitetônica de Istambul. A cidade esbanja modernidade ao mesmo tempo que preserva museus, monumentos, mesquitas, bazares, bairros e ruas pra lá de interessantes. Tudo isso às margens do Estreito de Bósforo, que garante ainda mais poesia à beleza de Istambul. Confira o nosso guia de Istambul.

18° – Tokyo

Considerada uma das cidades mais vibrantes do mundo, Tokyo é viva noite e dia, tem ótimos pontos turísticos, excelente gastronomia e muitas atrações históricas e culturais. Moderna e cheia de letreiros com propagandas, Tokyo sabe harmonizar seu crescimento e globalização ao tradicionalismo. E esse contraste e o respeito com o passado são sim parte do charme da cidade japonesa. Confira o nosso guia de Tokyo.

19° – Viena

Um museu à céu aberto! Assim é Viena, a capital da Áustria, cidade dos bailes de gala, cafeterias e inúmeras atrações turísticas, que deixam qualquer turista com pouco tempo bastante angustiado! São palácios, catedrais, museus e paisagens de tirar o fôlego. Você já esteve em Viena? O que achou? Onde a cidade estaria na sua lista das 20 mais belas do mundo? Saiba mais sobre Viena.

20° – Buenos Aires

Fechando as 20 primeiras colocações está Buenos Aires! A capital argentina se destaca pela urbanização com tom europeu, belos parques, o colorido do Caminito, a força histórica e social da Plaza de Mayo, além do charme do Puerto Madero, das livrarias, teatros e casas de tango. Buenos Aires é um dos primeiros destinos de brasileiros que viajam ao exterior e arranca suspiros de muitos deles – e é fácil entender o porquê.

E digo mais: essa paixão de muitos brasileiros por Buenos Aires não é fogo de palha não. O João Goldmeier, nosso editor de promoções, sempre que pode arranja um motivo pra voar pra lá. Veja esse post que ele escreveu sobre 10 erros comuns numa viagem para a capital da Argentina e confira também nosso guia de Buenos Aires25 passeios grátis para fazer por lá.

E a lista não termina por aqui. Confira aqui quais são as outras 30 cidades mais bonitas do mundo no ranking da Flight Network.

___________________

E aí, o que acharam do ranking proposto pelos mais de 1000 jornalistas, blogueiros e agentes de viagem consultados pela Flight Network? Já dei os meus pitacos ao longo do texto e acredito que na minha lista pessoal estariam Rio de Janeiro, Istambul, Paris, Lisboa, Sevilha, Genebra, Veneza, Viena, Praga, Oxford e Nova York (a seleção não está em ordem… porque aí ferveria demais minha cabecinha indecisa aqui). E pra você: qual seriam as cidades mais bonitas do mundo na sua avaliação?