Site elege as 10 cidades mais acolhedoras do mundo – uma fica no Brasil!
Site elege as 10 cidades mais acolhedoras do mundo – uma fica no Brasil!
Se você está em busca de lugares realmente especiais e acolhedores para passar as próximas férias o Booking.com pode dar uma ajudinha. O site de reservas de hospedagens acaba de eleger as 10 cidades mais amigáveis do mundo para 2022.
A lista inclui desde ilhas paradisíacas para aquela escapada fora do radar, passando por cidades históricas repletas de maravilhas arquitetônicas até refúgios secretos nas montanhas. E um desses destinos hospitaleiros fica bem pertinho, aqui mesmo no Brasil!
De acordo com o site, os 10 destinos deste ano foram selecionados por oferecerem uma excelente hospitalidade, conforme evidenciado por mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais da Booking.com. Confira a lista completa a seguir:
1 – Matera, Itália
Esta deslumbrante cidade do sul da Itália tem conquistado a atenção de turistas de todo o mundo. Não é a toa que ela virou cenário de filmes famosos, como o recente 007 – Sem tempo para Morrer. Esses e outros atributos fazem dela a cidade mais acolhedora do mundo em 2022 de acordo com as avaliações de viajantes no Booking.com.
Considerado o terceiro povoado mais antigo do mundo (depois de Aleppo e Jericó), Matera atrai diferentes estilos de viajantes. Não importa de você gosta mais de história, boa comida, arquitetura ou paisagens – Matera tem tudo!
A cidade chama atenção por suas construções de pedra e cavernas naturais, escavadas e ampliadas nos últimos mil anos, reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1993.
Essas características únicas se refletem também nos tipos de acomodação que a cidade oferece aos seus visitantes. Para uma experiência memorável, o Sextantio Le Grotte Della Civita oferece suítes privativas em forma de cavernas luxuosas, bem no coração de Sassi di Matera, a parte protegida pela UNESCO.
2 – Bled, Eslovênia
Quem procura um destino de férias propício para atividades junto à natureza definitivamente deve considerar Bled. Com um deslumbrante lago azul turquesa que leva o mesmo nome da cidade, Bled é um ótimo local para caminhadas, esportes aquáticos e ciclismo.
Cercada pelos majestosos Alpes Julianos da Eslovênia, a cidade também incentiva há muito tempo práticas de turismo sustentável, tornando-se um lugar acolhedor para viajantes ecologicamente conscientes.
Para aqueles que quiserem mergulhar um pouco mais na cultura local durante a sua estadia, uma refeição tradicional eslovena completa com música ao vivo e dança é o ideal. Para uma viagem verdadeiramente memorável, uma estadia suntuosa no Adora Luxury Hotel oferece vistas deslumbrantes do Lago Bled, sua icônica igreja da ilha e as montanhas cobertas de neve ao longe.
A antiga vila está localizada à beira do lago, proporcionando proximidade com as trilhas para caminhadas da área, incluindo uma subida ao imponente Castelo de Bled, no topo de um penhasco com vista para o lago, considerado a fortaleza mais antiga da Eslovênia.
3 – Taitung City, Taiwan
Taitung, na costa sudeste de Taiwan, é conhecida por suas belas praias, parques naturais e rica cultura indígena, da qual se orgulha. Com um clima tropical durante todo o ano, os viajantes não ficarão desapontados com o clima ou as vistas deslumbrantes que a cidade oferece – um ponto de vista panorâmico particularmente notável é de Liyushan, que também é conhecido como Carp Mountain. Taitung tem uma cena culinária rica e eclética, que é um paraíso para os viajantes gastronômicos. Uma boa maneira de explorar a cidade é visitar o Taitung Night Market, que está repleto de lojas de comida de rua.
O Little Mansion Homestay é perfeito para viajantes que apreciam ambientes elegantes e contemporâneos e desejam estar localizados no coração da cidade, com todos os principais pontos turísticos a uma curta distância.
4 – Nafplio, Grécia
Nafplio, uma cidade costeira na parte oriental da península do Peloponeso, é elogiada por seu charme e beleza e fica a apenas duas horas a oeste de Atenas, na Grécia. Uma joia relativamente desconhecida, Nafplio é uma ótima opção para quem procura evitar as multidões de turistas estrangeiros durante os meses de verão, e oferece uma arquitetura impressionante e locais históricos para explorar.
Uma caminhada até o castelo Palamidi proporcionará aos visitantes vistas deslumbrantes do porto da cidade. E para aqueles que querem descansar a cabeça em uma das charmosas vilas neoclássicas coloridas da cidade, uma estadia no aconchegante boutique Aetoma Hotel é um verdadeiro deleite para os amantes da arquitetura. A antiga mansão do século XVIII foi cuidadosamente restaurada para preservar os detalhes originais do edifício, tanto por dentro quanto por fora.
5 – Toledo, Espanha
Situada no centro da Espanha e a apenas 30 minutos de trem de Madri, a antiga cidade de Toledo recebe os visitantes de braços abertos e deve constar no roteiro de qualquer viajante que queira explorar a região. A cidade, famosa por sua tolerância com diversas comunidades convivendo harmoniosamente por séculos, oferece um bom terreno para qualquer pessoa interessada em história, cultura e arquitetura. Em particular, durante os meses de maio e junho, a Catedral de Toledo é adornada com belíssimos tapetes em celebração a festa de Corpus Christi, imperdível!
Localizado nas colinas com vista para Toledo, o Hotel Boutique Cigarral de las Mercedes é conhecido por suas vistas épicas da cidade, excelente serviço e delícias culinárias. Instalado em uma antiga propriedade, oferece um oásis de elegância e tranquilidade, com vigas de madeira e um spa de serviço completo.
6 – Monte Verde, Brasil
Conhecida como a “Suíça” do Brasil, Monte Verde, em Minas Gerais, é uma vila com um estilo e vibração europeus sutis, mas inegáveis. O charme da cidade favorece o clima de romance e atrai muitos casais, mas também é ideal para famílias e qualquer montanhista ou entusiasta da natureza que esteja ansioso para enfrentar os seis cumes da região. Próxima a São Paulo, ela é uma opção de inverno mais tranquila e mais barata que a badalada Campos do Jordão.
Localizada na Serra da Mantiqueira, a área é bem arborizada e abriga diversos tipos de vida selvagem, principalmente aves. Para se hospedar há uma variedade de chalés com temática alpina para escolher, mas o Kuriuwa Hotel se destaca entre as opções. Aninhado entre as árvores, possui muitos quartos com banheiras privadas com vista para as montanhas e ainda oferece cozinha tradicional suíça.
7 – Bruges, Bélgica
A cidade medieval de Bruges é um lugar agradável e fotogênico para os viajantes explorarem e desfrutarem. Muitas vezes referida como a “Veneza do Norte”, a cidade também está conquistando uma boa reputação por sua hospitalidade generosa e calorosa.
Pequeno o suficiente para explorar a pé e famoso por suas ruas de paralelepípedos e edifícios históricos, todo o centro da cidade faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Bruges é um deleite para os olhos, e os visitantes da cidade podem apreciar as vistas vagando sem rumo pelas ruas ou vendo o mundo passar no conforto de um barco pelo canal.
Para experimentar algumas das delícias culinárias mais icônicas de Bruges, os viajantes podem se inscrever em uma excursão de harmonização de cerveja e chocolate. O belo B&B Barabas está localizado bem no coração da cidade, com quartos aconchegantes e elegantes e um espaçoso terraço no canal para observar os barcos – e os patos, por que não?
8 – Nusa Lembongan, Indonésia
Para que busca um gostinho da ilha paradisíaca, Nusa Lembongan na Indonésia é o lugar certo. Muito apreciado pelos surfistas por suas ondas incríveis e ritmo de vida descontraído, seu mar azul-turquesa cristalino é um atrativo infalível para qualquer viajante que visite esta parte do mundo. Uma experiência de mergulho e caiaque é uma boa maneira de apreciar plenamente a beleza da ilha e suas águas. Uma viagem relativamente curta a partir de Bali, Nusa Lembongan tem muito a oferecer sem as multidões – praias deslumbrantes, culinária exótica e uma rica cultura local que impressionará até o viajante mais experiente.
A villa 353 Degrees North é um refúgio isolado e luxuoso em Nusa Lembongan, com vistas incríveis do pôr do sol e do impressionante Monte Agung, vizinho de Bali, de sua piscina infinita privativa e áreas de estar espaçosas e relaxantes.
9 – Ponta Delgada, Açores, Portugal
Ponta Delgada é a capital do arquipélago dos Açores em Portugal e é famosa pelas suas águas termais e pelos seus arredores exuberantes. Uma cidade bonita e charmosa, os viajantes vão se deparar com ruas estreitas e sinuosas, restaurantes autênticos e arquitetura local única com as onipresentes casas caiadas de branco da ilha.
Para quem deseja desfrutar e experimentar as belezas naturais da região, uma caminhada pela Serra Devassa Walk é uma boa opção – a rota circular passa por vulcões e lagos impressionantes e oferece amplas oportunidades para fotos. A cidade é pequena o suficiente para ser percorrida a pé e está repleta do autêntico charme português, o que a torna um local maravilhoso para explorar.
Um bom lugar para ficar é a Herdade do Ananás, uma propriedade sustentável em meio ao verde, onde os hóspedes podem inclusive visitar as estufas de ananás no local, pelas quais a propriedade leva o seu nome.
10 – Hoi An, Vietnã
Hoi An fica na costa central do Vietnã e tem quilômetros de belas praias de areia branca nas proximidades, bem como uma cidade velha movimentada e próspera. As influências chinesas e francesas podem ser vistas em toda a cidade, que se misturam perfeitamente à diversificada cena gastronômica local.
Para ter um gostinho real de Hoi An e da vida autêntica da vila, os viajantes podem fazer um passeio de bicicleta guiado para visitar artesãos locais e aprender sobre seu ofício, desde moldar cerâmica e fazer tapetes de junco tradicionais até fazer macarrão e escultura em madeira. Após um dia de exploração, os viajantes podem se preparar para alguns mimos elegantes no Anio Boutique Hotel, completo com coquetéis flutuantes e petiscos na elegante piscina do pátio da propriedade.
E aí, se interessou por alguma dessas cidades? Tem algum outro lugar aconchegante para indicar? Diz aí nos comentários.