Mais duas cidades brasileiras concorrerão ao título de Cidades Criativas da Unesco


Mais duas cidades brasileiras concorrerão ao título de Cidades Criativas da Unesco
São Paulo e Manaus poderão, em breve, entrar para a lista da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que reconhece locais do mundo com ações fortes de fomento a áreas como artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.
As candidaturas das capitais paulistana, na categoria Cinema, e do Amazonas, na área de Gastronomia, para representar o Brasil foram confirmadas nesta segunda-feira (24.02) pelo Comitê de Seleção do Governo Federal. No total, foram analisados 23 locais, dos quais 9 obtiveram a classificação mínima para passar para a próxima fase da análise.
A decisão considera vários critérios da Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciência e a Cultura (Unesco), nos campos econômico, social, cultural e ambiental, sempre de olho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil fica atrás somente da China no número de cidades criativas e empatado com a Itália. Atualmente 14 cidades fazem parte da Rede, em categorias diversas, são elas: Penedo (AL), Rio de Janeiro (RJ), Campina Grande (PB), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Paraty (RJ), Belém (PA), Santos (SP), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
A partir de agora, São Paulo e Manaus serão submetidas à avaliação da Unesco. As duas cidades devem formalizar suas candidaturas na plataforma da entidade até 03 de março.
A gente sabe que no quesito cultura, gastronomia e paisagens incríveis o Brasil realmente arrasa, né? Vamos torcer para que mais cidades nossas sejam reconhecidas por isso, e que isso ajude a melhorarmos ainda mais!
Quer receber mais notícias, dicas e promoções de viagens? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite