logo Melhores Destinos

As 20 melhores cidades do mundo para explorar de bicicleta

Bruna Scirea
24/07/2021 às 6:00

As 20 melhores cidades do mundo para explorar de bicicleta

Quais são as melhores cidades do mundo para serem exploradas de bicicleta? Para responder a esta pergunta, a MonkeyBeach, ferramenta de buscas de seguro no Reino Unido, analisou no Instagram mais de 350 mil hashtags associadas ao ciclismo. A pesquisa foi restrita a 120 das principais cidades turísticas do mundo.

O número de publicações com as hashtags em cada destino foi comparado a área de cada cidade, a fim de se ter um resultados que trouxessem proporção entre o número de posts ligados ao ciclismo e a escala dos destinos.

Metodologia explicada, confira a seguir a lista dos 20 destinos mais legais do mundo para serem explorados de bicicleta. Já vale um spoiler: embora a maior parte das cidades estejam localizadas no continente europeu, a primeira posição ficou com um pitoresco destino asiático! Confira!

10. Atenas, Grécia

Uma cidade onde o clima é seco e quente praticamente durante todo o ano é por si só convidativa para atividades ao ar livre. E Atenas, a belíssima capital da Grécia, está se tornando cada vez mais referência quando o assunto é a segurança dos pedestres e ciclistas. Um dos passeios de bicicleta mais tradicionais da cidade é o que leva até a Acrópole, que pode ser feito até mesmo por quem não tem muita prática – e fôlego – no pedal. O percurso passa por ruínas, igrejas bizantinas e também pelo moderno centro de Atenas. Quem preferir ir além, há ainda a possibilidade de pedalar pela costa do Mar Egeu.

9. Dublin, Irlanda

Dublin tem cerca de 200 quilômetros de ciclovias, entre trechos dentro da cidade e também no seu entorno. Um dos caminhos mais procurados pelos ciclistas amadores é o de 3,6 quilômetros, chamado Canal Way Cycle Route. A rota passa por alguns dos melhores cafés de Dublin e por Docklands, região revitalizada da capital irlandesa que abrange os dois lados do Rio Liffey. Para algo mais autêntico, a sugestão é pedalar pelo bairro Dublin 8, com direito a uma parada na famosa Guinness Storehouse, museu dedicado à cerveja mais popular do país.

8. Londres, Reino Unido

O metrô de Londres é mundialmente famoso… mas certamente você conhecerá muito mais da cidade fazendo (pelo menos alguns) deslocamentos de bicicleta! Uma dos percursos de bike mais famosos é a Rota 4 da National Cycle Network, que compreende 16 quilômetros, passando por alguns pontos turísticos como a London Eye, o teatro Shakespeare’s Globe e o Tate Modern. Que tal?

7. Barcelona, Espanha

Barcelona oferece aos ciclistas tanto rotas para pedalar junto ao oceano, quanto para percorrer cenários variados, como o de parques e de suas movimentadas ruas. A rota da Ciutat Vella oferece o melhor dos dois mundos: são quase 10 quilômetros, começando no W Barcelona, icônico hotel à beira-mar, e indo até o Parc de la Ciutadella, passando ainda pelo Arco do Triunfo e a praia de Barceloneta – onde, no fim do passeio, é possível saborear uma saborosa paella, a perfeita recompensa pelos quilômetros pedalados.

6. Cambridge, Reino Unido

Cambridge entrou na lista como o sexto lugar do mundo mais espetacular para ser percorrido de bicicleta. Não é a toa que um em cada quatro de seus residentes vai para o trabalho pedalando, utilizando parte dos seus quase 130 quilômetros de ciclovias. Passear pelo centro histórico de bicicleta é uma ótima forma de conhecer de perto os 31 colleges que compõem a famosa Universidade de Cambridge. Boa dica para os turistas!

Foto: Cadence Mag

5. Bristol, Reino Unido

O Reino Unido está em peso no Top 10 – e quem lidera o ranking entre as cidades britânicas mais convidativas para os ciclistas é Bristol. A ciclovia que liga Bristol a Bath é uma das mais famosas da região: são 21 quilômetros serpenteando o bucólico interior do Reino Unido. O caminho mais longo e belo, no entanto, é o entre Bristol e Portishead, ao longo do Rio Avon. Ou seja: tem passeios para todos os gostos – e preparos físicos!

Ciclovia de 21 quilômetros entre Bristol e Bath é uma das mais famosas do Reino Unido

4. Beirute, Líbano

Muitos podem achar surpreendente que Beirute, a capital do Líbano, ocupe a quarta colocação entre as cidades mais “bike friendly” do mundo. De acordo com a publicação MoneyBeach, no entanto, pequenos grupos de apaixonados pelo ciclismo estão em contínua campanha por mais segurança e melhores condições para os residentes que desejam percorrer a cidade sobre duas rodas. A prova disso é a hashtag #BeirutByBike, que no Instagram reúne muitas publicações de ciclistas desfrutando os passeios na capital libanesa, sobretudo tendo como cenário de fundo a Corniche, o calçadão à beira-mar da cidade.

3. Paris, França

Paris ficou com a medalha de bronze no ranking da MoneyBeach. E muito em função dos recentes investimentos do mandato da prefeita Anne Hidalgo na cidade, ampliando as ciclovias e calçadas para pedestres e também limitando a circulação de carros no centro da cidade. É possível, por exemplo, se deslocar sobre duas rodas em uma ciclovia que vai desde a Torre Eiffel até a Notre-Dame, passando pelo Sena e admirando vistas deslumbrantes da cidade! Para os ciclistas mais avançados, também é possível pedalar até a costa da Normandia via La Seine a Velo, uma ciclovia de 420 km, que passa por paisagens encantadoras!

2. Miami, Estados Unidos

Os Estados Unidos levaram a medalha de prata com Miami. Além de o clima ser quente suficientemente em quase todas as épocas do ano, a cidade tem muitos parques, praias, regiões repletas de artes de rua e muitas rotas de bicicleta. Aliás, um dos locais mais famosos para pedalar por lá é a orla de Miami Beach, com aquele mar verde azulado incrível logo ao lado. Também é possível ir de Miami para Key Biscayne pela Rickenbacker Causeway, uma das rotas mais populares entre os ciclistas.

1. Chiang Mai, Tailândia

Com mais de 6.400 hashtags no Instagram, a cidade tailandesa Chiang Mai ficou em primeiro lugar no ranking da MonkeyBeach. Muito embora o destino tenha muito menos fotos compartilhadas com hashtags de ciclismo do que Miami, sua área em metros quadrados é bem menor.. e por isso ela ficou com a medalha de ouro!

Chiang Mai costumava ser a capital do Reino Lanna Thai e continua sendo uma das regiões culturalmente mais significativas da Tailândia. Com sua altitude elevada, temperaturas mais amenas do que no resto do país e caminhos deslumbrantes por entre as montanhas, dá para entender por o destino é um paraíso para os ciclistas.

Confira a sequência das campeãs:

11 – Amsterdã, Países Baixos
12 – Copenhague, Dinamarca
13 – Bath, Reino Unido
14 – Florença, Itália
15 – Atlanta, Estados Unidos
16 – Seattle, Estados Unidos
17 – Taipei, Taiwan
18 – Varsóvia, Polônia
19 – Berlim, Alemanha
20 – Oxford, Reino Unido


Já pedalou em alguma cidade turística mundo afora? Como foi a sua experiência? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção