logo Melhores Destinos

10 cidades onde alugar um carro pode não ser uma boa ideia

Rafael Castilho
02/04/2024 às 5:00

10 cidades onde alugar um carro pode não ser uma boa ideia

Alugar um carro durante uma viagem traz sempre muitas vantagens. Liberdade para se locomover, facilidade para visitar os locais que desejar, fugir do transporte público que nem sempre é eficiente… Isso sem falar na segurança em caso de emergências. Mas há destinos em que o carro alugado pode não ser tão vantajoso. É o caso das grandes cidades com péssimo trânsito, onde muitas vezes é mais rápido pegar um metrô ou mais confortável contratar um transporte por aplicativo que conhece bem o tráfego local, evitando perder horas em engarrafamentos!

A empresa de GPS TomTom (lembra dela?) divulgou um levantamento das cidades com o pior trânsito do mundo. Na lista há destinos na Ásia, Europa e América do Sul.

Mas antes de conferir o resultado, você sabia que no site da Rentcars você pesquisa os preços das melhores locadoras no mundo todo para reservar seu carro? E o melhor: com o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 você ganha 5% de desconto! Acesse o site da Rentcars e saiba mais!

De acordo com o estudo, a cidade com pior trânsito do mundo é Londres, onde os motoristas perderam em média 148 horas aguardando em engarrafamentos ao longo de 2023. Dublin (Irlanda), Toronto (Canadá), Milão (Itália) e Lima (Peru) completam o top 5. A capital peruana apresenta o pior trânsito das Américas. Acredite, eu que sou de São Paulo (cidade com o pior trânsito do Brasil), já estive por lá e fiquei impressionado com a confusão e com os gigantescos congestionamentos em Lima.

Veja abaixo o Top 10 dos piores trânsitos do mundo segundo o TomTom Traffic Index 2023:

Cidade Tempo por 10km percorridos em 2023 (média) Diferença para 2022 Tempo gasto no trânsito em 2023
1. Londres 37m20s + 1 min 148 horas
2. Dublin 29m30s + 1 min 158 horas
3. Toronto 29 min + 50s 98 horas
4. Milão 28m50s + 20s 137 horas
5. Lima 28m30s + 1m20s 157 horas
6. Bangalore 28m10s – 1 min 132 horas
7. Pune 27m50s + 30s 128 horas
8. Bucareste 27m40s + 20s 150 horas
9. Manila 27m20s + 20s 105 horas
10. Bruxelas 27 min + 20s 104 horas

Aluguel de carro na cidade com o pior trânsito do mundo!

A capital britânica é uma das cidades mais visitadas do mundo. No ano passado cerca de 19 milhões de turistas desembarcaram em Londres. Este número representa mais que o dobro da população local. Com tanta gente o resultado não poderia ser diferente. Londres tem o pior trânsito do mundo, segundo a TomTom.

Por lá, acreditem, os motoristas perderam mais de 6 dias inteiros travados atrás do voltante por ano. Foram 148 horas jogadas fora, tempo que o motoristas poderiam estar aproveitando de outra forma. Em 2023, os londrinos gastaram em média 37m20s para percorrer 10 quilômetros. Isto quer dizer que as pessoas por lá levam cerca de 4 minutos para completar 1.000 metros. E olha que este número é apenas uma média, em 17 de março de 2023 foi registrado o pior congestionamento na capital inglesa, quando foram gastos 51 minutos para percorrer os 10km.

pior trânsito mundo

Londres tem o pior congestionamento no mundo

Se você está buscando passagens aéreas para Londres e pretende alugar um carro por lá é bom ficar atento! Há algumas questões que você deve levar em conta. É bom saber que na capital inglesa os carros têm o volante do lado direito, há diversas restrições para condução no centro da cidade e o horário com maior tráfego é entre às 17h e 18h. Além disto, se você pretende percorrer a Inglaterra ou outro país com carro alugado veja abaixo algumas dicas que você deve sempre levar em conta:

– Seguro do carro alugado

Esta questão é importantíssima. Afirmo isto porque já tive problemas e sofri um acidente com um carro alugado. Preste atenção e sempre contrate um seguro para o veículo alugado para não ter que pagar os altos custos do conserto. Imagina em Londres, onde uma libra esterlina vale mais de seis reais! Mas antes de contratar o seguro veja se o teu cartões de crédito oferece este serviço, pode facilitar a tua vida e fica mais barato. Também não se esqueça de fazer um seguro de viagem para você e a família.

– Idade do condutor no aluguel de carros

Condutores mais jovens pagam mais pelo aluguel de carro. Na maioria dos países o custo extra é cobrado para menores de 26 anos.

– Regras locais

Algo muito importante que você deve ficar atento são as regras e leis de trânsito do país, o qual você está alugando o veículo. Saiba qual a velocidade máxima permitida, qual locais pode estacionar o veículo, etc. Se for para Londres é bom saber que o volante do carro fica do lado direito e que há diversas restrições para a condução no centro da cidade. Na Inglaterra a velocidade máxima é de 60 mph (96 km/h) em estradas de faixa única e de 70 mph (112 km/h) em vias duplas e autoestradas.

– Condutores extras

Se precisar colocar mais pessoas como condutores do veículo alugado saiba que haverá custo extra.

– Quilometragem livre e tanque cheio

Fique atento se o aluguel de veículo conta com quilometragem livre para não ter surpresa na hora da devolução. Para ter uma ideia só a distância entre o aeroporto de Heathrow, principal do país, e o centro de Londres é de 26km. Outra questão é que se o carro foi retirado com tanque cheio, o retorno deve ser da mesma forma. Se não cumprir isto a locadora cobra caro pelo litro de combustível em falta. Vale destacar que em Londres o motorista paga em média £1,44 (R$ 9,10) por litro de gasolina num posto de combustível.

– Aluguel de carros online

Uma boa forma de buscar o menor valor no aluguel de carros é usar as grandes consolidadoras como: Rentcars, Carrentals, Priceline, etc. Por exemplo, a Rentcars compara tarifas e promoções em mais de 200 locadoras no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Portugal e outros destinos. Além disto, oferece atendimento em português caso você tenha algum problema, cobre ofertas e divide em até 12 vezes o valor do aluguel.

Quer economizar no aluguel do carro? Use o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 e tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars!

Voltando a capital inglesa, vale destacar que você  pode também explorar a cidade por meio do ótimo metrô de Londres. Se for para lá veja a nossa lista especial de hotéis em Londres.

Vale a pena alugar carro nas cidades com pior trânsito?

Para respondermos esta questão devemos analisar diversos fatores que podem influenciar na decisão de alugar ou não um carro. Mas antes de começarmos a detalhar cada ponto é bom ter em mente que os congestionamentos fazem parte das grandes e médias cidades independentemente se elas estão ou não no Top 10 dos piores trânsitos do mundo. O grande número de carros, o baixo investimento em transportes de massa e nas obras viárias contribuem para agravar ainda mais este problema. Mas vamos ao que interessa: vale a pena alugar carro nas cidades com pior trânsito, sim ou não?

  • Qual o roteiro da sua viagem?

Primeiramente, qual é o roteiro da sua viagem? Caso você pense somente em explorar aquele destino e não viajar pelos arredores para explorar mais o país, acredito que o aluguel de carro não é para você. Foi isto que fiz quando visitei Lima, Bucareste, Bruxelas e Londres, preferi o transporte público. Não se esqueça que o aluguel traz diversos custos que devem ser levados em conta, como: gasolina, seguro, estacionamentos, etc.

Porém, caso o seu roteiro de férias contemple viagens para outras localidades o carro alugado é fundamental para te dar maior liberdade. Já estive em Milão e Toronto com veículo de aluguel, pois estava percorrendo outras cidades italianas e canadenses. Foi tudo bem tranquilo e cômodo!

  • Como você se sente dirigindo em destino que não conhece?

Alugar um carro não é tarefa para qualquer um, mesmo para aqueles motoristas mais experientes. Dirigir no exterior não é fácil. Há a questão do idioma, regras, métricas e placas diferentes, forma de condução e até volante do outro lado, caso da Inglaterra e outros países. Tem gente que ama dirigir em outro país, tem gente que detesta. Já aluguei carro em diversos países, mas ressalto que dirigir em grandes cidades é bem complicado, assim como conduzir com o volante na direita é terrível, passei por maus bocados no Chipre.

  • Vai viajar com crianças ou idosos?

Aqui entra uma questão prática na hora de decidir se vai ou não alugar um carro.  Se você está viajando com crianças ou idosos ter um veículo à disposição facilita muito a locomoção numa grande cidade. Esta questão é importante levar sempre em conta, pois tendo um carro disponível fica mais fácil estacionar perto de uma importante atração evitando os grandes trajetos a pé e a tranquilidade de ter o veículo em casos de emergências. Mas é bom também colocar no orçamento a obrigatoriedade do uso de cadeirinha para os menores de idade, o que pode gerar custos extras.

  • Como é a rede de transporte público?

Além dos pontos anteriores, para balizar a sua decisão é importante avaliar o transporte público das cidades a serem visitadas. Dos destinos do Top 10 do pior trânsito do mundo algumas delas contam com ótimo transporte público. É muito fácil se movimentar por Londres, Toronto, Bucareste, Milão, etc, por meio do metrô, ônibus e tram. Já em Lima, o melhor a fazer é rodar de táxi ou transporte por aplicativo.

A qualidade do transporte público é um ponto muito importante a se avaliar ao planejar sua viagem. Em muitos destinos, infelizmente, o transporte é escasso ou às vezes perigoso e depender de aplicativos pode sair mais caro que alugar um carro próprio.

 

  • Qual a relação de custos aluguel do carro x transporte público nessa cidade?

Agora que você já analisou o roteiro da sua viagem e a rede de transporte público é hora de comparar os custos. Vamos nos concentrar em Londres, a cidade com o pior trânsito do mundo. Fiz uma rápida pesquisa no site da Rentcars, onde pude encontrar um carro com retirada do aeroporto Heathrow a partir de £39,99 (R$ 251) a diária. Além disto, temos que levar em conta o valor da gasolina em média a £1,44 (R$ 9,10) o litro e também do estacionamento que varia de £4.90 a £7.20 (R$ 45,20) por hora.

Estes são alguns custos que o motorista deve levar em conta. Já se o turista preferir o transporte público deve saber que para sair do aeroporto terá que pagar £5,50 (R$ 34,50) para ir de metrô até o centro ou £25 (R$ 157) pelo trem expresso (veja como chegar a Londres). Já o passe diário de metrô para rodar pelas zonas 1 a 6 da capital londrina custa £10 (R$ 62,70).

  • Como está seu orçamento nessa viagem?

Com todos os dados sobre a mesa é hora de analisar o seu orçamento e saber o quanto você pode gastar. Este é para mim um dos pontos mais importantes em qualquer viagem! Com as contas feitas você chegará a conclusão se vale a pena ou não alugar um veículo. Mas nunca se esqueça de levar em consideração o seu roteiro, conforto, comodidade, segurança, praticidade e o tempo perdido com deslocamentos.

Veja realmente se o carro fará falta ou não nas suas férias. Aproveite e boa viagem!

como alugar carro

Já esteve em alguma destas cidades? Usou carro alugado ou transporte público? Será que essa lista da TomTom faz mesmo sentido? Deixe sua opinião nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção