Quais as cidades mais bonitas do mundo? Pesquisa aponta as mais admiradas
Quais as cidades mais bonitas do mundo? Pesquisa aponta as mais admiradas
Quais são as cidades mais bonitas do mundo? O site Flight Network fez uma pesquisa com mais de mil jornalistas, blogueiros, escritores de viagem e agências de turismo de vários países quais seriam as mais belas cidades do planeta. O resultado foi um ranking com os 50 destinos mais bem votados, em que o Rio de Janeiro aparece na 15ª colocação, atrás de cidades como Barcelona, Londres e Cidade do Cabo – e na frente de Buenos Aires, a única outra vizinha da América do Sul que configura na relação.
O divertido das listas é poder concordar e discordar à vontade, não é? Então tomei a liberdade de ir apresentando os destinos elencados pela pesquisa da Flight Network já dando alguns pitacos próprios. Convido você a fazer o mesmo e comentar no fim do post: qual seriam as 20 cidades mais bonitas do mundo na sua opinião?
Leia também:
Viagens baratas! Os 10 melhores destinos no Brasil para viajar pagando pouco!
1° – Paris
A capital francesa tem um charme inconfundível. E não tem problema em dizer que a cidade não é privilegiada por sua beleza natural, mas sobretudo por seu conjunto arquitetônico, imponentes avenidas largas e também simpáticas ruelas que convidam a caminhadas sem rumo. São vários os pontos turísticos e indiscutível é o seu legado histórico: a cidade das artes, da boemia, da alta gastronomia, da moda…
Enfim, Paris emociona e marca quem a visita. E não à toa conquistou ou primeiríssimo lugar de cidade mais bela do mundo no ranking da Flight Network. Gosto é um lance pessoal, mas não faltam motivos para a Cidade Luz merecer sim um lugar de destaque entre as mais-mais. Para entender o porquê, veja nosso post “O que fazer em Paris” com dicas para quem vai visitar a cidade pela primeira vez, além de Onde ficar em Paris e Onde comer bem e barato em Paris.
2° – Nova York
Cenário de centenas filmes e um destino capaz de agradar pessoas com gostos completamente distintos: assim é Nova York. Um inverno de paisagem branquinha, o outono com cores bem características, os arranha-céus a perder de vista e os parques extremamente arborizados certamente compõem o conjunto que fez com que a cidade norte-americana levasse a medalha de prata na avaliação dos consultados pela Flight Network. Não há como negar: não importa quanto tempo você passar em Nova York, é quase certo que ela vai roubar o seu coração. Veja o nosso post com 50 dicas para a sua primeira viagem para Nova York e confira também nosso guia de Nova York.
3° – Londres
O Top 3 fecha com Londres, a elegante capital da Inglaterra e do Reino Unido. Sede da monarquia britânica, a cidade abriga o Big Ben e tantos outros cartões-postais famosos, como a ponte da Torre de Londres, que fica às margens do rio Tâmisa; o palácio de Buckingham; a Abadia de Westminster, além de vários museus interessantíssimos. Somam ainda mais beleza à cidade os parques super verdes, como o Hyde Park.
Fica minha pergunta para você: acha que Londres merece mesmo estar no pódio? Entendo que ela tem seu charme, o clima e os dias cinzas podem até conferir elegância e um certo ar sofisticado, pra não dizer blasé. Mas seria suficiente para estar entre as três mais bonitas do mundo? Aí já não sei…
Confira nosso guia de Londres e também o post o que fazer de graça em Londres.
4° – Veneza
É impossível ficar indiferente às ruas estreitas, canais, pontes e todo o charme e a história de Veneza. É fantástico se perder pelas ruelas e descobrir, ao longo do caminho, praças que se revelam do nada, grandes obras arquitetônicas, marcas do tempo e cantinhos surpreendentes. O nosso guia de Veneza diz: “É uma das poucas cidades do mundo onde ninguém se importa em se perder, pois cada caminho é uma descoberta”. E, na minha opinião, ele tem toda razão.
5° – Vancouver
Talvez seja a mistura de centro urbano e natureza exuberante que torna Vancouver tão especial. Cercada pelo mar por um lado e pelo outro por montanhas cheias de florestas que ganham o branco da neve durante o inverno, Vancouver atrai aos seus visitantes pelas fotos, pela fama e pela qualidade de vida. Veja nosso guia completinho de Vancouver.
6° – Barcelona
É certo que Barcelona chama atenção pela sua imponência arquitetônica, a graças das obras de Gaudí, o charme na escuridão do Bairro Gótico, as largas avenidas e os surpreendentes cantinhos que surgem do nada. Para completar, ainda tem o mar ali, pertinho, pronto para refrescar moradores e turistas em dias mais quentes. Mas estar entre as cidades mais belas à frente do Rio de Janeiro, Praga, Budapeste, Istambul, Lisboa e tantas outras? Na minha lista pessoal a capital da Catalunha talvez até tivesse um lugar, mas certamente não configuraria no top 10…
7° – Cidade do Cabo
É comum a comparação da Cidade do Cabo com o Rio de Janeiro. Isso se deve ao verde, às montanhas, praias e mar estonteante. A geografia da região é privilegiada (isso é incontestável) e você pode acabar encontrando por lá coisas que não imaginava, como pinguins, focas e tubarões. Para completar as belezas da Cidade do Cabo, tem ainda a Table Mountain, a montanha tem cerca de 3km de extensão e é um dos grandes símbolos da África do Sul – admirável quando observada de baixo e com uma vista espetacular também no topo. Confira nosso guia da Cidade do Cabo e saiba mais sobre essa incrível cidade.
Quem aí já visitou a cidade sul africana pode me dizer: qual a mais bela, Cidade do Cabo ou Rio de Janeiro?
8° – San Francisco
“É uma cidade apaixonante”, assim resumiu a nossa editora de destinos Monique Renne no guia que escreveu sobre San Francisco. As belas paisagens espalhadas pela cidade, que conta com colinas e mar ficam ainda mais charmosas sob o constante nevoeiro. O destino californiano é repleto de parques e entre seus pontos turísticos mais famosos estão a ponte Golden Gate, a Lombard Street, o conjunto de casas vitorianas Painted Ladies, o Pier 39 e a vista sobre o Twin Peaks. Quer saber mais? Não deixe de ler nossas 35 dicas do que fazer em San Francisco.
9° – Sydney
A cidade mais visitada da Austrália é vibrante, moderna e segura. Sydney é uma urbanizada, com escritórios de multinacionais, edifícios altos, movimento constante de pessoas e veículos… e também muitas praias próprias para banho. Entre alguns dos cartões postais mais clássicos da cidade estão a Opera House e a Harbour Bridge. Confira estas e outras atrações no nosso guia de Sydney.
10° – Roma
Uma cidade agitada, com trânsito quase caótico, muita gente caminhando por todas as ruas e um patrimônio histórico riquíssimo, que leva os visitantes a um passeio a centenas de anos atrás. Roma é apaixonante em todos os seus contrastes. São inúmeros os cartões postais da Cidade Eterna: Coliseu, Vaticano, Fontana di Trevi, Panteão e a Piazza di Spagna são só alguns deles. Roma é mesmo uma cidade inesquecível e merece, ao meu ver, estar entre as 10 cidades mais bonitas do mundo. Veja nosso guia completo de Roma.
11° – Singapura
Primeira representante da Ásia no ranking, Singapura é sofisticada, moderna, high tech e tem ares que beiram o perfeccionismo. Parte da beleza da cidade estão em atrações como o parque Gardens by the Bay, que abriga duas enormes estufas que reproduzem climas de outras partes do mundo, o Jardim Botânico de Singapura, a Singapore Flyer, uma roda-gigante enorme e com linda vista da cidade, a divertida ilha de Sentosa e o hotel Marina Bay Sands, que muito mais do que um simples hotel se tornou um grande complexo de entretenimento, com shoppings, restaurantes e uma piscina incrível em sua cobertura. Leia mais sobre Singapura no Guia Melhores Destinos.
12° – Lisboa
Oh, querida Lisboa! A capital de Portugal é uma cidade charmosa, colorida, com uma luz única e mais do que hospitaleira. Com certeza Lisboa merece uma boa colocação na lista das cidades mais belas do mundo – na minha opinião, viria inclusive na frente de outras melhores colocadas, como Londres, Barcelona e Singapura (o que vocês acham?). Além das construções, históricas ou erguidas após o terremoto de 1755, a cidade conta com diversas colinas e mirantes, de onde é possível admirar a beleza geográfica, arquitetônica e o Rio Tejo.
Buscando ofertas de passagens aéreas para Lisboa? Instale agora mesmo nosso app e não perca nenhuma oferta!
Para nós, brasileiros, a facilidade com o idioma e proximidade com nossa cultura pesam ainda mais nos nossos sentimentos em relação à capital lusa. E eu não tenho problema em dizer: tenho uma queda fortíssima por Lisboa. E vocês que já visitaram a cidade, o que acham? Veja nosso post com várias dicas do que fazer em Lisboa e confira todas as informações no nosso guia de Lisboa.
13° – Amsterdã
As construções antigas, rodeadas por canais, pontes, ciclovias e paisagens de tirar o fôlego explicam o porquê de Amsterdã ser considerada uma das cidades mais belas do mundo. Museus, muita vida na rua, ótimas opções de bares e restaurantes certamente endossam a beleza da cidade – que na primavera fica ainda maior, com os campos repletos de tulipas. Leia mais no nosso guia de Amsterdã.
14° – Praga
Um verdadeiro museu a céu aberto: Praga impressiona seus visitantes à primeira vista e isso se deve à sua grande quantidade de monumentos e construções de valor histórico imensurável. Além da Ponte de São Carlos, tem ainda igrejas e sinagogas belíssimas e cheias de história espalhadas pelos quatro cantos da cidade (entre elas a gótica catedral de São Vitus, no castelo de Praga, e a catedral de nossa Senhora de Tyn, um dos monumentos que dominam o horizonte e também um dos mais fotografados da cidade). Confira tudo sobre Praga no Guia Melhores Destinos.
15° – Rio Janeiro
E tem representante brasileira no TOP 20 da Flight Network: Rio de Janeiro ficou com a 15° posição entre as cidades mais bonitas do mundo. Sou bem suspeita em falar, porque acho o Rio de uma beleza imbatível… mas, vamos lá: deveria estar no TOP 5! Claro que, tirando algumas regiões do centro da cidade, o valor arquitetônico não é bem o que confere beleza à capital fluminense (diferentemente de outras cidades europeias, por exemplo). Mas a combinação de montanhas, mar, um verde intenso e exuberante e todos os recortes e cantos da cidade dão a ela o adjetivo já batido, mas que segue perfeito:
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A.
O Rio de Janeiro é único. Quem está comigo nessa? #teamrio
16° – Budapeste
Considerada um verdadeiro cartão-postal, a capital da Hungria é uma cidade de dois lados, dividida pelo famoso rio Danúbio: na margem oeste está Buda e na margem leste está Peste. Com uma arquitetura de deixar qualquer um de queixo caído, Budapeste está cheia de construções imponentes, nos mais diversos estilos: barroco, neoclássico e Art Nouveau. Também não podemos deixar de ressaltar aqui uma das atrações principais da cidade: o pôr do sol visto do Rio Danúbio, um dos mais bonitos do planeta. Veja nosso guia com todas as dicas de Budapeste.
17° – Istambul
Antigamente chamada de Constantinopla, a cidade foi capital dos três maiores impérios que o mundo já viu: Romano, Bizantino e Otomano. Só com isso já dá para se imaginar a riqueza histórica, cultural e arquitetônica de Istambul. A cidade esbanja modernidade ao mesmo tempo que preserva museus, monumentos, mesquitas, bazares, bairros e ruas pra lá de interessantes. Tudo isso às margens do Estreito de Bósforo, que garante ainda mais poesia à beleza de Istambul. Confira o nosso guia de Istambul.
18° – Tokyo
Considerada uma das cidades mais vibrantes do mundo, Tokyo é viva noite e dia, tem ótimos pontos turísticos, excelente gastronomia e muitas atrações históricas e culturais. Moderna e cheia de letreiros com propagandas, Tokyo sabe harmonizar seu crescimento e globalização ao tradicionalismo. E esse contraste e o respeito com o passado são sim parte do charme da cidade japonesa. Confira o nosso guia de Tokyo.
19° – Viena
Um museu à céu aberto! Assim é Viena, a capital da Áustria, cidade dos bailes de gala, cafeterias e inúmeras atrações turísticas, que deixam qualquer turista com pouco tempo bastante angustiado! São palácios, catedrais, museus e paisagens de tirar o fôlego. Você já esteve em Viena? O que achou? Onde a cidade estaria na sua lista das 20 mais belas do mundo? Saiba mais sobre Viena.
20° – Buenos Aires
Fechando as 20 primeiras colocações está Buenos Aires! A capital argentina se destaca pela urbanização com tom europeu, belos parques, o colorido do Caminito, a força histórica e social da Plaza de Mayo, além do charme do Puerto Madero, das livrarias, teatros e casas de tango. Buenos Aires é um dos primeiros destinos de brasileiros que viajam ao exterior e arranca suspiros de muitos deles – e é fácil entender o porquê.
E digo mais: essa paixão de muitos brasileiros por Buenos Aires não é fogo de palha não. O João Goldmeier, nosso editor de promoções, sempre que pode arranja um motivo pra voar pra lá. Veja esse post que ele escreveu sobre 10 erros comuns numa viagem para a capital da Argentina e confira também nosso guia de Buenos Aires e 25 passeios grátis para fazer por lá.
E a lista não termina por aqui. Confira aqui quais são as outras 30 cidades mais bonitas do mundo no ranking da Flight Network.
___________________
E aí, o que acharam do ranking proposto pelos mais de 1000 jornalistas, blogueiros e agentes de viagem consultados pela Flight Network? Já dei os meus pitacos ao longo do texto e acredito que na minha lista pessoal estariam Rio de Janeiro, Istambul, Paris, Lisboa, Sevilha, Genebra, Veneza, Viena, Praga, Oxford e Nova York (a seleção não está em ordem… porque aí ferveria demais minha cabecinha indecisa aqui). E pra você: qual seriam as cidades mais bonitas do mundo na sua avaliação?