logo Melhores Destinos

Boa notícia! China suspende exigência de visto para turistas brasileiros em viagens de até 30 dias

Mari Kateivas
15/05/2025 às 10:36

Boa notícia! China suspende exigência de visto para turistas brasileiros em viagens de até 30 dias

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Turistas brasileiros não vão precisar mais de visto para visitar a China em viagens de até 30 dias. A medida do governo chinês valerá a partir de 1º de junho de 2025 e também contempla viajantes da Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

O anúncio foi feito hoje pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian. Segundo ele, a medida é experimental e, por enquanto, vai valer até 31 de maio de 2026.

Além dos turistas, a isenção do visto também será válida para quem viaja à China a negócios, para visitar parentes e amigos, intercâmbio ou apenas está em trânsito pelo país, como nos casos de escalas de voos. Atualmente, o custo da taxa do visto é de R$ 475 para brasileiros.

Segundo o governo chinês, a medida busca reforçar laços culturais e comerciais com os países beneficiados da América do Sul. Não foi esclarecido o motivo de terem sido selecionados esses cinco países.

“Damos boas-vindas a mais amigos estrangeiros para que façam bom uso das políticas de isenção e facilitação de vistos da China. Visitem a China com mais frequência, deem uma olhada ao redor e vivenciem essa China colorida, apaixonante e vibrante”, disse o porta-voz do ministério.

Visto chinês

Atualmente, brasileiros precisam solicitar um visto para entrar na China, conforme o motivo da viagem. Para isso, é necessário apresentar passaporte válido por pelo menos seis meses, formulário preenchido, foto recente, comprovantes de passagem, hospedagem e, em alguns casos, carta convite ou comprovante de renda.

O processo deve ser feito por meio da Embaixada da China em Brasília ou em um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife, e a taxa consular é cerca de R$ 475.

Apesar de rápido, é preciso considerar o tempo de análise do visto para organizar a viagem, pois costuma variar entre 5 e 10 dias úteis. O visto não garante automaticamente a entrada no país, que ainda pode ser decidida pela imigração chinesa.

Turismo na China

Viajei à China em 2018 e foi uma das experiências mais incríveis da vida de turista. O continente asiático é rico em história, cultura, gastronomia e seus moradores são muito gentis.

À época, contratei uma assessoria para fazer meu visto e do meu marido. Escolhi o serviço por questão de facilidade, mas poderia ter solicitado sozinha (veja aqui).

Conhecendo a incrível Muralha da China, em 2018, com meu marido

Apesar de não ser um visto difícil de conseguir, exige planejamento e investimento (veja mais aqui). Portanto, a notícia é ótima para quem sonha conhecer o país e planeja uma viagem a partir de junho.

Segundo os últimos dados, em 2023, a Embaixada da China no Brasil e seus consulados emitiram cerca de 16 mil vistos de turismo para brasileiros. A expectativa é que o número de visitantes brasileiros à China aumente em 2025, especialmente com a implementação da isenção de visto.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção