As 20 melhores cidades do mundo para explorar de bicicleta
As 20 melhores cidades do mundo para explorar de bicicleta
Quais são as melhores cidades do mundo para serem exploradas de bicicleta? Para responder a esta pergunta, a MonkeyBeach, ferramenta de buscas de seguro no Reino Unido, analisou no Instagram mais de 350 mil hashtags associadas ao ciclismo. A pesquisa foi restrita a 120 das principais cidades turísticas do mundo.
O número de publicações com as hashtags em cada destino foi comparado a área de cada cidade, a fim de se ter um resultados que trouxessem proporção entre o número de posts ligados ao ciclismo e a escala dos destinos.
Metodologia explicada, confira a seguir a lista dos 20 destinos mais legais do mundo para serem explorados de bicicleta. Já vale um spoiler: embora a maior parte das cidades estejam localizadas no continente europeu, a primeira posição ficou com um pitoresco destino asiático! Confira!
10. Atenas, Grécia
Uma cidade onde o clima é seco e quente praticamente durante todo o ano é por si só convidativa para atividades ao ar livre. E Atenas, a belíssima capital da Grécia, está se tornando cada vez mais referência quando o assunto é a segurança dos pedestres e ciclistas. Um dos passeios de bicicleta mais tradicionais da cidade é o que leva até a Acrópole, que pode ser feito até mesmo por quem não tem muita prática – e fôlego – no pedal. O percurso passa por ruínas, igrejas bizantinas e também pelo moderno centro de Atenas. Quem preferir ir além, há ainda a possibilidade de pedalar pela costa do Mar Egeu.
Ver essa foto no Instagram
9. Dublin, Irlanda
Dublin tem cerca de 200 quilômetros de ciclovias, entre trechos dentro da cidade e também no seu entorno. Um dos caminhos mais procurados pelos ciclistas amadores é o de 3,6 quilômetros, chamado Canal Way Cycle Route. A rota passa por alguns dos melhores cafés de Dublin e por Docklands, região revitalizada da capital irlandesa que abrange os dois lados do Rio Liffey. Para algo mais autêntico, a sugestão é pedalar pelo bairro Dublin 8, com direito a uma parada na famosa Guinness Storehouse, museu dedicado à cerveja mais popular do país.
Ver essa foto no Instagram
8. Londres, Reino Unido
O metrô de Londres é mundialmente famoso… mas certamente você conhecerá muito mais da cidade fazendo (pelo menos alguns) deslocamentos de bicicleta! Uma dos percursos de bike mais famosos é a Rota 4 da National Cycle Network, que compreende 16 quilômetros, passando por alguns pontos turísticos como a London Eye, o teatro Shakespeare’s Globe e o Tate Modern. Que tal?
Ver essa foto no Instagram
7. Barcelona, Espanha
Barcelona oferece aos ciclistas tanto rotas para pedalar junto ao oceano, quanto para percorrer cenários variados, como o de parques e de suas movimentadas ruas. A rota da Ciutat Vella oferece o melhor dos dois mundos: são quase 10 quilômetros, começando no W Barcelona, icônico hotel à beira-mar, e indo até o Parc de la Ciutadella, passando ainda pelo Arco do Triunfo e a praia de Barceloneta – onde, no fim do passeio, é possível saborear uma saborosa paella, a perfeita recompensa pelos quilômetros pedalados.
Ver essa foto no Instagram
6. Cambridge, Reino Unido
Cambridge entrou na lista como o sexto lugar do mundo mais espetacular para ser percorrido de bicicleta. Não é a toa que um em cada quatro de seus residentes vai para o trabalho pedalando, utilizando parte dos seus quase 130 quilômetros de ciclovias. Passear pelo centro histórico de bicicleta é uma ótima forma de conhecer de perto os 31 colleges que compõem a famosa Universidade de Cambridge. Boa dica para os turistas!
5. Bristol, Reino Unido
O Reino Unido está em peso no Top 10 – e quem lidera o ranking entre as cidades britânicas mais convidativas para os ciclistas é Bristol. A ciclovia que liga Bristol a Bath é uma das mais famosas da região: são 21 quilômetros serpenteando o bucólico interior do Reino Unido. O caminho mais longo e belo, no entanto, é o entre Bristol e Portishead, ao longo do Rio Avon. Ou seja: tem passeios para todos os gostos – e preparos físicos!
Muitos podem achar surpreendente que Beirute, a capital do Líbano, ocupe a quarta colocação entre as cidades mais “bike friendly” do mundo. De acordo com a publicação MoneyBeach, no entanto, pequenos grupos de apaixonados pelo ciclismo estão em contínua campanha por mais segurança e melhores condições para os residentes que desejam percorrer a cidade sobre duas rodas. A prova disso é a hashtag #BeirutByBike, que no Instagram reúne muitas publicações de ciclistas desfrutando os passeios na capital libanesa, sobretudo tendo como cenário de fundo a Corniche, o calçadão à beira-mar da cidade.
Ver essa foto no Instagram
3. Paris, França
Paris ficou com a medalha de bronze no ranking da MoneyBeach. E muito em função dos recentes investimentos do mandato da prefeita Anne Hidalgo na cidade, ampliando as ciclovias e calçadas para pedestres e também limitando a circulação de carros no centro da cidade. É possível, por exemplo, se deslocar sobre duas rodas em uma ciclovia que vai desde a Torre Eiffel até a Notre-Dame, passando pelo Sena e admirando vistas deslumbrantes da cidade! Para os ciclistas mais avançados, também é possível pedalar até a costa da Normandia via La Seine a Velo, uma ciclovia de 420 km, que passa por paisagens encantadoras!
Ver essa foto no Instagram
2. Miami, Estados Unidos
Os Estados Unidos levaram a medalha de prata com Miami. Além de o clima ser quente suficientemente em quase todas as épocas do ano, a cidade tem muitos parques, praias, regiões repletas de artes de rua e muitas rotas de bicicleta. Aliás, um dos locais mais famosos para pedalar por lá é a orla de Miami Beach, com aquele mar verde azulado incrível logo ao lado. Também é possível ir de Miami para Key Biscayne pela Rickenbacker Causeway, uma das rotas mais populares entre os ciclistas.
Ver essa foto no Instagram
1. Chiang Mai, Tailândia
Com mais de 6.400 hashtags no Instagram, a cidade tailandesa Chiang Mai ficou em primeiro lugar no ranking da MonkeyBeach. Muito embora o destino tenha muito menos fotos compartilhadas com hashtags de ciclismo do que Miami, sua área em metros quadrados é bem menor.. e por isso ela ficou com a medalha de ouro!
Chiang Mai costumava ser a capital do Reino Lanna Thai e continua sendo uma das regiões culturalmente mais significativas da Tailândia. Com sua altitude elevada, temperaturas mais amenas do que no resto do país e caminhos deslumbrantes por entre as montanhas, dá para entender por o destino é um paraíso para os ciclistas.
Ver essa foto no Instagram
Confira a sequência das campeãs:
11 – Amsterdã, Países Baixos
12 – Copenhague, Dinamarca
13 – Bath, Reino Unido
14 – Florença, Itália
15 – Atlanta, Estados Unidos
16 – Seattle, Estados Unidos
17 – Taipei, Taiwan
18 – Varsóvia, Polônia
19 – Berlim, Alemanha
20 – Oxford, Reino Unido
Já pedalou em alguma cidade turística mundo afora? Como foi a sua experiência? Participe nos comentários!